Como organizar mesa-redonda

Mesa-redonda: como organizar um evento de sucesso

Para saber como organizar uma mesa-redonda é preciso entender bem as características deste tipo de evento.

Dessa forma, você consegue tomar decisões de forma mais assertiva durante todo o planejamento, otimizando as chances de tornar o seu evento um verdadeiro sucesso!

Por isso, neste blogpost, te explicamos tudo sobre:

Basicamente, uma mesa-redonda é um tipo de evento que promove uma discussão organizada e multiperspectiva acerca de uma temática.

Por isso, ela é formada por:

Moderador – responsável por mediar o debate, conduzir perguntas e monitorar o tempo de fala de cada participante. Portanto, ele deve ser organizado e ter conhecimento do tema em pauta;

Palestrantes – oradores que trazem várias perspectivas para o debate. Normalmente são especialistas, pesquisadores ou acadêmicos;

Plateia – pode somente observar ou trazer questões para a discussão que devem ser mediadas pelo moderador.

Devido à diversidade de opiniões proposta pela mesa-redonda, ela normalmente é inserida dentro da programação de grandes eventos para criar relações entre participantes.

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Assim, a ideia é construir ambientes mais diversos e abertos para que todos possam contribuir no debate.

Por exemplo, normalmente mesas-redondas em eventos acadêmicos costumam avaliar diferentes perspectivas de um mesmo objeto científico.

Já em eventos empresariais, elas podem ser utilizadas por patrocinadores para promover brainstorms sobre um produto. Ou unir profissionais de empresas diferentes para debater a resolução de problemas comuns na área.

Principais objetivos das mesas-redondas

  • Promover uma reunião e debate de qualidade entre especialistas;
  • Analisar um mesmo fenômeno sobre várias perspectivas diferentes;
  • Tornar debates mais informais e acessíveis;
  • Possibilitar um brainstorming sobre o tema central.

Benefícios de uma mesa-redonda

  • Geração de insights e novas questões a partir do debate proposto;
  • Acesso a outras perspectivas que poderiam ser desconhecidas até então;
  • Desenvolvimento de pensamento crítico a partir de diferentes pontos de vista;
  • Aproximação de participantes e palestrantes;
  • Oportunidade única de aprendizado entre pares;
  • Aumenta a autoridade da marca.

1. Defina o tema da mesa-redonda

Primeiramente, mesas-redondas excelentes são sempre aquelas com o temas bem definidos.

Portanto, é importante escolher qual assunto central será abordado durante o planejamento do evento.

Para isso, ele deve ser traçado de acordo com o perfil do público e os objetivos do evento.

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Sendo assim, seu tema deve ser:

  • Amplo o suficiente para permitir uma variedade de perspectivas, mas também específico o bastante para manter as discussões focadas;
  • Relevante para o contexto atual ou para a área de interesse dos participantes;
  • Permitir a elaboração de questões e tópicos de discussão que explorem o assunto em profundidade.

Dessa forma, quando o tema estiver bem definido, seus participantes podem enriquecer o debate com suas perspectivas e experiências.

2. Escolha o formato

Existem três tipos principais de mesas-redondas: presencial, virtual e híbrida.

Certamente, se estiverem inseridas na programação de outros eventos, seu formato vai depender do evento principal. Mas podem variar em:

  • Mesas-redondas presenciais: são atraentes para os convidados que desejam fazer networking com os palestrantes, mas a audiência é limitada àqueles que estão no local.
  • Mesas-redondas virtuais: são altamente acessíveis, mas exigem mais preparação para evitar problemas de tecnologia. Idealmente, são organizadas via videoconferência em plataformas como a Even3, Zoom ou Google Meet;
  • Mesas-redondas híbridas: combinam elementos presenciais e virtuais, unindo a interação dos dois públicos. Geralmente, alguns participantes estão presentes fisicamente em um local específico, enquanto outros participam remotamente e ambos se conectam através de um bate-papo online.

-> Saiba mais sobre eventos híbridos

3. Encontre o moderador ideal

Em seguida, procure por moderadores que sejam carismáticos, tenham amplo conhecimento sobre os tópicos escolhidos e sejam reconhecidos em sua área de atuação.

Mas lembre-se: ser reconhecido não necessariamente significa ser famoso nas redes sociais.

Na verdade, seu moderador deve ter credenciais, como experiências de trabalho ou publicações na área.

Isso porque os moderadores têm que:

  • Coordenar os temas em discussão (ou seja, precisam estar atentos a tudo que é falado);
  • Envolver os participantes menos confiantes e motivá-los a elaborarem questionamentos;
  • Manter a discussão em movimento de uma forma descontraída, mas proposital;
  • Ter carisma.

Por sua vez, uma boa prática é fornecer um guia contendo perguntas introdutórias, pontos principais de discussão e instruções para o debate.

4. Selecione os palestrantes

Na hora de escolher os palestrantes ideais, pense no seu público!

Assim, além de escolher convidados atrativos, você deve personalizar a experiência de acordo com o conhecimento da sua audiência.

Por exemplo, se forem estudantes, busque palestrantes com explicações mais didáticas e níveis de aprofundamento diferentes.

Geralmente, é recomendado convidar no mínimo três especialistas que apresentem perspectivas diversas ou sejam de áreas de conhecimento diferentes. Agora você já têm uma mesa-redonda!

5. Determine o tempo do evento

Por fim, um dos principais pontos de uma mesa-redonda é o tempo do debate!

Portanto, elabore uma agenda para o evento, que deve ser seguida pelo mediador. Ela deve conter:

Introdução

De 2 a 5 minutos. Apresentação dos palestrantes, patrocinadores (se tiver), contextualização do tópico e a importância do assunto discutido.

Perguntas

Divida o tempo principal entre as perguntas do moderador para os palestrantes e as perguntas da plateia.

Dessa forma, as perguntas para os palestrantes devem ser ordenadas como se estivesse criando uma história com introdução, conflito, soluções possíveis e conclusão.

Assim, uma boa prática é tentar seguir a ordem de “o quê, por que e como”.

Conclusão

De 1 a 2 minutos. Agradecimento aos palestrantes e à audiência e convite para alguma ação, como avaliar o evento ou seguir nas redes sociais.

Finalmente, deu para perceber que as mesas-redondas precisam de muito planejamento, preparação e uma equipe forte.

Aliás, quer saber como organizar uma mesa-redonda de forma fácil, sem se preocupar com a burocracia da venda de inscrições e do envio de certificados?

Para isso, existem plataformas na internet que ajudam na organização desses tipos de eventos e a Even3 é uma delas. Com a gente, você consegue:

  • Criar um site para divulgar a sua mesa-redonda;
  • Vender inscrições online;
  • Acompanhar o andamento de cada transação;
  • Credenciar todos os participantes no dia do evento;
  • Criar e distribuir de forma automática os certificados.

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