Como o coffee break pode ajudar o seu evento

O coffee break é uma prática muito importante no mundo dos eventos, sejam eles realizados de forma presencial ou online. E deixa eu te falar o porquê:

O tempo de atenção do ser humano tem sido reduzido a cada ano, chegando a 8 segundos de atenção constante, segundo pesquisa realizada pela Microsoft.

Sendo assim, no meio da organização de eventos isso não é diferente, já que uma palestra com mais de duas horas pode ser longa demais, além de prejudicar o entendimento do público e desgastar o palestrante.

Logo, é de extrema importância que existam pausas entre as atividades de um evento, sendo muito popular a prática do coffee break.

Por isso, eu preparei um conteúdo completo sobre o assunto para você aprender tudo. Saiba mais:

Sendo um termo em inglês que significa “pausa para o café”, o coffee break é uma prática que acontece aos intervalos de reuniões, palestras e outros tipos de eventos.

Nele os participantes têm uma pausa de 30 minutos até 1 hora com o objetivo de terem um descanso mental e físico para tomar café, chá ou comer algum lanche de degustação rápida.

Ainda, um coffee break também pode ser feito virtualmente, sendo representado como uma pausa para que os participantes tenham tempo de ir ao banheiro, fazer um lanche ou até mesmo trocarem informações em uma conversa descontraída em tempo real.

Assim, o coffee break pode ser colocado em prática de diferentes maneiras, que podem gerar alguns benefícios importantes, não apenas para o seu público, mas também para você.

planilha obrigatória para eventos

1. Networking

O networking é a ação de criar uma rede de contatos, geralmente profissionais, por meio de interações interpessoais focadas no mundo empresarial, com o intuito de otimizar as suas possibilidades na carreira e negócios.

Por exemplo, uma conversa durante a pausa para o café pode render ótimos contatos não apenas para os participantes do evento, mas também para você, organizador que busca novos patrocinadores.

Assim, o coffee break acaba servindo como um ótimo ponto de partida para novas possibilidades de negócios e até mesmo amizades no âmbito pessoal.

2. Um novo ritmo para os participantes

Um evento pode se tornar um pouco maçante depois de certo tempo, onde a garganta do palestrante começa a secar, o público já começa a ficar inquieto e as atenções começam a se voltar para os relógios.

Por isso, por que não fazer aquela pausa necessária para retomar os ânimos? 

Além do déficit de atenção, também existe uma estimativa de que ficar sentado por mais de 30 minutos pode ser prejudicial à saúde, sendo recomendado que você se levante após esse período de tempo.

Por isso, insira pausas estratégicas entre as atividades do seu evento, pois além de promover o bem-estar, ele poderá retomar com toda a força.

Assim, você terá o palestrante revigorado para entregar ainda mais conteúdo, assim como o seu público terá mais energia para recebê-lo da melhor maneira possível.

3. Agrega valor ao seu evento

Ao contrário do que você possa imaginar, não é qualquer evento que possui um coffee break, sendo bem comum que a produção anuncie apenas alguns intervalos para que os participantes saiam para esticar as pernas.

E isso pode ser comum, mas sem dúvidas não traz muito valor ao seu evento, principalmente entre as pessoas que buscam um networking mais direto e intimista, dentre outras possibilidades.

Por isso, o coffee break é um investimento que pode ser utilizado como uma forma de conseguir mais participantes e agregar valor ao seu evento. 

Por exemplo, experimente divulgar a sua grade de programação em suas redes sociais, exibindo o coffee break como uma adição importante.

1. Crie uma programação com intervalos estratégicos

Antes de começar a distribuir cafezinhos e a organizar a posição das mesas, é importante que você decida em quais momentos o coffee break deverá acontecer.

Por exemplo, experimente observar quais palestras terão um tempo maior ou quais possuem um tema já definido mais denso, assim você poderá entender em quais momentos o seu evento poderá sofrer com o déficit de atenção do público.

Assim você poderá criar uma programação mais eficiente para palestrantes, participantes e equipe, que além de se sentirem revigorados, poderão aproveitar o seu evento da melhor forma possível.

2. Contrate um buffet especializado

Ao contrário do que se possa imaginar popularmente, um coffee break vai muito além da prática de apenas disponibilizar salgadinhos e bebidas nas mesas.

Inclusive, ele também é uma experiência que pode ser otimizada dentro do seu evento, principalmente pela escolha do profissionalismo em relação ao serviço prestado.

Por isso, contrate um buffet especializado e que saiba como entregar uma experiência premium para os seus convidados, refinando a seleção dos aperitivos até o posicionamento das pessoas no salão.

E, se você quiser uma dica importante, experimente a contratação de um barista, um profissional especialista na criação de cafés de diferentes tipos e combinações, que pode ser uma ótima aquisição, principalmente para as pessoas aficcionadas por um cafézinho diferenciado!

3. Realize uma pesquisa de satisfação

Por fim, não esqueça de saber como foi a experiência dos seus convidados, pois é através dela que você poderá saber os pontos positivos e também aqueles que você poderá melhorar no próximo evento

Para avaliar o seu coffee break realize uma pesquisa de satisfação rápida, com perguntas claras e objetivas sobre a experiência, fazendo perguntas como:

  • “De 0 a 10, qual o seu nível de satisfação com o nosso coffee break?”
  • “Qual foi o seu nível de interação com esta parte do evento?” 
  • “Insira abaixo um comentário sobre o nosso coffee break” 

eventos online

Antes de criar uma programação, contratar um buffet e saber quais foram os pontos altos das suas atividades, você deve primeiramente ter um evento, certo?

Então, comece a criar agora o seu evento de forma rápida, podendo ele ser presencial ou online, com uma página dedicada e pronta para exibir os benefícios do seu evento!

Na plataforma da Even3 você poderá divulgar as atividades, os palestrantes e também a programação do seu evento, podendo evidenciar ainda mais o seu coffee break como um ponto positivo para os seus participantes!

Se interessou? Então clique no botão abaixo para criar o seu evento em poucos passos:

 

Crie seu evento na Even3

 

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos