Currículo Vitae e currículo Lattes, você sabe a diferença?

Currículo Lattes

Currículo é o primeiro contato que você vai ter com as oportunidades de carreira, sejam elas profissionais ou acadêmicas.

Nele, você descreve suas informações acadêmicas e profissionais. Mas você sabe em quais situações deve utilizar o Currículo Lattes e o Curriculum Vitae?

Reunimos, neste artigo, informações sobre o Curriculum Vitae e o Currículo Lattes para que você entenda a diferença entre eles e como cada tipo pode auxiliá-lo na sua carreira, de acordo com o seu objetivo e a depender da vaga que deseja se aplicar.

Currículo Lattes

Na área acadêmica, o currículo Lattes é o mais comum. Ele é utilizado não apenas por doutores, mas por mestrandos, graduandos e pesquisadores já formados.

O Lattes é uma plataforma criada pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – que tem a intenção de unificar, padronizar e sistematizar as múltiplas formas que antes eram utilizadas para apresentar um histórico acadêmico. 

No Lattes, você tem a opção de adicionar sua vida acadêmica e científica de forma detalhada.

Por exemplo, você pode atribuir informações do seu histórico escolar, de grupos de pesquisa que participou na faculdade, de palestras que concedeu ou participou e de trabalhos que submeteu em eventos científicos. 

A plataforma se tornou um padrão nacional do registro de vida, para todos aqueles que buscam oportunidades de bolsa de estudos e de pesquisa.

Não só o CNPq utiliza o Lattes, mas diversas instituições de incentivo à pesquisa também o adotaram como plataforma base e modelo padrão.

Currículo Vitae

Fora da área acadêmica, o currículo mais conhecido e utilizado é o Curriculum Vitae, que, segundo o latim, significa “trajetória de vida”.

Também conhecido como CV,  ele contém os dados históricos, como a formação acadêmica, as experiências profissionais e os dados pessoais.

Esse currículo possui modelo mais livre e organização  simples,  que variam de acordo com as experiências profissionais e cursos que o candidato participou.

Algumas empresas podem, ainda, fornecer um formulário padrão de, quando estiverem recrutando novos funcionários, que coleta os dados do candidato, compilando-os na forma de currículo.

Sintetizar suas habilidades em um currículo é a primeira etapa para que você se apresente ao mercado de trabalho.

Um currículo bem feito vai ajudá-lo a “vender” a sua imagem, passando uma boa impressão, além de fazer referências às suas experiências anteriores.

Os formatos são diferentes?

O formato dos dois modelos de currículos abordados diferem por conta da sua própria natureza. O Lattes possui uma plataforma que padroniza as informações sem que o usuário se preocupe com sua forma e a apresentação.

Já o Currículo Vitae varia muito. Você pode até encontrar sites que automatizam essa produção ou que disponibilizam modelos para serem preenchidos por cada candidato de acordo com as suas necessidades.

O Lattes é completamente online e possui uma ligação com o site da Receita Federal, comprovando assim informações básicas, o que dificulta a ocorrência de fraudes.

Ele também exige comprovação de todas as habilidades declaradas no momento da inscrição. Se, por exemplo, você fez um curso que não teve certificado, ele não terá utilidade para a plataforma.

Qual a importância dos currículos?

Para aqueles que estão envolvidos em pesquisas e estão vinculados a uma universidade é fundamental ter um perfil na plataforma Lattes, pois ele gera visibilidade para as suas conquistas acadêmicas, como artigos publicados nos anais de eventos e revistas, assim como pesquisas desenvolvidas e grupos de estudos.

Para quem busca um uma oportunidade profissional, o currículo vitae funciona como um cartão de visita. Ele apresenta as suas competências e experiências anteriores, que podem ser comprovadas posteriormente por um entrevistador.

Onde utilizar cada currículo?

Quer ingressar no mercado de trabalho? O Curriculum Vitae é o indicado para você! Aceito por grande parte das empresas, o objetivo desse formato é o de apresentar o candidato e as suas habilidades para a vaga concorrida.

Já o Lattes apresenta suas aptidões acadêmicas de forma detalhada. Ele é utilizado também como um critério avaliativo para concorrer a bolsas de iniciação científica.

Por ser uma plataforma do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, ele também une, por meio de um padrão, várias universidades brasileiras.

Universidades privadas também estão fazendo o uso da plataforma Lattes pelo seu grau de confiabilidade.

O que não fazer?

Por ser um meio de apresentação, o ideal é que você siga algumas regras:

  • Evite foto extremamente descontraídas ou mostrando partes do corpo.
  • Não minta no currículo. No caso do Lattes, você tem que fornecer uma comprovação. No CV, o próprio entrevistador pode testar suas habilidades.
  • Também não omita informações. Como por exemplo, você pode estar matriculado num curso que ocorre no mesmo horário da vaga concorrida.

A importância de saber a diferença entre os modelos de currículos ajuda na correta utilização de cada um segundo o seu objetivo.

Além de saber como essas diferenças auxiliam o seu desenvolvimento, esses conhecimentos também vão acompanhá-lo em toda a sua trajetória profissional.

O que está esperando para preparar seu currículo? Agora você já sabe qual o modelo é o melhor para você!

modelos de trabalhos nas normas da abnt download gratis

Comentários

comments

RECEBA Nossas Novidades

Comments