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Guia da educação corporativa: o que é e como implementar

Você já pensou em aprimorar sua equipe para além de treinamentos pontuais? Então você precisa conhecer a educação corporativa!

Hoje em dia há tantos materiais sobre o assunto que você pode se perder em meio aos conceitos. Mas não se preocupe! Eu vou te ajudar.

Neste texto, vou explicar o que é educação corporativa e como aplicá-la de maneira fácil e rápida na sua empresa. Com exemplos práticos de ferramentas para te auxiliar!

Assim, você vai ser capaz de aprender uma forma eficaz de capacitar colaboradores, aprimorar equipe e investir no capital humano da sua empresa.

Saiba mais sobre:

A educação corporativa ou educação empresarial é uma estratégia de capacitação que visa o crescimento da empresa alinhada ao desenvolvimento dos funcionários.

Basicamente, ela identifica as necessidades e objetivos da organização e busca desenvolver os colaboradores para atingir essas demandas do negócio.

Seus objetivos são:

  • Potencializar as metas do negócio e impulsionar resultados;
  • Motivar colaboradores e desenvolver competências de maneira estruturada;
  • Manter projetos alinhados em toda empresa;
  • Promover a cultura e valores empresariais incentivando o envolvimento dos funcionários com a organização.

Por esse motivo, essa estratégia vai muito além de um simples treinamento e pode abordar temas mais diversos.

Na verdade, ela combina diferentes experiências de aprendizagem. Como trilhas de aprendizado, workshops internos, cursos, palestras e outras atividades.

Assim, os colaboradores desenvolvem competências e habilidades que serão importantes para a empresa como um todo.

Diferença entre educação corporativa e treinamento

Infográfico: Diferença entre educação corporativa e treinamento

Quando falamos sobre educação corporativa, devemos levar em consideração alguns princípios que norteiam a prática. São eles: 

  1. Competitividade: os aprendizados devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da organização. Assim, o crescimento dos colaboradores acontece em conjunto com o crescimento da empresa de forma competitiva no mercado;
  2. Perpetuidade: o processo de aprendizado precisa ser contínuo e os funcionários devem estar em constante aprimoramento;
  3. Conectividade: as ações devem estar alinhadas a cultura da empresa;
  4. Disponibilidade: a educação empresarial deve ser acessível e disponível para todos os colaboradores, independente do cargo que ocupe;
  5. Cidadania: a educação deve estimular a cidadania, pensamento crítico e ética dentro e fora da organização;
  6. Parceria: a educação corporativa é construída em conjunto. Então, o aprendizado deve garantir que as necessidades individuais dos funcionários sejam atendidas ao mesmo tempo que os objetivos da empresa são atingidos;
  7. Sustentabilidade: a educação deve ser sustentável para a corporação. Ou seja, os recursos devem ser usados de forma eficiente e responsável, trazendo valor e resultados para o negócio.

A educação corporativa traz diversos benefícios para as empresas que decidem investir nela.

Afinal, seu principal objetivo é garantir o avanço dos profissionais em conjunto com o crescimento do negócio.

Por isso, você pode observar benefícios como:

  • Formação mais eficaz e rápida de lideranças;
  • Agilidade de negócio e fácil adaptação às mudanças do mercado;
  • Capacitação de toda equipe para tomada de decisões estratégicas;
  • Entendimento coletivo dos objetivos e planos da empresa;
  • Práticas e processos mais sustentáveis para o negócio;
  • Renovação do conhecimento;
  • Aumento da produtividade;
  • Mais satisfação entre colaboradores;
  • Retenção de talentos.

Como eu te disse, a educação corporativa precisa estar alinhada aos objetivos do negócio.

Então, na prática, ela pode ter diversos formatos.

Por exemplo, uma empresa quer lançar um novo produto.

Nesse caso, o plano de desenvolvimento de cada funcionário deve considerar suas habilidades técnicas e comportamentais. Elas são necessárias para contribuir com o desenvolvimento e venda do produto.

Assim, é comum que a educação empresarial utilize metodologias como:

Lifelong learning

Basicamente, o lifelong learning é o aprendizado contínuo.

Nesse caso, as empresas estimulam que seus colaboradores estejam sempre atualizados, acompanhando tendências, lendo notícias, fazendo cursos, novas formações…

-> Encontre cursos e formações para educação corporativa

Isso deve ser estimulado através da cultura organizacional e da educação corporativa.

Microlearning

Por outro lado, ao invés de encher seus colaboradores de cursos longos e densos você pode investir em microlearning.

Essa é uma metodologia que incentiva doses pequenas de conhecimento com foco total.

Dessa maneira, não há uma sobrecarga de teoria, mas uma combinação entre pequenas doses de técnica e prática.

Assim, o colaborador vai conseguir equilibrar as demandas de trabalho com o estudo.

E-learning

Por fim, o e-learning é uma metodologia cada vez mais utilizada na educação empresarial.

Ela promove o ensino digital em plataformas de educação corporativa online.

Em muitas empresas, as próprias lideranças criam esses conteúdos nas plataformas e os disponibilizam unicamente para seus times.

-> Veja também: como organizar um evento empresarial de sucesso

Assim, é possível que os colaboradores aprendam exatamente o que a empresa deseja.

Tudo isso com flexibilidade e a possibilidade de diversos tipos de aulas, como turmas ao vivo, com maior interação, bate-papo e networking.

Além de aulas assíncronas com acesso a materiais de apoio, vídeos gravados, textos e criação de comunidades.

Planeje os conteúdos

Primeiramente, a parte essencial de uma educação corporativa é o planejamento.

Nessa fase você vai mapear os objetivos, necessidades da empresa e investimento financeiro destinado à educação corporativa.

Além disso, deve olhar para os pontos positivos: quais são os potenciais da empresa e como eles podem ser aproveitados.

Assim, você vai conseguir chegar nas habilidades e valores que deve desenvolver com seus colaboradores para atingir os objetivos da organização.

Desenvolva a aprendizagem

Agora é hora de colocar seu planejamento em prática! Você vai desenvolver um plano estratégico para iniciar a educação empresarial com o seu time.

Para isso, é interessante que todas as áreas da empresa sigam um plano de aprendizagem alinhado com as metas empresariais. 

Então, seu plano deve incluir:

  • Objetivos da educação;
  • Metodologias de ensino que serão utilizadas;
  • Conteúdos a serem abordados;
  • A plataforma onde os conteúdos serão veiculados;
  • Planejamento financeiro;
  • Indicadores e métricas para acompanhar o sucesso do planejamento.

Engaje colaboradores

Agora, nada adianta investir tanto em educação corporativa e não ter o engajamento de seus colaboradores!

Por isso, é ideal que você planeje o conteúdo com a participação ativa dos funcionários.

As matérias escolhidas devem cooperar com os desafios que eles enfrentam no dia a dia e demonstrar valor para o desenvolvimento pessoal.

Ou seja, proponha conteúdos que eles se orgulhem de exibir em seus currículos.

Além disso, disponibilize tempo para que os colaboradores estudem.

Uma boa ideia é utilizar uma plataforma online que disponibilize todos os conteúdos em um só lugar e possibilite o acesso quando o colaborador quiser!

Assim, você vai permitir a flexibilidade e a inserção do aprendizado na rotina de trabalho. Isso incentiva o estudo, aumenta as chances de reter o funcionário e pode melhorar a produtividade.

Monitore os resultados

Obviamente, seu planejamento pode ter lacunas ou não dar certo de primeira.

Por isso, monitore os resultados da educação empresarial.

Você pode verificar se os funcionários concluíram os cursos, se atingiram as metas da empresa, mudaram de comportamento ou outros aspectos de desempenho.

Assim, você pode identificar pontos de melhorias e fazer os ajustes necessários em seu plano de educação corporativa.

Para tanto, você pode utilizar uma ferramenta de aprendizagem que permite o monitoramento de dados.

Dessa forma, será mais fácil acompanhar seus resultados, bem como lançar formulários de avaliação dos conteúdos que podem ser respondidos por seus colaboradores.

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