Imagem de destaque: happy hour

O que é happy hour e como organizar um?

Você sabe o que é happy hour? Se você nunca organizou nenhum, então essa é a hora!

Embora muita gente ache que este é só um evento informal com amigos de trabalho, na verdade, ele pode ser um evento corporativo super importante!

Ele pode fazer parte da sua agenda empresarial, promover momentos de networking e muito mais.

Ainda, se você é dono de estabelecimentos e comércios, o happy hour é um evento que pode te ajudar a impulsionar as vendas.

Então, para que ele seja um sucesso e cumpra com seu objetivo, eu vou te ensinar a organizá-lo! Saiba mais sobre:

O que é happy hour?

Basicamente, o happy hour é um termo em inglês que, traduzindo para o português, significa “hora feliz”.

E você sabe qual é a hora mais feliz de um dia, não é? A hora de sair do trabalho!

Por esse motivo, o happy hour é uma comemoração informal feita ao final de um expediente de trabalho.

Esse é um evento comum em várias partes do mundo e há algum tempo tem sido apropriado por estabelecimentos comerciais e até mesmo pelo próprio trabalho.

Então, o que era para ser uma comemoração informal tem ganhado novos ares, como um momento mais descontraído promovido na empresa.

Já nos bares e restaurantes, normalmente o happy hour significa um horário no qual as comidas e bebidas estão um pouco mais baratas, justamente para atrair mais o público que deseja confraternizar depois de um dia de trabalho.

Você sabia?

De acordo com alguns autores, o Happy Hour surgiu na década de 20, do século XX, na marinha dos Estados Unidos.

Esse termo era usado como gíria para descrever um momento de entretenimento no meio do trabalho dos marinheiros.

Assim, eles organizavam um tempo a bordo para lutas de boxes para aliviar o estresse e combater a monotonia.

Depois, a expressão passou a ser usada de forma civil a partir de 1959. 

Por que promover um happy hour no trabalho?

Como eu já te disse, o happy hour tem passado por uma transformação.

Então, o que antes era um evento informal entre colegas de trabalho, hoje tem sido utilizado até mesmo como evento empresarial.

Isso porque estes momentos de descontração trazem alguns benefícios para o ambiente corporativo, como:

  • Maior integração entre o time;
  • Diminui a pressão no ambiente de trabalho e cria um espaço mais saudável;
  • Torna os trabalhadores promotores do seu trabalho, divulgando-o de forma orgânica;
  • Devido à boa percepção da empresa, atrai profissionais mais qualificados e alinhados com a expectativa do cargo;
  • É comprovado que momentos de descontração e lazer ajudam a aumentar a produtividade.

-> Saiba mais: Como utilizar eventos para recrutar pessoas

Como organizar um happy hour corporativo

1. Planeje com antecedência

Quando o happy hour é um evento corporativo, é essencial que ele seja planejado com antecedência.

Por isso, o ideal é escolher as datas de happy hour no calendário corporativo e já deixá-los marcados desde o começo do ano ou semestre.Baixe agora a planilha obrigatória para o planejamento de eventos

Assim, todos podem se programar com antecedência e verificar se vão comparecer ou não.

Inclusive, essa é uma boa prática para qualquer evento corporativo!

Isso porque normalmente os seus convidados e participantes estarão ocupados com demandas do trabalho e você não quer que seu evento os atrapalhe, não é?

Além disso, a expectativa em torno do evento pode ser bem positiva para aumentar a participação e o senso de comunidade.

Qual é o horário do happy hour?

Na hora que estiver definindo o seu happy hour, provavelmente vai se deparar com a questão: qual é o horário do happy hour?

Ele pode variar de acordo com cada localidade, objetivo do evento e estabelecimento, mas lembre-se que ele é sempre um horário após o expediente.

Então, uma boa dica é começar o seu happy hour corporativo na hora que a maioria dos funcionários termina de trabalhar.

Normalmente, este é o horário das 18h, mas você deve definir de acordo com o que faz mais sentido para a sua empresa.

2. Crie uma programação atrativa

Agora, para além dos cuidados normais na hora de organizar um evento corporativo, o seu happy hour precisa ter uma programação atrativa!

Isso porque este tipo de evento não é, necessariamente, um evento da empresa. Portanto, é indicado que não seja obrigatório.

Então, você precisará chamar atenção para que todos participem e interajam.

Ainda, se a empresa não tem o costume de realizar eventos descontraídos, você tem uma obrigação maior de atrair os participantes.

Entre as atividades comuns estão:

  • Jogos com recompensas;
  • Momentos de lanches e bebidas;
  • Palestra com palestrante de renome e conhecido entre o time;
  • Encontros temáticos;
  • Atividades extracurriculares, como culinária, bordado ou confecção de cerâmicas.

Finalmente, lembre-se: um happy hour deve ser mais descontraído do que corporativo, então vale a pena usar a imaginação!

3. Não esqueça da pesquisa de satisfação

Falando na programação, apenas uma pesquisa de satisfação vai te dizer se o seu planejamento deu certo ou não. Ela é sempre super essencial!

Então, após o evento, não esqueça de ouvir os feedbacks.

Eles vão te ajudar a organizar um happy hour com elementos, de fato, atrativos para o público.

Além disso, para eventos recorrentes, é a pesquisa de satisfação que pode te dar insights de onde melhorar, quais conteúdos abordar nas próximas edições e como o público tem recebido o evento.

4. Utilize um portal de eventos

Por fim, o portal de eventos está entre as ferramentas essenciais para eventos corporativos de sucesso. Eles são páginas que contém todos os eventos da empresa.

Portal de eventos da Straumann na Even3
Portal de eventos da Straumann na Even3

Assim, colaboradores e participantes interessados podem acompanhar, se inscrever e se programar, tudo em um só lugar!

Isso é essencial para pessoas que precisam unir o horário de trabalho às programações dos eventos.

Na Even3, os portais de eventos também são super positivos para os próprios organizadores.

Isso porque eles possibilitam acompanhar todos os eventos que a empresa realizou no ano, bem como suas métricas, número de participantes, confirmações de presença e outros relatórios.

Com uma plataforma de gestão de eventos corporativos, o trabalho da sua equipe de marketing é facilitado e a maioria dos processos é automatizado.

Ainda, a Even3 possui consultoras disponíveis para te dar as melhores dicas para realizar um evento de sucesso. Quer saber mais?

Fale com uma consultora da Even3

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos