Está pensando em soluções de interatividade para o seu evento? Então preciso te ensinar a engajar participantes através das notificações, seja em um aplicativo de eventos ou no Menu Pessoas da Even3.
Em 2021, uma pesquisa da Forrester indicou que 61% dos organizadores de eventos online afirmaram que manter a audiência engajada é o seu maior desafio.
Nesse sentido, as notificações podem ser suas aliadas para melhorar a experiência do participante, tanto incentivando o engajamento, como comunicando informações importantes e urgentes no seu evento.
Saiba como:
Preocupação comum ao evento online, o engajamento tem tomado a mente de muitos organizadores.
Afinal, vale a pena se preocupar com isso? A resposta é: SIM! Mas achar as soluções para engajar participantes pode ser muito mais fácil do que você imagina.
Primeiramente, de acordo com uma pesquisa da Bizzabo, em 2021, apenas 18% dos participantes de eventos online não queriam socializar.
Logo, podemos perceber que a socialização e o networking são premissas dos eventos, mesmo aqueles onde não podemos tocar ou abraçar pessoas novas.
Assim, é super necessário reforçar esses pontos, já que é uma expectativa dos participantes do seu evento e certamente te ajudará a fidelizar pessoas para as próximas edições.
Além disso, o diferencial dos eventos é o compartilhamento de informações entre pessoas. É essa troca que difere um grande evento de uma leitura de um livro sobre o mesmo tema, por exemplo.
Ou seja, quanto mais momentos de engajamento e aprendizado o seu evento gerar, mais sucesso ele terá! Então, como fazer isso?
Há muitas soluções para engajar participantes, hoje vamos focar nas notificações.
Elas são pequenas mensagens diretas e objetivas, enviadas com alguns propósitos, como:
Normalmente, as notificações são enviadas por e-mail ou para o celular, através de aplicativos de eventos, por exemplo.
Entre os principais benefícios, estão:
Mas não vai mandar de qualquer forma, tá bom? Para melhorar a performance das notificações você pode seguir algumas boas práticas como:
Notificações devem ser textos que podem ser lidos e compreendidos rapidamente. Opte por uma leitura escaneável, ou seja, que pode ser minimamente compreendida apenas “passando o olho”.
Notificações devem se destacar entre tantas informações online, por isso, use imagens, emojis ou chamados atrativos.
Notificar é importante, mas não sobrecarregue o participante com informações, isso pode fazer com que ele cancele qualquer tipo de comunicação com você.
Realize pequenas mudanças nas notificações. Por exemplo, você pode enviar notificações com títulos diferentes e ver o que tem a maior taxa de abertura.
Olhe a taxa de abertura ou números de cliques para ver se as suas notificações estão sendo efetivas e atingindo seus objetivos. Caso não esteja, experimente mudar a estratégia ou realizar testes.
Chame atenção dos seus participantes com linguagem de urgência e divulgue datas importantes do calendário do seu evento:
Use as notificações para lembrar informações importantes para grupos específicos, como não-inscritos.
Há algo mais chamativo que descontos? Quando o assunto é vender mais ingressos, eu acho que não!
Aqui você pode usar a imaginação e criar descontos e cupons exclusivos para seus participantes, quase como as notificações que o Ifood costuma enviar, sabe?
Quer levar seus inscritos para outro lugar, como o site do seu evento ou para baixar materiais exclusivos? Use as notificações!
Inclusive, essa pode ser uma boa estratégia de comunicação para o marketing do seu evento.
Agora que você já sabe como preencher o conteúdo das notificações, saiba como e por onde enviá-las. Conheça as opções:
Algumas plataformas de gestão de eventos oferecem a opção de criar um aplicativo próprio para o seu evento.
Assim, seus participantes podem encontrar todas as informações que precisam em um só lugar, como programações, inscrição em atividades, estandes de patrocinadores e muito mais.
-> Veja como a SOBER utilizou o aplicativo do evento
Entre as diversas opções oferecidas por um aplicativo, há a comunicação rápida com os participantes através de notificações, além de espaço para conteúdos no próprio app.
Com as notificações no aplicativo, você pode lembrá-los de atividades, estimulá-los a tomar alguma ação dentro do app, divulgar ofertas relâmpagos na loja do evento e muito mais!
Inclusive, quer experimentar um aplicativo para o seu evento? Fale com uma consultora da Even3:
Outra opção para enviar notificações é utilizar aplicativos de envio de notificações push, como essas presentes no nosso blog:
Elas são pequenos “pop-ups” que podem ser enviados para uma base de contatos.
Entre os aplicativos mais conhecidos que realizam esta função está o One Signal, um aplicativo de envio gratuito para até 30.000 pessoas.
Com ele é possível enviar notificações com texto, foto e link para uma lista de e-mails ou outros segmentos mais completos. Saiba mais.
Por outro lado, ter outro aplicativo para aprender a mexer e acompanhar pode ser um pouco mais trabalhoso.
Pensando nisso, a Even3 decidiu unir tudo que é essencial para o seu evento em um só lugar.
Assim, há duas possibilidades de envio de notificações pela plataforma: o Notificar Pessoas e o Alerta no site do evento.
Com o “Notificar Pessoas” da Even3, você pode dividir o público do seu evento e enviar e-mails específicos para cada um deles, além de personalizar campos com o nome do inscrito, por exemplo.
Assim, seu e-mail será ainda mais pessoal e poderá gerar mais proximidade e comunicação.
No menu “Página do evento” configure o alerta para exibir uma espécie de “pop-up” no site do seu evento.
Mas lembre-se: use-o com sabedoria. Um alerta desnecessário pode atrapalhar a experiência do participante no seu site e sobrecarregá-lo.
Então, evite imagens pesadas, textos grandes e escreva de maneira escaneável.
Um bom exemplo do uso do alerta é para indicar promoções relâmpago, cupons de desconto ou últimos dias para comprar um lote de ingressos.
Que tal começar a experimentar? Crie seu evento gratuitamente na Even3: