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O que é branding para eventos? 5 dicas práticas para reforçar a sua marca

Sabia que você já ouviu falar sobre branding para eventos mesmo sem nunca ter tido contato com essa palavra?

Isso porque todo organizador já pensou em estratégias para atrair um bom público e se consolidar no mercado em meio a tanta concorrência.

Então, você deve ter imaginado uma marca, nome, cores… Isso é branding!

Mas a gente pode ir além! São as estratégias de branding que podem te ajudar a impulsionar as vendas de ingresso no seu evento.

Além disso, é assim que você constrói autoridade, transmite valor para os patrocinadores, cria comunidades e muito mais.

Por isso, neste blogpost eu vou te ensinar tudo o que você precisa saber sobre:

Basicamente, branding é um conjunto de ações que vão construir uma marca de acordo com o seu posicionamento, propósito e valores.

Nesse caso, muitas pessoas acham que é só criar um nome ou uma logo, mas as ações de gestão de marca vão muito além disso.

No geral, elas buscam criar uma personalidade ou transmitir um estilo de vida capaz de atrair pessoas.

Em outras palavras, desenvolver uma estratégia de branding é desenvolver o diferencial entre você e os concorrentes. E isso serve para empresas, pessoas e até mesmo eventos!

-> Veja mais: conheça o potencial dos eventos corporativos para empresas.

Na prática, a marca é tudo que vai trazer valor a longo prazo para o seu evento. Por isso, muitas vezes você pode já estar desenvolvendo o branding sem nem mesmo saber!

Por exemplo, experimente substituir o termo “branding” por:

  • Formas de construir a autoridade do seu evento;
  • Como se tornar um evento de valor para atrair patrocinadores;
  • Como cultivar uma comunidade apaixonada pelo seu evento.

Inclusive, essas não são apenas minhas palavras, mas ensinamentos trazidos por Izabel Barbosa, especialista em branding, na sua palestra sobre branding para eventos no Even3 Summit 2021.

Para Izabel, “branding é o lugar que o outro coloca você, branding é sobre percepção”. Por isso, seus benefícios atingem todas as áreas de um evento.

Para entender, de fato, as vantagens de investir em branding, vou propor um teste!

Para começar: pense em uma marca de refrigerante, qual foi a primeira que surgiu na sua cabeça? Muito provavelmente foi a Coca-Cola. Correto?

Agora pense em uma marca de fast food! Talvez você tenha pensado na McDonald’s ou Burger King.

De fato, isso não foi nenhum truque de mágica, mas o resultado positivo da construção de marca!

Com uma forte presença da marca do seu evento através do branding, é possível:

  • Chamar a atenção em meio aos concorrentes;
  • Obter reconhecimento de marca e garantir autoridade;
  • Construir comunidades para eventos futuros;
  • Aumentar a quantidade de participantes;
  • Consolidar-se como referência no mercado;
  • Crescer de forma contínua.

1. Defina a persona do seu evento

Antes de tudo, você precisa definir para quem será o seu evento, é aí que entra a persona!

Ela é a representação fictícia do seu participante ideal, com todas as suas principais características e necessidades.

É a partir daí que você vai definir os principais pontos do seu evento, como gestão de marca, tema, nome, logo e muito mais.

Afinal, só conhecendo o seu participante para saber exatamente o que ele precisa e oferecer seu evento como a melhor solução!

Por isso, a persona é essencial. Para defini-la, você pode fazer pesquisas de mercado, enquetes com o público e até usar o auxílio de um gerador de personas.

Como ela é uma representação da realidade, é importante que você crie uma pessoa com:

  • Nome, ocupação, idade e nacionalidade;
  • Pensamentos e ações;
  • Motivações e dores. 

2. Quais são os seus valores?

Depois, você deve pensar no valor do seu evento. Pergunte-se:

  • O que você vai divulgar?
  • O que torna seu evento diferente dos outros?
  • Qual diferencial você vai entregar aos envolvidos no evento?
  • Qual é o seu propósito?

De acordo com Izabel Barbosa, da Bethe B, o propósito faz parte do branding e é o porquê da sua existência que vai tornar o seu evento diferente dos demais.

Com valores bem definidos, a sua marca passa a atrair mais pessoas que se conectam com seu propósito, sejam participantes ou patrocinadores.

Além disso, são os valores que vão guiar toda a forma como você se comunica com outras pessoas.

Portanto, busque transmiti-los com todos os envolvidos no evento, comunicando-se com emoção e criando conexões reais a partir do que você almeja.

#DicaEven3

Deixe seus valores explícitos na comunicação do seu evento.

Para isso, você pode definir em documentos ou reuniões a forma como sua comissão organizadora vai se comunicar com os participantes.

Além de carregar elementos dos seus valores no slogan, peças gráficas e site do evento.

-> Saiba mais: conheça as estratégias de Marketing Digital para promover a sua marca nas mídias digitais.

3. Identidade visual

Falando em peças gráficas, finalmente é a hora de entender a parte mais conhecida do branding: a identidade visual.

Depois que seu evento já tem a parte conceitual bem definida, é hora de transformar isso em visualidade e chamar ainda mais atenção das pessoas.

Por isso, a identidade visual é parte do branding que abarca a definição de logotipo, cores, tipografia e peças gráficas.

Por fim, seu evento terá uma identidade bem definida e será mais fácil posicionar a marca no mercado e obter o reconhecimento do público.

4. Canais de comunicação

Com tudo definido e traçado, chegou o momento de escolher os canais ideais de comunicação para fazer a campanha institucional do seu evento, reforçando, claro, o branding.

Nesse caso, é essencial que você aposte em um site para o seu evento que seja a cara da sua marca e atraia mais participantes.

-> Capa para site de evento: saiba como fazer e inspire-se em 10 modelos

Para tal, exponha os seus diferenciais, o propósito, sua marca e facilite a comunicação com os participantes.

Além disso, pense em outros canais de comunicação para estar ativo.

Mas não precisa abraçar o mundo inteiro! Escolher os canais de forma objetiva é bem melhor para atingir o público certo.

Então, você pode usar os seguintes pontos para definir onde seria mais eficaz divulgar o seu evento:

Além disso, você pode investir em marketing de conteúdo e anúncios online.

Saiba mais sobre as estratégias para reforçar o branding do seu evento! Confira as dicas exclusivas do nosso e-book:

Guia de branding para eventos

5. Reforce a sua marca

Uma vez que seu evento já tem identidade visual e meios de comunicação definidos, o ideal é ser lembrado!

Ou seja, faça com que as pessoas se recordem do seu evento ao pensar nos assuntos relacionados a ele.

Para isto, você pode apostar em táticas de repetição, como reforçar sua marca nos principais canais de comunicação.

Por exemplo, em seu site, você pode apostar em domínio personalizado, além de evidenciar a logo do seu evento.

Na Even3, há um produto voltado especificamente para estes serviços: o Even3 Empresas.

Com ele, independente de ter uma empresa ou não, você pode contar com um site para evento com domínio próprio e sua logo em destaque.

Além disso, conte com uma página online com todos os eventos que você já realizou, organização facilitada de eventos corporativos, atendimento VIP e muito mais. 

Para saber mais, fale com uma de nossas consultoras:

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