Você já pensou em formalizar a sua atuação na organização de eventos? O primeiro passo é abrir um CNPJ!
Assim, você vai ter alguns benefícios. Por exemplo, é mais fácil emitir notas fiscais, contratar pessoas e até solicitar alguns documentos essenciais em eventos.
Por isso, organizadores que produzem eventos recorrentes tendem a criar um CNPJ para formalizar o trabalho. E obter mais vantagens, é claro!
Se você está pensando em seguir os mesmos passos, esse guia vai te ajudar.
Saiba mais sobre:
O CNPJ é o registro de uma pessoa jurídica na Receita Federal. Literalmente, a sigla representa o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.
Basicamente, ao obter um CNPJ, você se torna uma instituição e recebe alguns benefícios por causa disso.
Agora seu evento pode emitir notas fiscais, abrir contas bancárias empresariais, ter benefícios tributários e muito mais.
No contexto dos eventos, isso pode ser diferencial para te tornar mais profissional e confiável.
Assim como existem diferentes tipos de eventos, existem diferentes tipos de CNPJ.
Eles servem para propósitos distintos e podem variar a depender do formato do seu evento. Vou te explicar como funciona:
O MEI é a opção mais simples e popular de obter um CNPJ. É tão fácil que pode até ser aberto online!
Isso acontece porque o MEI é feito para facilitar a formalização de pequenos empreendimentos.
Por isso, também é ideal para eventos de pequeno porte.
Afinal, o MEI possui algumas limitações como faturamento anual máximo de R$ 81.000,00 e permissão formal para contratar apenas um funcionário.
Mas há outras opções de CNPJ sem as limitações do MEI.
Caso você tenha sócios, é indicado que abra uma Sociedade Limitada (Ltda.).
Essa modalidade de empresa exige a presença de pelo menos dois sócios e divide a responsabilidade de cada sócio de acordo com o valor de suas quotas.
Por isso, a Ltda. é ideal para negócios que desejam contar com mais de um investidor ou parceiro.
Comumente, é aberta para eventos de grande porte que envolvem equipes maiores e faturamentos altos.
Falando em Sociedade, um modelo muito comum em eventos é a Sociedade Simples.
Esse tipo de empresa é criada quando dois ou mais profissionais do mesmo segmento desejam atuar em parceria, mas mantendo o caráter pessoal das suas atividades.
Por exemplo, escritórios de advocacia, consultórios médicos, associações ou cooperativas profissionais.
Normalmente a Sociedade Simples é utilizada por profissionais liberais ou intelectuais. É comum que ela ajunte pesquisadores, organizadores de eventos, escritores, artistas, entre outros.
Sendo assim, também é normal que esteja ligada a eventos corporativos e acadêmicos, como treinamentos, simpósios e congressos.
Mas o que fazer se você não tem sócios? Você pode apostar na Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
Apesar do nome, esse formato de empresa pode ser constituído por apenas uma pessoa.
Mas ainda mantém todos os benefícios de uma sociedade, sem as limitações comuns ao MEI.
Assim, essa é uma ótima alternativa se você organiza eventos de médio a grande porte.
Embora seja um processo relativamente simples, abrir um CNPJ vai demandar atenção a documentos específicos da área.
Por isso, é indicado contar com ajuda profissional para agilizar e facilitar o acesso a orgãos específicos onde você vai solicitar seu CNPJ.
Você pode buscar empresas online que tiram a burocracia da contratação de contadores, como a Contabilizei e a Agilize.
Depois, seu contador ou contadora vai realizar os seguintes passos:
Com a ajuda de um profissional, você vai escolher o formato da sua empresa enquanto MEI ou Sociedade.
Além disso, você também vai definir como a sua empresa vai pagar os impostos ao governo. Ou seja, qual será o seu regime tributário.
No Brasil, existem três tipos de regimes tributários:
O enquadramento em um desses regimes vai depender do formato do seu negócio, porte da empresa, tipo de atividade exercida e faturamento.
Por isso, essa etapa normalmente é definida por um contador ou contadora.
O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é um código que define a atividade principal da sua empresa.
Ele é obrigatório para todos os CNPJs porque vai classificar suas atividades econômicas, como a emissão de notas fiscais.
Como você deve ter auxílio de um profissional de contabilidade, ele vai te ajudar a escolher o CNAE adequado para a sua atuação em eventos.
Alguns exemplos de CNAEs para eventos são:
Agora, a presença de um profissional será essencial para definir as etapas mais burocráticas do seu CNPJ.
Por exemplo, o Contrato Social e o registro do seu CNPJ.
No Contrato Social, serão redigidas as regras do seu negócio e a forma de tributação. Essa etapa não é obrigatória para MEI.
Para oficializar seu CNPJ, é necessário registrá-lo na Junta Comercial do seu estado.
Os documentos solicitados para esse momento podem variar a depender do tipo de CNPJ, natureza do negócio e estado.
Por fim, o contador vai solicitar a inscrição do CNPJ da sua empresa no site da Receita Federal.
Esse é um processo online que vai gerar o número do seu CNPJ em poucos dias.
Depois disso, seu evento já estará formalizado.
Com seu CNPJ em mãos, siga o passo a passo para emitir notas fiscais e busque benefícios para facilitar e impulsionar a criação dos seus eventos.
Agora é hora de participar de editais de fomento, buscar incentivos fiscais e conhecer soluções inovadoras para empresas de eventos.
Por exemplo, a plataforma de eventos da Even3. Nela, você pode contar com o plano Empresas e criar eventos recorrentes com benefícios como:
Comece agora: