The Bold Type

5 tipos de eventos que aprendemos com The Bold Type

Após cinco temporadas intensas de mergulho no universo da moda, The Bold Type, uma das séries mais aclamadas desde 2017, chegou ao fim.

Para quem ainda não conhece o seriado, trata-se da história de três amigas – Jane, Sutton e Kat – e seus trabalhos na Scarlet, uma revista de moda em Nova York. No entanto, se à primeira vista esse roteiro parece bem comum, hoje eu vou te explicar por que The Bold Type é importante para os amantes de eventos (e por que essa série ganhou o meu coração).

É claro que se você não quiser spoiler, com certeza deve ir à Netflix checar as quatro temporadas já disponíveis no Brasil! Mas prometemos focar nos eventos, tá?

Por que os eventos são tão importantes em The Bold Type?

Se você maratonou The Bold Type ou tem acompanhado a série desde a primeira temporada, deve ter percebido os diversos momentos que Sutton e Kat estão malucas (para não dizer surtando) organizando eventos.

Inclusive, nós organizadores entendemos bem esse sentimento, não é?

gif Jaqueline The Bold Type

Ainda que a série trate um contexto longe da pandemia e cheio de eventos presenciais, é o motivo da realização dos eventos e a criatividade em torno deles que chama atenção. Se você perceber bem, vai notar que a série revela motivos importantes para realizar eventos, são eles:

  • Criar um senso de comunidade em torno da revista Scarlet;
  • Conhecer o público consumidor e atrair novas pessoas;
  • Unir colaboradores em eventos corporativos;
  • Conscientizar e engajar pessoas em torno de uma causa;
  • Atrair investidores;
  • Ditar tendências;
  • É uma estratégia do plano de comunicação da revista.

Você consegue aplicar algum desses pontos à sua realidade ou nunca imaginou que eventos poderiam estar ligados a eles?

Mesmo que você não goste de The Bold Type, não dá para negar que a essência da organização de eventos está lá e bons insights podem ser aproveitados até mesmo ao assistir um seriado em um momento de lazer.

5 tipos de eventos que você pode conhecer em The Bold Type

Então, vamos olhar de forma mais detalhada para os eventos mais marcantes da série?

Eventos para arrecadar fundos

Para começar, um tipo de evento que a série aborda bem é o evento beneficente, também conhecido como fundraising. Um exemplo que The Bold Type traz é o segundo episódio da 3ª temporada, quando Kat busca evitar que um bar lésbico local feche, então decide que um evento é a solução para arrecadar o dinheiro que as donas precisam para pagar as dívidas. Quem lembra?

gif jaqueline dançando em the bold type

Assim como na série, nesse tipo de evento, organizadores, palestrantes/convidados e participantes estão todos unidos em torno de uma causa comum e todo lucro é revertido para doações.

Nesse caso, é normal ser criado um senso de comunidade muito forte em torno do evento, que pode (e deve) ser explorado pelo organizador.

Ainda, uma programação rica e produtos variados oferecidos no evento podem atrair mais e mais pessoas. E foi exatamente o que Kat nos mostrou! Ela também apostou no fator “transparência de informações” para os participantes, deixando a meta e o valor arrecadado sempre explícitos.

Além de atrair as pessoas com a confirmação de presenças ilustres no evento, como Sasha Velour, de Rupaul ‘s Drag Race.

jaqueline em the bold type falando sobre rupauls drag race

Mas, na vida real, diferente da série, a contagem de dinheiro e a transparência das doações podem ser um pouco mais complicadas. Pensando nisso, a Even3 tem uma solução de inscrição com doação para uma causa.

Assim, você pode adicionar o valor da doação já no momento de inscrição do participante e terá mais controle sobre as suas arrecadações.

Inscrição por Doação

Eventos corporativos

Não é novidade que grandes empresas apostam em eventos corporativos para formar e atualizar seus funcionários e acontece da mesma forma na Scarlet! Na verdade, qualquer pessoa que assiste à série sabe que os eventos para colaboradores são super comuns no enredo, inclusive já temos contato com um deles logo no primeiro episódio.

festa na scarlet

Em outros momentos, podemos observar outras grandes festas com colaboradores, comemorações de marcos da empresa e até pequenos eventos, como palestras de conscientização.

É claro que tudo isso faz muito sentido para o universo da Scarlet, uma vez que a empresa quer mesmo criar um bom ambiente de trabalho, colaborativo, ditar tendências para o mercado e, claro, manter seus funcionários sempre atualizados.

Com esses exemplos, é possível ver na prática para que serve um evento corporativo e se inspirar para aplicar isso à realidade! Como podemos perceber, os eventos corporativos da série sempre fazem sentido para a realidade vivida pelos colaboradores da empresa, por isso também sempre contam com muito engajamento.

Para aplicar isso no seu evento, uma dica é buscar temas de interesse dos seus colaboradores e adotar estratégias de interatividade, até mesmo nos eventos online. Por exemplo, na Even3 você pode aproveitar as funcionalidades de enquete, perguntas e sorteio na transmissão ao vivo.

Demonstração da enquete, funcionalidade gratuita da Even3

-> Saiba mais sobre as 5 funcionalidades gratuitas da Even3 que você ainda não conhece

Além disso, momentos de descontração são sempre bem vindos, então vale apostar na criatividade para proporcionar bons momentos no trabalho mesmo durante um treinamento da equipe.

Mesas-redondas

Também pudemos ver que as mesas-redondas são um formato queridinho na série The Bold Type. Na quarta temporada, por exemplo, a protagonista, Jane, participa de um evento voltado à saúde da mulher em que divide o palco com outras palestrantes e debate temas importantes para o público feminino.

A mesa-redonda é conduzida por uma mediadora, que direciona perguntas aos especialistas e, também, ouve o que a plateia tem a dizer sobre o assunto.

Por sinal, neste tipo de evento, a participação do público costuma ser muito ativa.

jane, de the bold type, em mesa redonda

Em outro episódio, na primeira temporada da série, vemos outra mesa-redonda, mas desta vez, o debate foi sobre política.

E, claro, Jane, nossa jornalista preferida, tinha que estar marcando presença.

Jane participa de evento político em The Bold Type

Ainda sem o contexto da pandemia, todos os eventos estavam sendo realizados de maneira presencial. Porém, se você pensa que o quesito interação fica comprometido no evento online, está muito enganado!

Inclusive, na Even3, temos uma funcionalidade dedicada inteiramente às perguntas dos participantes aos palestrantes durante a transmissão.

Além de lançar perguntas, os participantes também podem votar em perguntas feitas por outros usuários. Assim, fica mais fácil para que mediador e palestrantes façam uma seleção das perguntas mais votadas para serem respondidas. Fora os sorteios e enquetes que já falamos por aqui.

Perguntas e respostas na Área de Transmissão da Even3

Eventos com transmissões ao vivo

Todo mundo sabe que os eventos online têm crescido muito, principalmente por causa do avanço da tecnologia nos últimos anos e The Bold Type consegue capturar o início dessa tendência com o último episódio da primeira temporada, gravado ainda em 2017.

–> Eventos online: o guia completo de como organizar

Como é possível perceber, as personagens da série dominam as redes sociais e quando elas notam que uma causa precisa ser apoiada, mais uma vez recorrem aos eventos.  Nesse episódio específico, o evento ocorre através de uma transmissão online e ao vivo no Twitter.

Então, a Scarlet promove uma transmissão online para seus 2 milhões de seguidores no Twitter, convidando-os a engajar em uma performance contra o abuso sexual. A partir daí, temos um desdobramento de uma série de revelações incríveis, mas não quero te dar tantos spoilers, por isso, vou me ater ao que podemos aprender com essa transmissão online.

Primeiro, ainda que tenha sido promovida nos primórdios do avanço das transmissões ao vivo nas redes sociais, o evento levanta uma pauta importante na série: o engajamento da audiência.

Nesse caso, vemos na série que a ação foi capaz de gerar muita interação online, que pode ser medida com comentários e compartilhamentos virtuais.

Por isso, se você é organizador de eventos, tenha as redes sociais como uma forte aliada e alavanque a venda de inscrições e o engajamento no seu evento.

Eventos políticos, campanhas, mobilização e festas

Finalmente podemos perceber que eventos podem servir a diferentes propósitos e Kat é uma das personagens da série que mais nos ensina sobre isso, principalmente quando decide concorrer à vereadora, o que acontece na 3ª temporada.

Kat discursando em The Bold Type

Então, é nessa fase que vemos a importância dos eventos para a mobilização social e em diversos momentos da série observamos várias formas de eventos políticos, que culminam na grande festa de apuração de votos de Kat, no episódio 9, quase no final da temporada.

Nesses episódios, é possível ter insights incríveis sobre a organização de eventos políticos e mobilização popular. Ao assisti-los, observei algumas questões como:

  • As redes sociais são grandes aliadas para mobilizar pessoas em torno do seu evento, causa e comunidade;
  • Na série, os eventos são momentos em que Kat conhece pessoas importantes para a sua campanha. A mesma coisa acontece na vida real, pois os eventos são super importantes para o networking;
  • Contando com a ajuda das amigas e de voluntários, Kat consegue ir longe! E com isso podemos observar que uma boa equipe é sempre necessária;
  • Ao ver os eventos políticos da série, você sabe que Kat é a organizadora. Como? Ela sempre está à frente de tudo e fala diretamente com os participantes. Da mesma forma, essa humanização e protagonismo do organizador é essencial nos eventos da vida real!

Além desses pontos, você conseguiu aprender ou identificar outros aprendizados sobre eventos em The Bold Type? Comenta comigo!

Afinal, eu sei que a série já terminou, mas por aqui eu e você ainda temos muitas temporadas de eventos pela frente. Inclusive, que tal começar um evento agora? Na Even3, você pode criar um evento de forma 100% gratuita!

E, para te ajudar na organização, conte com o nosso e-book com dicas sobre cada etapa do evento digital.

Baixar e-book - Manual do Primeiro Evento Online

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos