A época em que você tinha que dispor de espaço físico para vender ingressos e que os participantes precisavam se deslocar para adquiri-los acabou.
Agora, com uma plataforma de eventos, é possível lucrar muito mais com o processo de venda de inscrições, já que tudo é feito pela internet, sem sair de casa.
Vendendo entradas online, você consegue:
Mas, para ajudar no processo de organização interna do seu evento, é necessário fazer um Checklist de tudo o que está sendo feito.
Pensando nisso, criamos um material gratuito para você ter controle das atividades que estão sendo feitas e faltam ser concluídas. Você pode baixá-lo agora e começar a usar:
A inscrição é uma etapa fundamental para aqueles que desejam planejar um evento organizado e que supere as expectativas dos participantes.
Isso acontece porque eventos que têm inscrições prévias conseguem estimar melhor a quantidade de pessoas que estará presente no dia das atividades.
Com isso, os organizadores podem tomar decisões muito mais coerentes e “bem-pensadas”, economizando dinheiro e poupando estresse.
Só para que você tenha noção, os eventos que não adotam ferramentas de inscrição costumam lidar com cenários de imprevisibilidade extremos:
Tanto a lotação como os ambientes vazios são resultados dessa falta de planejamento e de execução da etapa de inscrição!
Ter informações antecipadas sobre as inscrições do seu evento significa trabalhar com mais segurança, saber lidar com erros e aproveitar oportunidades para vender muito mais.
E, para melhorar ainda mais o fluxo de pessoas no seu evento, é necessário implementar crachás.
Isso porque, é preciso validar se os participantes se inscreveram, de fato, nas atividades.
Então, que tal começar a utilizar crachás no seu evento? Temos modelos gratuitos para você baixar e usar:
Mas como conquistar tudo isso com a venda de inscrições online? Tenho 08 motivos pra te mostrar como uma plataforma de eventos pode ser muito útil nesse processo.
É aquilo que já falamos: a venda de inscrições online só traz benefícios a organizadores e participantes.
Por meio de uma plataforma online, as pessoas podem comprar entradas para o seu evento de qualquer lugar do planeta e também a qualquer horário.
Isso significa que sua “loja”, que antes era física e possuía limitações de horário, fica aberta 24h por dia, de maneira ininterrupta.
Os participantes podem adquirir os ingressos em poucos minutos, após preencherem informações requisitadas por você, organizador.
É muito rápido e prático, já que tudo pode ser feito na comodidade de casa.
Vendendo online, você não tem custos com o site do evento (falarei sobre isso mais adiante) nem com a locação de quiosques de vendas.
Além disso, você não gasta um centavo com a impressão de ingressos físicos ou com a contratação de vendedores.
Com essa economia de gastos, você foca na execução e no aprimoramento de outras etapas do evento!
O pagamento das entradas também é todo online. E poderá ser feito pelos meios determinados pela organização: cartão de crédito, débito ou boleto bancário.
Essa multiplicidade de meios de pagamento também se torna um diferencial na hora dos participantes finalizarem a compra.
Quando feitas em locais adequados, como plataformas de eventos, o participante se sente seguro e não hesita na hora de passar o cartão.
Antes, de maneira geral, não era necessário preencher vários dados para conseguir comprar a entrada de um simpósio, congresso ou workshop.
Simplesmente pagávamos pelo ingresso e só recebíamos outras informações sobre o evento no dia das atividades.
Hoje, esse cenário mudou. É justamente na hora da inscrição que os organizadores conseguem conhecer melhor as pessoas que irão participar e “nutri-las” com informações relevantes sobre os temas que serão abordados no evento.
Por meio do preenchimento de um formulário personalizado, os organizadores têm acesso a dados que vão além do nome e do email do participante.
Conseguem saber, por exemplo, o nível de escolaridade dele, por qual canal ele teve conhecimento do evento e qual as suas principais expectativa e interesses.
Ter, em mãos, esses dados valiosos faz total diferença no planejamento e na execução do evento.
Com eles, você consegue, por exemplo:
Ainda, é necessário que a plataforma de eventos que você irá utilizar, respeite todas as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A LGPD é a legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais dos usuários na internet.
Dessa forma, se torna imprescindível que os formulários online acatem algumas obrigatoriedades, como:
Para saber mais sobre a LGPD, clique no link abaixo:
–> LGPD para eventos: 3 passos para adequar seu evento à lei
Ao vender entradas de forma antecipada, é possível gerenciar lotes e criar inscrições de acordo com segmentos ou perfil de participante.
A mudança de lotes é uma excelente forma de provocar os sentimentos de urgência e de escassez nos participantes, fazendo com que eles comprem mais rápido.
Eles costumam comprar mais rápido por dois motivos:
Dessa forma, você consegue antecipar muitas vendas e ter uma expectativa mais real do quanto pode gastar na execução do evento.
–> Aprenda a diminuir os gastos envolvidos no processo de venda de ingressos do seu evento.
Com uma plataforma, é possível gerenciar todo o financeiro do seu evento, inclusive o dinheiro que vem das inscrições.
Você consegue, por exemplo, ver os pagamentos que ainda estão pendentes e o dinheiro que já entrou em caixa. Depois, é só transferi-los para a sua conta bancária. Sem complicações ou estresse.
Ao utilizar um sistema de eventos, como a Even3, o seu evento tem a chance de ter um site personalizável e totalmente gratuito.
É através desse site que os participantes realizam a compra de entradas para o evento.
Um site confuso e lotado de banners publicitários costuma repelir os olhares dos usuários. Mas, se bem organizado, torna-se bastante atrativo para compra. A questão da usabilidade do site também é determinante na decisão de compra do público.
Por isso, pensar no posicionamento do botão de compra, por exemplo, é fundamental. Ele deve ser facilmente notado pelos usuários.
Lembre-se que um site de venda de inscrições online deve transmitir credibilidade e confiança para os interessados no seu evento.
Divulgar o seu evento ficou muito mais fácil depois da venda de inscrições online.
A internet e as redes sociais são meios valiosos de comunicação no mundo dos eventos.
Com base no formulário personalizado criado para o evento, você consegue entender melhor o seu público e escolher a forma de divulgação que mais faça sentido para você e para o seu evento.
Eu garanto: dá para fazer uma divulgação eficaz sem gastar um centavo ou gastando muito pouco. Veja aqui algumas dicas para divulgar o seu evento com maestria.
E, para te ajudar ainda mais com a divulgação, que tal baixar nosso kit de ferramentas de marketing para eventos?