Você já percebeu como fazer crachás para eventos é super importante não só para você conhecer seus participantes, mas, principalmente, para estimular o networking entre eles?
Planejar um evento significa também planejar o fluxo de pessoas e encontrar uma forma eficaz de identificá-las.
Então, é aí que entra o papel do crachá de identificação no seu evento!
Isso porque eles funcionam como credenciais. Assim, melhoram não apenas a comunicação no ambiente, mas até mesmo a segurança e o credenciamento.
Por isso, não investir ou investir da maneira errada nos crachás pode até impactar a experiência dos participantes.
Pensando nisso, neste artigo eu vou ensinar como você pode fazer, da melhor forma possível, a credencial para eventos futuros que irá organizar.
Além de dar algumas dicas do que fazer na hora de planejar os crachás para seu evento.
Por que utilizar crachás para eventos?
Basicamente, os crachás são utilizados em eventos como forma de credenciar os participantes.
Assim, eles têm a função de sinalizar quem são as pessoas autorizadas a circular nas mais diversas áreas do local.
Você também pode utilizá-lo como um item totalmente personalizado, que reflete a imagem do evento e funciona como uma ferramenta de divulgação e comunicação.
Ou seja, os crachás para eventos também devem reforçar o seu branding.
Afinal, é muito importante investir na imagem de qualquer marca ou negócio. Por isso, elaboramos um e-book de branding para eventos e você pode baixá-lo gratuitamente agora:
Você também pode criar crachás específicos e distintos para grupos, como para a comissão organizadora e para os participantes.
Com isso, você consegue diferenciar o staff e os palestrantes das demais pessoas de forma rápida e fácil. Além de sinalizar para os participantes a quem eles podem pedir ajuda no decorrer do evento.
Como fazer crachás para eventos?
1. Defina as informações
A primeira coisa que você deve definir é: o que o seu crachá quer comunicar? É muito importante saber quais serão as informações que as pessoas irão carregar no pescoço.
Além do padrão (Nome e sobrenome), você pode incluir informações como:
- Empresa/Instituição de Ensino;
- Categoria do participante: Professor, Estudantes, Palestrante;
- Redes Sociais;
- Foto;
- Programação do evento;
- Marca dos patrocinadores.
2. Atente-se às medidas dos crachás
Dessa forma, o tamanho é algo que importa muito quando falamos de crachás para eventos.
Uma opção segura e prática é utilizar as medidas mais comuns na produção de crachás no padrão internacional. São os modelo A6 (10,5×14,8cm) e A7 (7,4×10,5cm).
O tamanho do crachá em si depende da quantidade de informações que você quer pôr à vista.
Por isso, antes de produzir, é indicado testar o tamanho do material e se é possível ler e entender o que está escrito no crachá, sem perder a padronização do produto.
Para facilitar sua vida, você pode baixar modelos de crachás gratuitos, como os da Even3, e apenas editar de acordo com as informações dos seus participantes.
3. Defina o estilo do modelo de crachá
Falando em legibilidade, não esqueça que os crachás têm dois lados e você também pode usar a parte de trás de forma útil e criativa.
Por isso, o tamanho das informações é outra coisa que você deve prestar atenção.
Se a fonte utilizada for muito pequena ou muito grande, o crachá pode falhar em cumprir o seu propósito.
Então, recomendo uma ordem em termos de tamanho das informações e proporções:
- Primeiro nome: maior fonte do crachá e, preferencialmente, em negrito;
- Sobrenome: um pouco menor e não necessariamente em negrito;
- Cargo/Empresa/Instituição: menor que o sobrenome;
Depois, você pode utilizar seus próprios critérios com as informações adicionais.
Por exemplo, um dos usos mais comuns do verso do crachá é a programação do evento. Isso é uma forma de reduzir os custos e facilitar a vida dos participantes.
No entanto, alguns eventos optam pelo uso de QR Codes nos versos dos crachás.
O QR Code é semelhante a um código de barras que, ao ser lido pelas câmeras dos celulares, permitem o acesso a links diversos, podendo ser a própria programação do evento, links de credenciamento, páginas com as informações do participante e muito mais. Vale usar a criatividade!
4. Personalize
Finalmente, já deu para perceber que é possível criar um crachá personalizado, não é?
