Cada nova tarefa da sua rotina vai exigir que você aprenda como fazê-la, estude sobre para então pôr em prática.
E para você saber como seguir esse processo você antes precisou estudar, estudar muito, para entender que se quiser aprender algo novo você deve buscar conhecimento.
No dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Educação, que foi instituído para que todos os países pudessem refletir sobre o nível da educação oferecido.
Não apenas em países que possuem um alto índice de analfabetismo esse dia é celebrado, mas também em outros países mais desenvolvidos, levando a repensar estratégias para melhorar a qualidade da educação oferecida.
Dia Mundial da Educação
O Dia Mundial da Educação foi escolhido nesta data por conta do Fórum Mundial de Educação realizado no ano de 2000. Desde então a data é comemorada para firmar o acordo feito entre os 180 países que ali estavam.
Esse acordo levava aos dirigentes desses países a levar a educação a todas as pessoas do mundo até 2015.
Mesmo após o período que os países contavam para cumprir esse acordo a data continuou sendo comemorada.
Como uma reflexão do esforço que todos precisam fazer para manter esse assunto sempre discutido.
Impactos da Educação no Mundo
Ao pensarmos em educação é imediato relembrar da infância.
Mesas em filas, quadro de giz e um professor ou professora ensinando tudo o que devemos estudar para a prova.
Associar educação ao ensino formal é extremamente comum.
O que não deixa de ser uma verdade, porém não invalida os conhecimentos existentes em comunidades indígenas, agrícolas e nômades, por exemplo.
Dessa forma essas sociedades devem ter a educação assegurada respeitando as práticas culturais para que todos possam ter um acesso unificado ao aprendizado.
É dever do Estado promover essa integração entre a cultura e a educação.
Por isso que a educação se tornou uma pauta importante nas reuniões dos grandes chefes de estado e que a data foi instituída.
Incentivo à pesquisa
A educação em si deve ser vista como um indicador constante, não apenas para diminuir o analfabetismo. Mas também como um acompanhamento crescente de todo cidadão.
Portanto para que o Dia da Educação seja todos os dias, é preciso ter o investimento necessário.
Para assim oferecer as condições favoráveis para os estudantes e pesquisadores, contando com laboratórios, boas escolas e universidades.
Pensando no Brasil como um país que produz conhecimento, há projetos que os estudantes podem já se envolver visando uma carreira de estudos e pesquisas, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) o qual concede ao estudante da graduação a oportunidade de gerar conhecimento e entender desde cedo como funciona o mundo das pesquisas.
Compartilhe a sua experiência
Mais importante ainda do que produzir pesquisas é compartilhar com outros estudiosos os seus resultados.
Pois, são essas pesquisas que levam a cura de doenças, desenvolvimento de novas tecnologias e ampliam o conhecimento do mundo no qual vivemos.
Porém, você também pode compartilhar as pesquisas que você já fez.
Há revistas internacionais que aproximam os estudiosos e debatem sobre um assunto específico. Você pode pesquisar por essas revistas e submeter o seu artigo.
Assim como pode publicar em eventos.
Desta forma você está incentivando outros estudantes a enxergarem como a educação pode mudar a forma com que o mundo funciona.
Nestes eventos, você tem a oportunidade de perceber a relevância da sua pesquisa.
O que está esperando? Use o Dia Mundial da Educação para começar um novo projeto e compartilhar com o mundo as suas descobertas.
Participe ativamente deste dia. Além de refletir sobre a importância da educação, leve outras pessoas a entenderem a importância de aprender mais sobre o mundo.