patrocínio online_imagem de destaque

5 dicas de patrocínio online para o seu evento

Com a mudança crescente de eventos presenciais para eventos virtuais, a busca pela melhor alternativa de patrocínio online é sempre uma questão comum para os organizadores.

Em 2020, uma pesquisa realizada pelo Linkedin apontou que 85% dos organizadores de eventos B2B realizaram webinars, palestras e demais eventos online.

Assim, o número de organizadores com foco apenas em eventos virtuais aumentou oito vezes.

Ainda, para a maioria dos 200 organizadores entrevistados, o ROI, que é uma métrica baseada no retorno sobre o investimento, se mostrou até maior do que os eventos físicos.

Então, muitos podem estar se perguntando como levar esse crescimento para o seu evento também.

Pensando nessa questão, separamos 5 dicas para organizadores que desejam migrar para eventos virtuais e querem oferecer a melhor experiência de patrocínio online.

Você já conhece todas as possibilidades? Nesse blogpost vamos tratar de:

Primeiramente, antes de começar a falar de dicas, é necessário que o organizador conheça e saiba comunicar o valor do seu evento.

-> Veja como atrair boas parcerias de patrocínio para eventos

Afinal, isso vai fazer uma grande diferença na hora de lançar suas propostas para potenciais patrocinadores.

Então, é importante que você alinhe as expectativas!

Ou seja, não esqueça de estudar bem o mercado e buscar patrocinadores próximos a eventos como o seu.

Depois, é sua hora de se comunicar com clareza e explicar como o seu evento pode ajudar os patrocinadores a atingirem os objetivos deles.

Neste momento, é essencial que você demonstre os diferenciais que os eventos online podem oferecer, são eles:

Mais brand awareness, ou consciência de marca

Já pensou nas possibilidades de reforçar a marca do seu patrocinador nos eventos online?

As técnicas de brand awareness possuem grande força na internet e é hora de explorar isso nos eventos também!

Sendo assim, demonstre aos patrocinadores as diferentes formas de exibi-los no evento, seja em e-mails, nas peças gráficas, redes sociais, vídeos, estande online, nos aplicativos e muito mais!

Kit de Marketing para Eventos

Geração de leads

Outro grande ponto a favor dos eventos online é que você pode usá-los para gerar leads.

Afinal de contas, os dados gerados em eventos nos dão insights poderosos. Então é hora de se apropriar disso!

No momento da inscrição, você pode coletar as informações mais valiosas sobre os participantes.

Mas, claro, não esqueça de deixar tudo muito explícito, evite abusos e, principalmente, esteja atento às regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Posteriormente, você poderá nutrir esses leads com e-mail marketing, entrega de materiais valiosos dos seus patrocinadores e interações significativas.

Maior audiência e engajamento

Falando em interações, os eventos, em geral, são sempre uma forma de patrocinadores se aproximarem e se conectarem com novas pessoas.

Nesse sentido, o evento online pode ampliar ainda mais essa experiência, uma vez que, por não necessitar de deslocamento espacial, normalmente possui maior alcance do que eventos físicos.

Sendo assim, você pode demonstrar o valor que seu patrocinador pode ter com sessões patrocinadas, apresentações nos intervalos do evento e momentos de interação com participantes.

Mas como aplicar tudo isso na prática? Vamos te dar algumas dicas!

1. Explore as logos em todo lugar!

A princípio, expor a marca dos patrocinadores não é uma novidade para quem já estava acostumado com banners, brindes e materiais de papelaria.

Mas onde expor a marca do patrocinador agora que estamos online?

Embora essa seja uma dúvida comum e uma preocupação para patrocinadores, as possibilidades no digital aumentam ainda mais com opções como:

  • No site do evento;
  • Em e-mails para os participantes;
  • Na tela principal da transmissão do evento;
  • Nas redes sociais.
Patrocínio em eventos online: SOBER
Mais visibilidade para os patrocinadores durante a transmissão

Além dessas opções, na Even3 é possível explorar a loja no site do evento para unir a venda de ingressos com itens exclusivos e com as marcas dos patrocinadores.

Sabe aquela blusa do evento que todo mundo ama? Ou os livros e materiais educativos que são super importantes para dar continuidade ao aprendizado? Dá para continuar oferecendo tudo isso e aumentando as possibilidades para patrocinadores e participantes.  

