Congresso de engenharia

7 maiores congressos de engenharia brasileiros

Reunimos os 7 maiores congressos de engenharia do Brasil. Quem sabe algum é da sua área e uma grande oportunidade para você?

Dentre os diversos tipos de eventos técnico-científicos que são espaço de troca de conhecimento entre profissionais e estudantes de uma determinada área, estão os congressos.

Caso você tenha a curiosidade saber como organizar um congresso, vale a pena dar uma lida nesse post.

1. IEEE WCCI – Congresso Mundial IEEE sobre Inteligência Computacional

congresso de engenharia de inteligencia da computação

Voltado para os alunos e profissionais de Engenharia da Computação. O Congresso Mundial IEEE sobre Inteligência Computacional (IEEE WCCI) é o maior evento técnico no campo da inteligência computacional.

Ele incentiva o compartilhamento de ideias entre três grandes áreas: Redes Neurais, Sistemas Fuzzy e Computação Evolutiva.

Além disso, oferece um fórum para intelectuais de todo o mundo para discutir e apresentar seus resultados de pesquisa em inteligência computacional.

O congresso oferece workshops a serem realizados em conjunto com o evento principal.

O objetivo geral de uma oficina é proporcionar aos participantes a oportunidade de apresentar e discutir novas ideias de pesquisa sobre temas ativos e emergentes de Inteligência Computacional.

Os tópicos das oficinas propostas devem, portanto, ser alinhados com os estabelecidos na convocação de trabalhos para o evento principal.

A IEEE Computational Intelligence Society manteve sua posição como líder de revistas em inteligência computacional.

Elevando seu status com publicações acadêmicas de primeira linha, ganhando altos rankings no Journal Citation Report da Thomson Reuters.

O IEEE WCCI 2018 também solicita propostas de tutoriais dirigidos a pesquisadores, estudantes e profissionais em prática.

Os tutoriais oferecem uma oportunidade única para disseminar informações detalhadas sobre tópicos específicos em inteligência computacional.

Para mais informações sobre o congresso de engenharia, visite o site do evento.

2. ENEC – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia

ENEC

O Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil começou em abril de 2012, sua primeira edição foi em Santa Maria – RS, contou com 800 congressistas participando e a cada ano que se passou esse número foi aumentando junto com o sucesso de suas edições.

O ENEC, chega a sua 6º edição em 2017. Tem o intuito de fazer com que os congressistas tenham contato com regiões, culturas e pessoas de todos os cantos do país, proporcionando experiências únicas.

Além de ampliar seus conhecimentos das várias áreas existentes na engenharia civil e de novas tecnologias e construir pontes entre profissionais e estudantes, sempre da forma mais dinâmica.

Essa edição marcou presença na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Essa foi a primeira edição que ocorreu na região Sudeste.

Realizado sem fins lucrativos, o ENEC é organizado por suas entidades de base filiadas e realizado pela FENEC (Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil).

Reunir os futuros engenheiros com o objetivo de partilhar conhecimento, conhecer inúmeras pessoas e reunir também os melhores profissionais da área.

Obtenha mais informações sobre o ENEC no site do congresso.

3. DINAME – XVII Simpósio Internacional sobre Problemas Dinâmicos de Mecânica

O DINAME – XVII Simpósio Internacional sobre Problemas Dinâmicos da Mecânica é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciências e Engenharia Mecânica – ABCM, e organizado pelo Comitê de Dinâmica.

Desde 1986, o DINAME tem sido um fórum vívido para pesquisadores e engenheiros, brasileiros e internacionais. Eles se reúnem para publicar e discutir desenvolvimentos relacionados a problemas dinâmicos da mecânica.

O objetivo da DINAME é proporcionar aos participantes um ambiente que favoreça o intercâmbio pessoal e científico, em regime de imersão durante uma semana inteira, ocorrendo a cada 2 anos.

Para este objetivo, um único formato de sessão é adotado para a apresentação oral de todos os documentos aceitos.

Foram negociadas tarifas especiais para que todos os participantes possam ser alojados em pensão completa no hotel onde as atividades técnicas terão lugar.

O inglês é adotado como a língua oficial do simpósio, para ser usado na elaboração dos trabalhos escritos e apresentações orais.

Todos os trabalhos apresentados serão incluídos nos procedimentos da conferência em que todos os trabalhos apresentados serão registrados pelo DOI e disponibilizados em base de acesso livre.

Os temas de interesse são:

  • Dinâmicas estruturais e vibrações
  • Acústica e vibração
  • Estruturas inteligentes
  • Dinâmicas não-lineares
  • Dinâmicas de veículos
  • Sistemas de múltiplos corpos
  • Robótica
  • Sistemas mecatrônicos
  • Rotordinâmica
  • Controle de sistemas mecânicos e robóticos
  • Quantificação de incerteza
  • Dinâmica estocástica

Quer saber mais sobre o DINAME? Visite o site do evento para saber mais.

4. Congresso Brasileiro do Concreto

congresso de engenharia civil

Esse congresso é um evento técnico-científico de divulgação da tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).

Anualmente são apresentados diversos trabalhos em sessões orais e em sessões de pôsteres do evento, sobre os temas gestão e normalização.

Os melhores trabalhos são publicados nos anais do evento. Esses trabalhos são submetidos por autores de instituições de ensino e pesquisa, bem como de centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas, do Brasil e do exterior.

Os congressistas têm ainda a oportunidade de aprender com a experiência de pesquisadores e engenheiros estrangeiros convidados para as conferências plenárias do Congresso Brasileiro do Concreto.

São feitas premiações no Congresso em Concursos Estudantis e também são promovidos cursos.

O Congresso Brasileiro do Concreto conta com eventos paralelos, e neste ano os temas trabalhados serão:

  • Gestão e Normalização
  • Materiais e Propriedades
  • Projeto de Estruturas
  • Métodos Construtivos
  • Análise Estrutural
  • Materiais e Produtos Específicos
  • Sistemas Construtivos Específicos
  • Sustentabilidade

Dentre as mudanças realizadas, destaca-se a criação da diretoria de Concursos Estudantis.

Em reconhecimento à participação expressiva dos estudantes nas edições mais recentes do Congresso Brasileiro do Concreto e para fortalecer ainda mais a integração das próximas gerações ao universo do concreto.

Para mais informações sobre o Congresso Brasileiro de Concreto, visite o site!

5. XXIV SNPTEE – XXIV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

Além dos congressos, existem seminários. Para os estudantes de Engenharia Elétrica, é interessante participar do XXIV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica.

Sendo o maior e mais importante evento do setor elétrico brasileiro, esse evento é promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRÉ-Brasil) e, nesta edição, está sendo coordenado pela Companhia Paranaense de Energia (COPEL).

O SNPTEE é realizado a cada dois anos, sempre no mês de outubro e com duração de quatro dias. O CIGRÉ- Brasil é a entidade promotora e a organização do evento segue um sistema de rodízio entre oito empresas convidadas pelo Comitê.

Esta é a quarta vez que a Copel organiza o Seminário – a última edição a cargo da empresa foi a de 2005, muito elogiada pelos participantes.

“O SNPTEE é uma instituição no país e o principal fórum para disseminação de conhecimento sobre o setor elétrico. Vamos nos empenhar ao máximo para realizar um evento grandioso e que fique marcado na história”, destaca o diretor presidente da Copel Geração e Transmissão, Sergio Lamy

O objetivo é promover a disseminação de conhecimento técnico e científico, inovação, networking, reunindo os melhores profissionais e as maiores empresas!

Saiba mais sobre o seminário!

6. IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação

O Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação – COBEF é o maior evento nacional na área de Engenharia de Fabricação, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

Tem como missão proporcionar um amplo fórum para apresentações e discussões críticas dos novos resultados da pesquisa básica e aplicada a tecnologias de fabricação.

O COBEF é o fórum apropriado para profissionais dos setores industrial e acadêmico discutirem temas de cunhos tecnológico e científico de seus interesses e em sintonia com as realidades brasileira e mundial.

As áreas abordadas no COBEF compreendem as temáticas de:

  •         Fundição
  •         Usinagem
  •         Metrologia
  •         Tribologia
  •         Conformação
  •         Metalurgia do Pó
  •         Manufatura Virtual
  •         Engenharia de Superfícies
  •         Soldagem e União de Materiais
  •         Novas Tecnologias de Fabricação
  •         Processos de Adição de Materiais
  •         Processamento de Materiais Não Metálicos e Compósitos
  •         Projeto Manufatura e Montagem: Planejamento, Gestão e Automação

No site do evento você pode encontrar mais informações.

7. Congresso ABES/Fenasan 

congresso de engenharia e feira de engenharia

Pela 1ª vez no Brasil, os dois maiores eventos de saneamento, estarão juntos numa edição única e exclusiva.

Trata-se de uma realização conjunta das duas entidades de maior representatividade técnica em saneamento no País: a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e a AESABESP (Associação dos Engenheiros da Sabesp).

O tema central do congresso será: “Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento”.

Em 2017, serão 25 mil m² onde se espera receber mais de 4.000 congressistas, 17 mil visitantes e 200 expositores.

Em uma edição única e exclusiva, em São Paulo – SP, serão reunidos os três eventos mais tradicionais do setor.

Juntos, constituirão a maior realização de cunho técnico e mercadológico, em saneamento ambiental e meio ambiente, já realizado no continente americano.

Além das mesas redondas, apresentações de trabalhos técnicos e palestras comerciais, é uma oportunidade única de capacitações, vivências, experimentações e troca de conhecimento!

Com uma variada programação preparada para encantar os congressistas, apresentada por quem faz e atua em cada área do setor.

Essa edição aconteceu entre os dias 2 a 6 de outubro de 2017, no moderno espaço “São Paulo Expo”. Trata-se do antigo Centro de Convenções Imigrantes, que foi totalmente reformulado e ampliado.

No primeiro dia foi celebrada a sua solenidade de abertura. Os dias seguinte foram reservados para as ações do Congresso e da Feira. E no último dia houve uma programação de visitas técnicas.

Empresas e profissionais de todo o Brasil estarão presentes trocando experiências, melhores práticas, discutindo as realidades e desafios regionais durante os quatro dias do evento.

Além disso, diversas delegações internacionais estarão enriquecendo ainda mais o debate e conhecimento.

Saiba mais sobre o Congresso ABES/Fenasan!

Gostou? Já está se preparando para o seu próximo Congresso de Engenharia? Saiba também quais os maiores congressos de administração do país!

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos