dia mundial da educação

Dia Mundial da Educação: Como o dia 28 de abril se tornou importante

Cada nova tarefa da sua rotina vai exigir que você aprenda como fazê-la, estude sobre para então pôr em prática.

E para você saber como seguir esse processo você antes precisou estudar, estudar muito, para entender que se quiser aprender algo novo você deve buscar conhecimento.

No dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Educação, que foi instituído para que todos os países pudessem refletir sobre o nível da educação oferecido.

Não apenas em países que possuem um alto índice de analfabetismo esse dia é celebrado, mas também em outros países mais desenvolvidos, levando a repensar estratégias para melhorar a qualidade da educação oferecida.

Dia Mundial da Educação

O Dia Mundial da Educação foi escolhido nesta data por conta do Fórum Mundial de Educação realizado no ano de 2000. Desde então a data é comemorada para firmar o acordo feito entre os 180 países que ali estavam.

Esse acordo levava aos dirigentes desses países a levar a educação a todas as pessoas do mundo até 2015.

Mesmo após o período que os países contavam para cumprir esse acordo a data continuou sendo comemorada.

Como uma reflexão do esforço que todos precisam fazer para manter esse assunto sempre discutido.

Impactos da Educação no Mundo

Ao pensarmos em educação é imediato relembrar da infância.

Mesas em filas, quadro de giz e um professor ou professora ensinando tudo o que devemos estudar para a prova.

Associar educação ao ensino formal é extremamente comum.

O que não deixa de ser uma verdade, porém não invalida os conhecimentos existentes em comunidades indígenas, agrícolas e nômades, por exemplo.

Dessa forma essas sociedades devem ter a educação assegurada respeitando as práticas culturais para que todos possam ter um acesso unificado ao aprendizado.

É dever do Estado promover essa integração entre a cultura e a educação.

Por isso que a educação se tornou uma pauta importante nas reuniões dos grandes chefes de estado e que a data foi instituída.

Incentivo à pesquisa

dia mundial da educação

A educação em si deve ser vista como um indicador constante, não apenas para diminuir o analfabetismo. Mas também como um acompanhamento crescente de todo cidadão.

Portanto para que o Dia da Educação seja todos os dias, é preciso ter o investimento necessário.

Para assim oferecer as condições favoráveis para os estudantes e pesquisadores, contando com laboratórios, boas escolas e universidades.

Pensando no Brasil como um país que produz conhecimento, há projetos que os estudantes podem já se envolver visando uma carreira de estudos e pesquisas, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) o qual concede ao estudante da graduação a oportunidade de gerar conhecimento e entender desde cedo como funciona o mundo das pesquisas.

Compartilhe a sua experiência

Mais importante ainda do que produzir pesquisas é compartilhar com outros estudiosos os seus resultados.

Pois, são essas pesquisas que levam a cura de doenças, desenvolvimento de novas tecnologias e ampliam o conhecimento do mundo no qual vivemos.

Porém, você também pode compartilhar as pesquisas que você já fez.

revistas internacionais que aproximam os estudiosos e debatem sobre um assunto específico. Você pode pesquisar por essas revistas e submeter o seu artigo.

Assim como pode publicar em eventos.

Desta forma você está incentivando outros estudantes a enxergarem como a educação pode mudar a forma com que o mundo funciona.

Nestes eventos, você tem a oportunidade de perceber a relevância da sua pesquisa.

O que está esperando? Use o Dia Mundial da Educação para começar um novo projeto e compartilhar com o mundo as suas descobertas.

Participe ativamente deste dia. Além de refletir sobre a importância da educação, leve outras pessoas a entenderem a importância de aprender mais sobre o mundo.

ebook escrever artigos científicos

 

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos