Escolher os gêneros científicos dos seus projetos pode ser um pouco conturbado para quem está iniciando como pesquisador, não é?
Pensando nisso, desenvolvemos este blogpost para mostrar o que você pode explorar na sua iniciação.
Assim, você vai encontrar por aqui:
- O que são gêneros científicos;
- Os principais gêneros científicos;
- A diferença entre strictu sensu e lato sensu.
Vamos conferir?
Os materiais escritos e desenvolvidos no meio acadêmico e científico possuem padrões que podem variar de acordo com o objetivo do documento.
Por isso, existem diversos modelos que se adequam às mudanças com o passar dos anos.
No Brasil, o meio acadêmico e científico segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Essa instituição tem o objetivo de contribuir para a produção científica e tecnológica, padronizando as técnicas.
Sendo assim, os textos escritos possuem uma série de particularidades e diferenças que, muitas vezes, passam despercebidas entre estudantes e pesquisadores.
Dessa forma, diante das dúvidas sobre os gêneros de natureza científica, elaboramos um resumo sobre os principais tipos de trabalho utilizados em cursos de graduação e pós-graduação.
Monografia
A monografia é um trabalho científico que aborda um único tema – conforme o prefixo grego monos, que significa “um só” – de maneira completa.
Ela tem caráter lato sensu, isto é, trata-se de um tema de contribuição relevante e de início na reflexão científica.
Dissertação
As dissertações são aquelas realizadas por alunos que visam a obtenção do título de mestre (mestrado).
Assim, elas têm caráter experimental de strictu sensu, ou seja, voltadas para a pesquisa e são orientadas por doutores.
Esse texto é caracterizado pela defesa de uma ideia ou um questionamento e assume, portanto, um caráter argumentativo.
Por isso, deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.
Tese
A tese refere-se a um trabalho científico de tema único e bem delimitado, feito para a obtenção do título de doutor (doutorado).
Assim como o mestrado, um doutor representa a coordenação e a supervisão do trabalho, e o pesquisador deve defender uma ideia e uma descoberta obtidas por meio do seu estudo.
Por essa razão, no caso desse gênero, ele também tem caráter stricto sensu.
Artigo Científico
O artigo científico é o mais abrangente e pode ser compreendido como uma publicação de autoria declarada, que apresenta métodos e ideias originais de diferentes áreas de conhecimento.
O autor deve desenvolver: resumo, introdução, materiais e métodos, resultados e discussões, conclusão, agradecimentos e referências bibliográficas.
Projeto de Pesquisa
Já o projeto nada mais é do que um plano prévio das possíveis atividades realizadas ao longo da pesquisa científica.
Ou seja, deve ser realizado antes de desenvolver o material final, como um guia.
Lá, você fornece informações dos métodos e instrumentos que serão utilizados, além do cronograma de datas e dos responsáveis por cada atividade.
Aliás, já disponibilizamos um guia para facilitar a elaboração do projeto de acordo com as normas da ABNT. Quer conferir?
Se você ficou um pouco perdido quando utilizamos esses dois termos durante o texto, vou te explicar o que cada um significa.
De acordo com o site do Ministério da Educação (MEC), a pós-graduação em lato sensu significa “sentido amplo” e é destinada aos cursos de especialização, como um MBA – Master Business Administration -.
Esses cursos devem ter, no mínimo, 360 horas de duração e o aluno não recebe um diploma, mas, sim, um certificado de conclusão de curso.
Já o strictu sensu, em latim, traduz o “sentido limitado”.
Nesse caos, a pós-graduação refere-se aos mestrandos e doutorandos.
Ao contrário do lato sensu, os alunos recebem um diploma após defenderem a sua dissertação, no caso do mestrado, ou a sua tese, no doutorado.
Então, após todas essas informações, já decidiu qual gênero científico você vai começar a colocar em prática? Ou qual se encaixa melhor no seu planejamento como graduando?
Caso deseje um bom local para publicá-lo no futuro, conheça todas as funcionalidades da Even3 Publicações para o seu crescimento como pesquisador clicando no banner abaixo!