Imagine que você está organizando um grande evento acadêmico voltado para estudantes e quer garantir um alto número de inscrições. Onde você vai investir?
O TikTok pode ser uma ótima alternativa!
Isso porque 38,5% do público da plataforma são de jovens entre 18 e 24 anos. Assim, é um espaço ideal para divulgar qualquer tipo de evento de forma criativa e envolvente.
Com 98,6 milhões de usuários no Brasil, o TikTok permite que organizadores de eventos alcancem um público amplo de maneira atraente.
Além disso, é possível investir em TikTok Ads, a ferramenta de anúncios da plataforma.
Mas não se preocupe se você nunca usou o TikTok para promover eventos. Este guia vai te ensinar do básico ao avançado. Vamos lá?
Basicamente, o TikTok é uma rede social de compartilhamento de vídeos curtos que viralizou entre os jovens. Mas agora ganha espaço entre diversas faixas etárias.
A rede social é conhecida por ter conteúdos mais dinâmicos, desafios virais e alta taxa de engajamento. Isso faz com que ela prenda muito a atenção dos seus usuários.
Estima-se que o usuário médio passe cerca de 55 minutos por dia criando e assistindo vídeos na plataforma.
Devido a alta taxa de engajamento, o TikTok é ideal para quem quer criar comunidades, divulgar eventos e conteúdos de valor.
Com vídeos virais e atrativos, você pode chamar a atenção de pessoas interessadas em acompanhar seu conteúdo e participar do seu evento.
O TikTok Ads é a plataforma de publicidade paga do TikTok. Ela permite que marcas e organizadores de eventos criem campanhas para atingir públicos específicos.
Com ele, você pode segmentar anúncios de acordo com idade, interesses, localização e comportamento dos usuários dentro da plataforma.
Assim, seus anúncios serão exibidos exatamente para quem tem mais chances de se interessar pelo seu evento.
-> Veja também: como criar anúncios para eventos no Instagram
Investir no TikTok Ads para eventos pode trazer vários benefícios, como:
Criar um anúncio no TikTok Ads é simples. Basta seguir estes passos:
O primeiro passo é acessar o TikTok Ads Manager e cadastrar-se;
Depois, você vai informar ao TikTok qual é o objetivo da sua campanha.
Você pode escolher entre venda de um produto ou serviço, conversões no site, geração de leads, tráfego, entre outros.
Agora é hora de configurar a parte mais técnica da sua campanha.
A depender do tipo de anúncio que você vai fazer, será necessário adicionar informações para metrificá-lo.
Por exemplo, inserir um pixel para acompanhamento de metas, site do evento, entre outros. Basta preencher as informações solicitadas no site.
Nesse momento, você pode inserir uma peça de anúncio (criativo) específica ou selecionar um post do seu próprio perfil do TikTok.
Mas é importante seguir algumas boas práticas:
Finalmente, é hora de segmentar seu público.
O TikTok permite segmentações avançadas, incluindo idade, gênero, localização, interesses e comportamento do usuário.
-> Veja também: saiba como criar uma persona para seu evento
Então, aproveite essa funcionalidade para garantir que seu evento chegue ao público que vai gostar do seu evento.
Muita gente pergunta quanto custa para anunciar no TikTok. Mas a resposta é bem parecida com o formato em outras redes socais: depende do seu lance.
O TikTok Ads funciona com um modelo de lances. Então, você pode ajustar seus investimentos para alcançar o melhor desempenho dentro da sua estratégia.
Por fim, use as ferramentas de análise de dados do TikTok Ads para monitorar métricas como engajamento, cliques e conversões.
Com base nas informações, otimize sua campanha para alcançar melhores resultados.
1. Crie conteúdo envolvente: O TikTok prioriza criatividade e entretenimento. Produza vídeos curtos e dinâmicos mostrando conteúdos divertidos e didáticos, bastidores, depoimentos e falas importantes no evento.
@ryan.pascoal Video criativo de evento com 4 takes apenas no celular. #producaodevideo #videoscomcelular #videoscriativos ♬ som original – Ryan Pascoal
2. Use hashtags relevantes: Hashtags aumentam a visibilidade dos seus vídeos. Pesquise as mais populares para seu nicho e crie uma única para o seu evento.
Por exemplo, grandes eventos com o #RDSummit possuem hashtags próprias e os participantes podem ver os conteúdos gerados no evento por outros participantes. Isso aumenta o engajamento e estimula a produção de conteúdos orgânicos!
@stefanyathais Elogiando as pessoas no evento de marketing em SP! #rdsummit #momentordsummit @Resultados Digitais ♬ Another Love – 𝐏𝐌𝐕
3. Colabore com influenciadores: Parcerias com criadores de conteúdo podem ampliar seu alcance. Então, escolha influenciadores cujo público tenha interesse no seu evento.
Por exemplo, o Fire Festival sempre utiliza criadores de conteúdo para divulgar sua programação e cupons exclusivos.
@leticia.imai O @FIRE FESTIVAL, o maior evento da #creatoreconomy abriu as inscrições para 2023! Acessa o meu perfil no Instagram – link nos stories – para garantir o seu lugar com valor proporcional 🔥 Alguém já foi? #firefestival @Hotmart ♬ som original – Leticia Imai | Criação
4. Participe de desafios: Os desafios do TikTok são uma excelente forma de viralizar. Crie ou participe de um relacionado ao seu evento para gerar engajamento.
Que tal mostrar o público do seu evento em conteúdos virais na rede? O Rock in Rio sempre gera conteúdos de amplo alcance com os looks dos participantes!
@andre.martins TODOS IMPECÁVEIS AAA 🥵🔥 • qual foi o seu preferido? comenta aí #foryou #fy ♬ Vegas (From the Original Motion Picture Soundtrack ELVIS) – Doja Cat
5. Interaja com a comunidade: Responda comentários, mensagens e incentive a participação do seu público para fortalecer o engajamento.
Você também pode gravar vídeos com seu público e estimular a conexão com pessoas reais nas redes sociais.
@hotmart O FIRE FESTIVAL é uma imersão de 3 dias de conteúdo e nossos participantes aprenderam muito! O que mais será que vem por aí?👀 #FIREFESTIVAL23 #hotmart #aprendizados #palestras #evento ♬ som original – Hotmart
6. Divulgue em outras redes sociais: Compartilhe seus vídeos do TikTok no Instagram, Facebook e Twitter para atrair mais visualizações;
7. Analise e otimize seus resultados: Utilize as ferramentas do TikTok para medir o desempenho e ajustar sua estratégia conforme os insights obtidos.
Finalmente, quando o seu número de participantes crescer, como você vai gerenciar todas essas pessoas?
Usar o TikTok Ads pode transformar a divulgação do seu evento, mas não vai te ajudar a lidar com a gestão completa.
Com uma plataforma de eventos robusta como a Even3 você pode:
Crie seu evento gratuitamente na Even3 e impulsione sua divulgação com o TikTok. Saiba mais: