Cursos superiores para quem quer trabalhar com eventos

Você tem vontade de trabalhar com eventos? Muitas pessoas não sabem, mas, além de cursos específicos, há vários cursos superiores que, além de ampliar seus conhecimentos na área, possibilitam que o profissional atue em diferentes áreas da produção de um evento.

O setor de eventos é um dos grandes fomentadores da economia do Brasil, principalmente pelo fato de abraçar diversas áreas da economia do país.

Segundo dados da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o setor é responsável por movimentar cerca de R$ 250 bilhões em eventos corporativos e R$ 17 bilhões em eventos sociais anualmente. 

Devido ao isolamento e medidas de proteção contra o coronavírus, essa foi uma das áreas mais impactadas durante a pandemia de covid-19.

Felizmente, com o avanço da imunização da população, o setor já voltou a crescer novamente e a avançar no cenário econômico do país.

Para você que deseja trabalhar com organização de eventos e busca fazer um curso na área para se especializar, separamos os principais cursos superiores relacionados e indicados para atuar nessa profissão. Confira abaixo!

Quais são os cursos superiores para quem quer trabalhar com eventos?

Se você tem vontade de trabalhar com eventos, uma dessas faculdades abaixo pode ser a ideal para você! Conheça:

Relações Públicas

A graduação em Relações Públicas é a primeira da lista de cursos para quem quer trabalhar com eventos.

Esse é o principal curso da área de comunicação voltado a promover a imagem de uma empresa institucionalmente ou de alguma personalidade famosa, por exemplo. 

Logicamente, para isso são realizados diversos eventos, com formatos variados.

Assim, o profissional de RP, como é conhecida a área, muitas vezes é o responsável pela organização de eventos com clientes, parceiros e público geral, cuidando de cada detalhe com o objetivo de promover uma empresa, marca ou até a pessoa. O curso é um bacharelado que tem duração média de quatro anos.

Produção Cultural

Se você gosta de temas relacionados à arte e cultura e ainda tem o desejo de trabalhar com eventos diversos, o curso de Produção Cultural pode ser uma boa opção.

A graduação capacita os profissionais a cuidar de todos os processos de organização de um evento, principalmente em ações de planejamento e execução.

Dentro do curso, pode ser que outros temas, como esportes e divulgação científica, sejam abordados, mas a graduação é voltada especialmente para a área cultural.

Dessa forma, shows, espetáculos musicais, de dança e teatrais, exposições e congressos são os principais tipos de eventos estudados nas aulas, que duram, em média, três anos para serem concluídas.

Eventos

Logicamente, o curso de Eventos também entra na lista. Afinal, esse curso é o mais específico de todos quando se deseja trabalhar nesta área.

A graduação prepara profissionais para atuar em todas as etapas de planejamento e organização dos mais variados tipos de eventos: culturais, corporativos, artísticos, esportivos, gastronômicos, turísticos, dentre outros. 

Dessa forma, esse profissional trabalha como um coordenador, que será responsável por toda a logística de um evento, desde a captação de recursos para a sua realização até a gestão do cerimonial. 

Vale ressaltar que, por ser encontrado como tecnólogo na maioria das vezes, o curso em Eventos normalmente possui uma duração menor, com cerca de dois anos em média. Esse aspecto pode ser uma vantagem para muitas pessoas que procuram por uma formação mais rápida ou já trabalham na área mas querem se especializar e dispõe de menos tempo.

Produção Cênica

O curso de Produção Cênica é voltado especialmente para aqueles que desejam trabalhar na produção de eventos relacionados especificamente às artes cênicas.

-> Confira exemplos de eventos de Artes e Humanidades

Assim, o profissional trabalhará com foco no planejamento, execução e coordenação de espetáculos cênicos, geralmente relacionados ao teatro, musicais, óperas, circo, dança e eventos audiovisuais.

Essa inclusive, é uma profissão essencial para que um evento desse meio ocorra, já que todos os processos de um espetáculo terão ações de um produtor cênico, desde a logística inicial, a pré-produção, até a finalização e execução do evento. 

O curso de Produção Cênica também é mais comumente oferecido como tecnólogo pelas instituições e por isso possui uma duração média menor do que uma graduação tradicional, com cerca de quatro semestres (ou dois anos).

Jornalismo

A formação em Jornalismo normalmente é um bacharelado com duração de quatro anos em média, mas este também é um curso que possibilita que o profissional trabalhe com eventos: o profissional pode atuar na produção e cobertura de eventos de qualquer tipo e que abordem qualquer tema.

Na faculdade de Jornalismo, os estudantes têm acesso a várias disciplinas que o preparam para também atuar na produção de eventos, como comunicação organizacional, assessoria de imprensa e até mesmo relações públicas.

Normalmente, os jornalistas são os profissionais chamados para fazer a cobertura dos eventos mais importantes do mundo, como Copa do Mundo, Olimpíadas, eleições, casamentos reais, grandes festivais de música, dentre várias outras comemorações importantes.

Fotografia

A produção e captação de imagens e vídeos é um trabalho praticamente essencial em todo tipo de evento.

Portanto, o curso de fotografia pode ser uma ótima opção para aqueles que desejam atuar nessa área.

Inclusive, além das questões técnicas que todo fotógrafo precisa saber para mexer com as câmeras, o curso de Fotografia também vai desenvolver nos estudantes a capacidade de organizar eventos e exposições fotográficas.

O curso de Fotografia é ofertado pela maioria das instituições como tecnólogo e dura cerca de dois anos.

Um mercado que vem se tornando muito popular e aquecendo a economia dessa área é a de cerimônias familiares, como festas de aniversário e casamentos.

Além disso, outra forma de trabalhar na fotografia de eventos é pela cobertura jornalística, que também é uma das funções dos fotojornalistas. 

Publicidade e Propaganda

Os profissionais formados no curso de Publicidade e Propaganda também têm bastante espaço em empresas que atuam com eventos e marketing.

Os publicitários podem atuar em companhias que organizam eventos institucionais para lançar produtos e serviços ou interagir com os convidados e parceiros no próprio evento.

Nesse caso, inclusive, entram os eventos digitais, feitos de forma on-line. 

O curso de Publicidade de Propaganda é normalmente um bacharelado e dura, em média, quatro anos.

Vale ressaltar que, para uma pessoa que planeja trabalhar com eventos, é indispensável que a grade curricular da faculdade escolhida contenha disciplinas que abordem esse tipo de organização, além das matérias sobre relações públicas e comunicação interna.

Manual do Primeiro Evento Online

Turismo

Muitos não sabem, mas um curso superior que tem um papel muito importante na produção de eventos é o de Turismo.

Os profissionais dessa área podem trabalhar diretamente com eventos variados, que estimulam a economia de um lugar específico ou até mesmo em famosos eventos internacionais, por exemplo.

Além disso, muitas empresas especializadas em logística e produção de eventos precisam desses profissionais para exercerem suas atividades.

O curso de Turismo pode ser encontrado como bacharelado ou tecnólogo. No caso do bacharelado, tem uma duração mais longa, de até quatro anos. Já os tecnólogos apresentam um tempo mais curto, com cerca de dois anos.

urante a formação, os estudantes aprendem sobre gestão turística e desenvolvem conhecimentos necessários para atuar no planejamento e organização de eventos.

Hotelaria

Quem faz o curso de Hotelaria também pode trabalhar na elaboração, organização e produção de eventos. Hoje em dia muitos eventos são realizados em hotéis, principalmente aqueles que atendem bastante o público executivo. 

Assim, os profissionais dessa área podem ter diversas responsabilidades no dia a dia dos eventos, principalmente com a gestão de recursos, para que não falte comida, bebida ou instalações para os visitantes. 

Um estudante de Hotelaria leva cerca de dois anos para se formar nesse curso, oferecido na maioria das vezes como tecnólogo.

Além disso, o curso de Hotelaria conta com disciplinas relacionadas a essa área, como comunicação organizacional, gestão de eventos e entretenimento, análise e planejamento do turismo, dentre outras.

Gastronomia

Gastronomia é um outro curso superior que fornece conhecimentos para trabalhar na área de eventos.

Isso porque os estudantes de gastronomia são preparados para atuarem nos serviços de cozinha e também na organização e produção de eventos, gastronômicos ou não.

Eventos de qualquer tamanho demandam muita organização para que os presentes sejam bem recebidos e saiam satisfeitos com tudo.

-> Veja também: como o coffee break pode ajudar o seu evento

Assim, o profissional de Gastronomia pode cuidar da elaboração de cardápio e coordenação de equipe responsável pela cozinha e serviços. O curso é oferecido como tecnólogo e tem duração média de dois anos na maioria das instituições.

Comunicação Institucional

O curso de Comunicação Institucional está dentro do ramo de Gestão e Negócios, um dos mais populares para quem busca um diploma de tecnólogo.

Essa graduação possui um campo de atuação parecida com o curso de Relações Públicas, contudo, é mais focado na comunicação interna das organizações.

Entre as principais funções de um coordenador de comunicação, cargo que os profissionais desse curso ocupam, é a promoção e organização de eventos corporativos para funcionários das empresas.

-> Veja também: quais os benefícios de investir em eventos internos?

Assim, eles realizam a coordenação de palestras, workshops, treinamentos e até celebrações. O curso tem duração média de dois anos e, como já dito, é um tecnólogo.

Secretariado

No final da lista mas não menos importante está o curso de Secretariado, que também é um tecnólogo dentro do ramo de Gestão e Negócios.

Com uma duração média de dois anos, esse curso é focado em formar profissionais para prestar assessoria dentro de empresas e órgãos públicos.

Além disso, o curso vai capacitar os profissionais para atuarem na organização de eventos institucionais de qualquer tipo e porte.

Por isso, esse profissional tem espaço em diversas empresas, podendo trabalhar nas variadas etapas da produção de eventos, desde recepção de convidados até na organização de aspectos mais estruturais.

Onde fazer faculdade para trabalhar com eventos?

Gostou de algum desses cursos e pensa em trabalhar com eventos? A Quero Bolsa, maior plataforma de bolsas da América Latina, pode te ajudar a entrar logo no ensino superior. plataforma oferece descontos de até 80% em cursos de mais de 1.100 faculdades.

No site, é possível encontrar universidades de todo o país com os mais diversos cursos, inclusive aqueles voltados para eventos.

Além disso, para garantir a bolsa, não é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou cumprir critérios de renda. É só acessar o site para conferir todas as opções de cursos e bolsas disponíveis. 

Matéria produzida pela Revista Quero, da Quero Bolsa. 

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos