Employer Branding: imagem de destaque

Employer branding: como usar eventos para atrair talentos?

De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, a marca de uma empresa é um dos tópicos mais importantes para recrutar profissionais.

Mas já pensou como os talentos vão conhecê-la? O Employer Branding vai ajudar!

Essa é uma estratégia para atrair os melhores profissionais da área e ter uma imagem atraente como empregador.

Nesse contexto, os eventos podem ser os maiores aliados! 

Confira na íntegra a entrevista com Thereza Assis, analista de Pessoas e Cultura na Even3, com dicas para impulsionar seu Employer Branding através de eventos.

O que é Employer Branding?

Basicamente, o Employer Branding é a imagem de uma empresa/marca enquanto empregadora.

Ou seja, a percepção que os colaboradores, candidatos e o mercado de trabalho têm sobre ela.

Essa é a maneira que uma organização tem de se posicionar para atrair e reter talentos. Consequentemente, cria-se um ambiente desejável para trabalhar.

Além disso, o Employer Branding tende a reforçar também a importância da marca para seus clientes.

Afinal, a percepção positiva da empresa fortalece a sua identidade no geral.

Benefícios do Employer Branding

  • Marketing orgânico: Em um bom ambiente de trabalho, colaboradores se tornam defensores e propagadores orgânicos da sua marca e seus valores;
  • Aumento de produtividade: Equipes motivadas são mais produtivas e inovadoras;
  • Atração de talentos: Profissionais qualificados preferem trabalhar em empresas com boa reputação;
  • Retenção de talentos: Colaboradores satisfeitos são menos propensos a buscar outras oportunidades;
  • Redução de custos com contratação: Recrutamentos mais rápidos, menos despesas com demissões, contratações e treinamentos;
  • Vantagem competitiva: Sua marca se destaca da concorrência ao reter os melhores talentos;
  • Exposição da marca: Uma empresa valorizada pelos colaboradores é mais exposta e bem-vista também por clientes e parceiros.

3 estratégias de Employer Branding

1. Crie uma presença digital forte

De acordo com uma pesquisa do Linkedin, os profissionais pesquisam sobre as empresas antes de se candidatarem.

Por isso, mantenha suas redes sociais atualizadas, compartilhe histórias de colaboradores e demonstre os valores da sua organização.

Nesse caso, o LinkedIn é ideal para mostrar seu compromisso com os talentos.

2. Promova a transparência e os valores da empresa

Colaboradores e candidatos valorizam organizações com propósito claro e ética.

Portanto, certifique-se de comunicar seus valores de forma autêntica e demonstre que a empresa age de acordo com o que prega.

Programas de responsabilidade social também são uma boa maneira de reforçar essa imagem.

3. Invista na experiência do colaborador

Finalmente, a experiência do colaborador é parte determinante do Employer Branding.

Você deve demonstrar que trabalhar na sua empresa é algo engrandecedor.

Dessa maneira, tente criar momentos incríveis desde o onboarding até programas de desenvolvimento, benefícios e cultura organizacional.

Certifique-se de que os colaboradores se sintam valorizados e tenham as ferramentas necessárias para desempenhar suas funções.

Nesse contexto, os eventos são aliados importantes para promover experiências inesquecíveis, capacitações, integração com a equipe e até networking com parceiros.

Como estimular o Employer Branding com eventos?

Quando falamos em eventos para Employer Branding, há diversos formatos a depender do público que você quer atingir.

Por exemplo, hackathons podem ser ideais para atrair talentos. Por outro lado, workshops são essenciais para reter quem já está na casa.

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Nesse sentido, não basta apenas escolher o formato certo para o público ideal. Mas criar experiências que demonstrem aos participantes que eles realmente importam.

Por isso, os eventos costumam ser uma das estratégias mais importantes no Employer Branding.

Afinal, eles são uma forma direta de gerar aproximação. Seus eventos podem humanizar sua marca, estabelecer conexões com pessoas reais, aproximar colaboradores e líderes, criar memórias… É uma experiência social que faz toda a diferença!

Segundo Thereza Assis, analista de Pessoas e Cultura da Even3 e especialista em eventos, para criar esses eventos empresariais memoráveis, é necessário ouvir sua equipe.

Confira as dicas da especialista:

P – Quais tipos de eventos internos podem ajudar a fortalecer a cultura organizacional?

Thereza: “Primeiro, você tem que pensar que esses eventos devem refletir a cultura que sua marca carrega.

Então, podem variar de formatos. Por exemplo, empresas que valorizam o crescimento profissional costumam investir em treinamentos, premiações, reuniões de resultados…

Em alguns casos, é parte da cultura organizacional ter momentos de diversão em time. Então, vale apostar em datas comemorativas, como festas de Carnaval, São João etc. Até competições esportivas podem dar mais cara a cultura da empresa.”

P – Como os eventos entram na estratégia de Employer Branding?

Thereza: Tanto eventos internos como externos contribuem para divulgar uma imagem forte da empresa e transmitir para o público a cultura, valores e seus propósitos.

Por isso, cada organização deve criar estratégias de acordo com o seu tipo de negócio e os objetivos traçados dentro do planejamento estratégico.

Esses eventos podem ser desde workshops a eventos temáticos, como celebração de datas importantes.

O que vale mesmo é promover ações que gerem engajamento e criem memórias positivas ligadas ao local de trabalho.

Aqui na Even3 gostamos de celebrar os aniversariantes com um tema diferente a cada mês e a partir disso compartilhar nas nossas redes sociais esses momentos de celebração do time.

Assim, geramos tanto o engajamento do nosso time, como também de quem nos acompanha nas redes sociais.”

P – Eventos de recrutamento são eficazes para melhorar a reputação da empresa? Quais são as melhores práticas?

Thereza: “Eventos de recrutamento como feiras de empregabilidade, eventos em universidades, open houses são extremamente importantes para que a empresa se torne um atrativo nas buscas dos melhores talentos, que verão nela uma oportunidade para se desenvolver.

Mas atenção: é importante ter uma marca empregadora fortificada, principalmente hoje que vivemos uma era digital muito forte, onde os candidatos estão sempre atentos aos posicionamentos das empresas.

Como boa prática é legal promover um ambiente interativo e autêntico.

Além disso, contar com o envolvimento dos colaboradores é essencial. Afinal, quanto mais eles falarem bem da marca, outros profissionais qualificados também estarão interessados em fazer parte dela. Isso vai te ajudar a atingir o público alvo que você busca.”  

P- Como criar eventos corporativos que melhorem a experiência dos colaboradores? Pode citar melhores práticas

Thereza: “Para criar eventos que impactem a vida do colaborador, você precisa conhecê-lo.

É preciso se atentar às suas aspirações e interesses, então leve em consideração as suas opiniões.

Você pode utilizar pesquisas de satisfação, como as que utilizamos no pós-evento da Even3, ou feedbacks informais.

Tela de avaliação do evento na Even3
Tela de avaliação do evento na Even3

Também dá para promover atividades interativas e estimular a participação, fazendo com que todos se sintam representados.

Para isso, é muito importante que haja um planejamento bem estruturado e um orçamento definido para as ações de employer branding.” 

P – Você tem alguma dica de ferramenta ou dinâmicas que podem ser usadas em eventos para Employer Branding?

Thereza: “Aqui o importante é engajar as pessoas e gerar momentos que agregam uma imagem positiva à marca empregadora.

Você pode aplicar a gamificação no seu evento. Por exemplo, criar desafios a serem alcançados durante o evento ou contar com ferramentas online de interação, como Kahoot ou Quizizz.”

-> Veja também: Veja um exemplo de gamificação na prática no CBIS’24

“Também é possível investir em dinâmicas como storytelling colaborativo, onde colaboradores compartilham suas histórias na empresa e trazem suas perspectivas sobre o ambiente de trabalho. 

Para organizar tudo isso, eu acho que é essencial contar com uma plataforma de eventos com soluções empresariais, como a Even3 Empresas.

Por que é importante que o participante consiga ver ali os outros eventos da empresa, inscrever-se no que o interessa, deixar seu feedback, ter um canal de contato oficial com a organização do evento… Isso passa profissionalismo!

Portal de eventos da Unijorge na Even3
Portal de eventos da Unijorge na Even3

Além disso, por parte da empresa é muito mais fácil organizar mais eventos empresariais se você tem uma plataforma que permite copiar e colar configurações, por exemplo.

Além de ter o controle de todas as etapas dos seus eventos e os dados gerados, que podem ser insights importantes para o Employer Branding.”

Conclusão

Investir em Employer Branding por meio de eventos é uma estratégia poderosa para atrair e reter os melhores talentos.

Nesse caso, conte com a Even3 Empresas para criar, gerenciar e otimizar eventos empresariais, garantindo experiências memoráveis para colaboradores, candidatos e parceiros.

Não perca a chance de potencializar sua marca empregadora e destacar sua empresa no mercado! Comece agora mesmo a planejar seus eventos corporativos com a Even3:

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