Uma dica para a personalização das credenciais em eventos, é utilizar diferentes cores para diferentes categorias:
- Participantes;
- Palestrantes;
- Comissão organizadora.
Dessa maneira, todos são melhor identificados.
As cores são mais fáceis de serem identificadas de longe. Além disso, dão um toque extra de personalização e chamam a atenção dos participantes.
Acredite, faz toda a diferença para os participantes receberem o tratamento adequado. E, nessas horas, cada detalhe conta!
Por isso, identificá-los facilmente é um requisito importante para atender às suas necessidades de maneira prática.
Gráficas online para fazer crachás
Embora seja possível utilizar modelos prontos de crachás, alguns eventos preferem deixar todo o trabalho para as gráficas.
Essa é uma opção mais cara, mas que pode te entregar os crachás prontos, personalizados e com uma cara mais profissional para o evento.
Conheça algumas alternativas online:
Printi
A Printi é uma das gráficas online mais conhecidas. Ela atua com a produção de todos os artigos de divulgação que o seu evento pode precisar.
A entrega é a domicílio e o preço do frete é realmente atrativo.
Você só precisar ter a arte pronta, mas a gráfica também dispõe de designer para criação de artes. Além disso, ela possui uma sede física na cidade de São Paulo e você pode visitá-la.
Papira
A Papira é uma gráfica online 24h. Ela trabalha com frete grátis a partir de um valor determinado para todo o Brasil.
Caso você esteja buscando uma produção mais acelerada, essa gráfica pode te ajudar e muito! A produção começa no mesmo dia em que foi feito o pedido, caso seja feito antes das 18h.
Assim como a Printi, a Papira também possui o serviço de criação de arte por parte dos designers da gráfica.
Faça você mesmo: 3 dicas para fazer crachás para eventos
1. Utilize suportes
Os crachás para eventos costumam ser utilizados apenas no dia do evento. Depois, eles são descartados.
Por esse motivo, o ideal é que ele seja descartável ou reutilizável. Então, uma boa ideia é utilizar suportes.
Por exemplo, alguns eventos utilizam suportes de plástico onde colocam o próprio comprovante de inscrição após o credenciamento do participante no evento.
Depois do evento, os suportes podem ser recolhidos e reaproveitados em outras edições. Legal, não é?
2. Imprima etiquetas
Falando em identificar os participantes, é comum que eventos de grande porte personalizem os crachás na hora. Isso acontece por meio de etiquetas.
Elas são como adesivos que contém as informações dos participantes e normalmente são coladas nas camisas ou nos suportes para crachás do evento.
Por exemplo, é muito comum utilizar etiquetas coladas em crachás de papel com corda. Nesse caso, é importante trabalhar com papéis de gramaturas de 250g a 300g, como o papel cartão, pois são mais resistentes.
Para imprimir as etiquetas, você pode utilizar o serviço das gráficas ou impressoras específicas para isso, como:
- Impressora Térmica de Etiquetas Brother
- Impressora térmica p/etiquetas Label Writer 450
Essas impressoras funcionam por impressão térmica, então você não precisa se preocupar com cartucho de tinta.
Mas, antes de comprar verifique se o seu evento vai ter o suporte, já que essas impressoras são desktop. Ou seja, elas precisam de uma fonte de energia e conexão com um computador.
Além disso, uma plataforma de gestão de eventos pode automatizar a maioria dos processos, como confeccionar todas as etiquetas automaticamente. Já pensou nessa possibilidade?
3. Utilize uma plataforma de gestão de eventos
Por fim, uma plataforma de eventos, como a Even3, é essencial para te ajudar a criar seus crachás mais rapidamente.
Afinal, a Even3 torna o processo de identificação de participantes e credenciamento automatizado e mais rápido.
Por exemplo, a plataforma cria automaticamente uma lista de etiquetas com as informações de todos os participantes e um QR Code para o credenciamento.
Assim, você pode imprimir suas etiquetas rapidamente e ainda utilizar o aplicativo de credenciamento da Even3 para diminuir as filas no seu evento.
Confira algumas dicas para deixar o seu credenciamento mais ágil e funcional no vídeo abaixo:
Finalmente, seu evento estará preparado para entregar uma experiência completa ao seu participante.
Dessa forma, que tal começar a criar um evento gratuitamente na Even3 e testar as funcionalidades? Clique no banner abaixo e dê os primeiros passos com a gente!