Assim, você inova ao unir a experiência digital com um valor super amado por todos nos eventos presenciais: as lembrancinhas!

2. Use o aplicativo do evento como seu aliado

Já faz um tempo que falar de eventos online é sempre pensar na tecnologia dos aplicativos.

Isso acontece porque os apps já eram uma tendência nos eventos presenciais e cresceram ainda mais com o aumento dos eventos online e suas demandas por ainda mais interações e uma experiência imersiva.

Então, essa tecnologia é bem positiva para o networking dos participantes, mas como usar os aplicativos com os patrocinadores? Separamos algumas ideias para você!

No menu

Primeiramente, a dica é aproveitar a própria interface do aplicativo para dedicar uma seção especial para os patrocinadores.

Assim, seus participantes conseguirão acessar uma espécie de estande virtual que poderá ser valorizada com descrições, vídeos e até ofertas exclusivas dos patrocinadores.

Aplicativo da SOBER
Aplicativo exclusivo para o 58º Congresso da SOBER

Por exemplo, no 58º Congresso da SOBER, os organizadores optaram por essa seção no aplicativo e agregaram mais valor à apresentação de patrocínio. 

Na tela de abertura

Outra dica super importante é exibir a marca dos patrocinadores já na primeira tela do aplicativo, conhecida como splash screen.

Normalmente, são nessas telas que vemos algumas imagens ou logotipos. Assim, também é mais uma oportunidade de visibilidade para os patrocinadores, além de reforçar mais as suas presenças na jornada virtual do participante.

Com ofertas especiais

Por fim, as notificações dos aplicativos também podem ser um importante meio de divulgação de ofertas especiais dos patrocinadores.

Mas lembre-se de não abusar, ok? O mais indicado é que as ofertas façam sentido para o perfil dos participantes e entreguem valor, como demonstrações ou cupons de desconto no evento.

Além disso, toda prática de descontos ou publicidades deve respeitar as regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

Dessa maneira, é possível que os patrocinadores capturem leads mais qualificados através do seu evento.

Como aplicativos não são soluções viáveis para todos, você deve estar se perguntando se existem outras formas de anunciar um patrocinador. E nós temos outras sugestões!

3. Vídeos gravados: um potencial para patrocinadores

Uma alternativa bem mais simples e prática para exibir patrocinadores é utilizar o recurso de vídeo gravado e editado.

Como esse material é gravado anteriormente, é possível inserir a logo dos patrocinadores, vinheta de abertura com o patrocinador, curtos comerciais no meio da transmissão e até faixas gráficas no rodapé.

Nesse caso, o maior trabalho que você terá é na edição dos vídeos. Além de, claro, pensar na estratégia que faça mais sentido para os seus participantes, patrocinadores e dentro do seu evento.

Afinal, investir em uma publicidade ruim e na hora errada, como comerciais sem relação com o conteúdo do vídeo e sem avisos de publicidade, serão negativos para você e seus patrocinadores.

Por fim, a opção de vídeo gravado é super valiosa, pois:

  • Diminui a chance de ocorrerem erros e imprevistos;
  • Pode ser “on demand”, ou seja, disponibilizada por mais tempo para participantes que não puderam assistir ou querem rever;
  • É possível ser vendida como um produto após o evento;
  • Consequentemente, terá a marca dos patrocinadores exposta por mais tempo e vista mais vezes.

4. Ofereça as demonstrações como opções de patrocínio online

Outra forma de mostrar o valor do seu evento para o patrocinador é sugerir ideias criativas e aplicáveis de patrocínio online, como as demonstrações.

Nesta modalidade, o patrocinador tem um espaço na sua programação, em e-mails ou até mesmo no app, para oferecer uma degustação gratuita de produtos ou serviços.

Afinal, todo mundo ama serviços gratuitos, não é? E fica ainda melhor quando são exclusivos para os participantes do evento!

Deste modo, essa também é uma oportunidade para que patrocinadores consigam leads e você, como organizador, garanta uma experiência única.

5. Entregue materiais educativos

Já deu para perceber que a entrega de produtos de valor é uma ótima oportunidade para patrocínio online e os materiais educativos são as melhores apostas nesse meio!

Isso porque provavelmente o seu participante estará buscando conhecimento e, nesse caso, tanto você, como o patrocinador, estão chegando para suprir essa demanda.

