mesa-redonda

Como organizar uma mesa-redonda de sucesso

Para saber como organizar uma mesa-redonda, é preciso, primeiramente, entender bem as características deste tipo de evento.

Desta maneira, você consegue ser mais assertivo (a) nas tomadas de decisões, otimizando as chances de tornar a sua mesa-redonda um verdadeiro sucesso!

O que é mesa-redonda?

Conforme explicamos em outro artigo, a mesa-redonda é um tipo de evento que tem o objetivo de promover um debate de qualidade, levantando questionamentos acerca de um tema. 

Ela reúne, em um semicírculo, especialistas, pesquisadores e/ou acadêmicos. Cada um deles possui tempo pré-determinado para se apresentar.  

Para mediar tal discussão, há a presença de um moderador que, logicamente, deve ter conhecimento sobre o tema em pauta. 

Esse moderador vai ser o responsável por conduzir perguntas, “provocar” o debate para que este ocorra de maneira intrigante, além de controlar tempo de fala de cada integrante da mesa-redonda. 

As mesas-redondas são excelentes para os participantes que desejam conhecer diferentes pontos de vista acerca de um mesmo assunto. Assim, conseguem desenvolver melhor seu pensamento crítico sobre o tema em discussão.

As mesas-redondas acontecem tanto como eventos únicos como também integram a programação de eventos maiores, a exemplo de congressos, simpósios e seminários. Essa última opção costuma ser a mais recorrente. 

–> Descubra como montar a programação do seu evento da melhor forma possível. 

O ambiente empresarial é bastante adepto das mesas-redondas, já que elas funcionam muito bem para que os funcionários de uma empresa, por exemplo, assimilem conteúdos e perspectivas de negócio. Então, que tal organizar uma para o seu escritório?

CRIAR EVENTOS

Se você tem dúvidas de como organizar uma mesa-redonda, vamos compartilhar algumas dicas que você precisa ficar de olho.

1. Tenha um foco bem definido

As melhores mesas-redondas são sempre aquelas com o foco mais claro. Por isso, durante o planejamento do evento, é importante definir qual tema será abordado na sua mesa-redonda.

Esse tema deve ser traçado de acordo com o perfil do público que você pretende alcançar. Procure encontrar as pessoas certas para compor a mesa, bem como um assunto pertinente, que seja pauta naquele momento.

Lembre-se: um bom tema atrai patrocinadores para o seu evento e também participantes. E com um projeto de patrocínio bem estruturado, suas chances só aumentam!

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2. Defina os assuntos 

Com um foco central e bem definido para a mesa-redonda, você precisa pensar agora em uma agenda ampla e com grande potencial para discussão. O que isso quer dizer?

Em palavras mais simples, dentro do tema central, que tópicos poderiam ser abordados pelos participantes da mesa?

Por isso, ao montar a lista de potenciais convidados a integrar a sua mesa, já pense nos assuntos relevantes e que, consequentemente, agregariam valor ao evento.

3. Escolha um moderador firme

A peça fundamental de qualquer mesa é o moderador. Ele, além de ser o presidente da mesa, é quem vai definir o rumo da discussão.

Nem sempre encontrar o moderador perfeito é fácil, especialmente se você está trabalhando com patrocinadores em uma mesa-redonda (já que eles podem estabelecer restrições ou sugerir nomes).

Essa pessoa tem que ser articulada, confiante e qualificada acerca dos temas discutidos.

Eles têm que:

  • Articular os temas em discussão (ou seja, precisam estar atentos a tudo que é falado)
  • Envolver os participantes menos confiantes e motivá-los a elaborarem questionamentos
  • Manter a discussão em movimento de uma forma descontraída, mas proposital
  • Ter carisma

É uma tarefa difícil.

Logo, se você encontrar a pessoa certa faça todo o possível para continuar trabalhando com ela.

4. Selecione os convidados certos

A qualidade de uma mesa-redonda depende de seus participantes.

É necessário ter um processo seletivo criterioso para definir quem convidar para a rodada. Como um dos principais objetivos da mesa-redonda é levantar questionamentos acerca de um tema, é importantíssimo escolher pessoas que tenham pontos de vista distintos.

Eles devem ser peritos no assunto a fim de tornar o debate mais profundo. Utilize a dica que demos no tópico dois deste artigo para te guiar na escolha de bons nomes.

5. Determine o tempo

Em muitos casos, a mesa-redonda integra a lista de atividades de eventos maiores, como conferências e congressos.

Em outros, elas são o evento principal e, por isso, ocorrem de maneira independente.

Sendo assim, você precisa levar em consideração o tempo que terá disponível para a discussão da sua mesa. Com base nele, determine também, em média, quanto tempo cada convidado terá para contribuir com o evento e quanto tempo será destinado à interação com à plateia.

Geralmente, as mesas-redondas duram cerca de 2h. Mas isso não é regra.

Como organizar uma mesa-redonda de um jeito prático?

Mesas-redondas precisam de planejamento, preparação e liderança forte. Quer saber como organizar uma mesa-redonda de forma fácil, sem se preocupar com a burocracia da venda de inscrições e do envio de certificados?

Existem sistemas na internet que ajudam no planejamento e organização desses tipos de eventos. A Even3 é um deles. Com a Even3 você consegue:

  • Criar um site para divulgar a sua mesa-redonda;
  • Vender inscrições online;
  • Acompanhar o andamento de cada transação;
  • Credenciar os participantes no dia do evento;
  • Criar e distribuir de forma automática os certificado.

CRIAR EVENTOS

criar evento - even3

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