Dessa forma, um bom material educativo é um apoio para atingir o objetivo do evento e estará ajudando outras pessoas, assim abrindo espaço para que elas conheçam e confiem mais nas marcas patrocinadoras.

Então, se faz sentido para o seu evento e seus patrocinadores, é hora de oferecer materiais educativos no seu evento.

1. Códigos de desconto especiais

Além de todas as alternativas já discutidas, na plataforma da Even3, ao criar um evento de forma gratuita, o organizador pode contar com muitas funcionalidades que são diferenciais em eventos online.

Entre elas, a possibilidade de criar cupons de desconto com códigos personalizados é uma ótima forma de patrocínio online.

Nesse caso, o patrocinador poderá criar cupons de desconto especiais com códigos promocionais com o nome da marca, por exemplo.

Assim, é uma ótima forma de atrair os participantes para mais perto dos patrocinadores.

Exemplo de cupom de desconto para patrocínio online

2. Estandes online na transmissão do seu evento

Por fim, a Even3 lançou uma solução gratuita para o patrocínio online, é a possibilidade de personalizar a área de transmissão do evento e adicionar uma sessão exclusiva para os patrocinadores.

-> Saiba também como usar 5 funcionalidades gratuitas na Even3 para potencializar o seu evento!

Agora, além das tradicionais abas com informações sobre a transmissão e a programação completa do evento, o organizador pode adicionar estandes de patrocínio online com informações ricas e detalhadas sobre cada patrocinador.

Patrocínio online na Área de Transmissão

Esse é um grande diferencial na hora de conquistar o patrocínio para o seu evento. Afinal, entrega para os patrocinadores os valores de:

  • Uma área privilegiada com total destaque na transmissão do evento;
  • A possibilidade de customizá-la com as melhores informações sobre o produto ou serviço que oferece, inclusive oferecendo demonstrações.

Por isso, uma dica é mostrar os diferenciais da Even3 já no momento de apresentação do projeto de patrocínios, assim como aconteceu na Sobratafe. Você já as conhece?

A Jornada Paulista Sobratafe já estava na sua quinta edição quando promoveu, pela primeira vez, um evento 100% online.

Com a mudança para o digital, as organizadoras do evento, que é referência no mundo inteiro no segmento de tratamento de feridas, agora tinham a missão de mostrar aos patrocinadores que a Sobratafe não perderia o seu valor.

Para isso, elas adotaram algumas estratégias e aproveitaram vários recursos oferecidos pela plataforma da Even3 para atrair os patrocinadores, como:

Vinheta de abertura e vídeos extras do patrocinador

Sabe a nossa dica sobre vídeo gravado? A organização da Sobratafe soube aproveitar!

Todo conteúdo gravado exibido na Jornada Sobratafe possuía vinheta de abertura e também no final. Na vinheta, eram expostas as logomarcas das empresas patrocinadoras.

Ainda, aqueles que quisessem aparecer por mais tempo nos conteúdos da Jornada também podiam pagar por vídeos extras que seriam exibidos ao longo da programação.

Por fim, todo conteúdo ficou disponível por 3 meses para todos os participantes.

Notificações como instrumento de valor para patrocínios

Outro insight legal da Sobratafe foi usar a nossa funcionalidade de notificações.

Como o próprio nome diz, você pode, através da plataforma, notificar o inscrito sobre informações, novidades ou atualizações do seu evento.

Inclusive, você pode utilizar esse recurso como instrumento de valor e de diferenciação para conseguir patrocínios, já que ele oferece inúmeras possibilidades de uso ao patrocinador, como comenta Maristela:

“A parte de notificações é fantástica. É um canal direto com o inscrito. Você pode chamar o participante para a sua palestra, dar mais informações sobre o seu produto, eles adoraram!”. – Maristela Rizzo.

Cupons de desconto

Por fim, a Jornada Sobratafe também aderiu aos cupons de desconto!

As organizadoras apostaram no recurso para conquistar apoios, patrocinadores e, ainda por cima, arrematar mais inscrições. E, claro, tudo isso deu super certo!

Para elas, o suporte da Even3 e os nossos tutoriais foram essenciais para fazer do evento um sucesso.

Com a nossa plataforma intuitiva, criar um evento é super simples, rápido e gratuito. Mas é claro que com tantas funcionalidades, a nossa equipe está sempre disposta para fazer o melhor evento com você. Comece agora!

Fale com uma consultora da Even3

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos