Você já pensou em fazer um balanço anual para identificar ganhos e perdas nos eventos da sua empresa?
O final de ano é o momento ideal para refletir sobre as conquistas, identificar oportunidades de melhoria e planejar os próximos passos.
Com os relatórios certos, você pode chegar nesses resultados e compartilhar dados de valor com a sua equipe.
São informações sobre seus participantes, seu painel financeiro, Google Analytics, as atividades realizadas ao longo do ano e muito mais.
Saiba mais sobre:
- Por que relatórios são importantes?
- Tipos de relatórios para o balanço anual de eventos
- Como criar relatórios personalizados com a Even3
Os relatórios funcionam como um espelho da performance dos seus eventos, fornecendo dados valiosos que ajudam a:
- Entender o público: Quem são os participantes, qual público você atingiu ao longo do ano e como você pode continuar atingindo-o?
- Avaliar o retorno financeiro: Qual foi o faturamento total dos eventos realizados? Quais atividades tiveram maior impacto nas vendas?
- Identificar tendências: Que tipos de eventos geraram mais engajamento e participação?
- Guiar decisões futuras: Dados concretos ajudam a definir estratégias para o próximo ano, evitando erros e replicando acertos.
Normalmente, esses dados são apresentados a lideranças e equipes para demonstrar o valor dos eventos dentro do plano de negócio das empresas.
Além disso, essas informações detalhadas ajudam a ter insights para melhorar a organização dos próximos eventos.
Agora que você já sabe para quê os relatórios funcionam, veja alguns exemplos que você pode coletar de plataformas de eventos, como a Even3.
1. Relatório de vendas
Esse é um dos relatórios mais procurados por empresas. Afinal, é essencial acompanhar qual foi o valor geral arrecadado com as atividades proporcionadas pela empresa no ano.
Esse tipo de relatório deve discriminar individualmente o saldo de cada tipo de evento realizado e a soma dos saldos de todos os eventos.
-> Veja também: planilha de finanças para eventos
Para obtê-lo, é necessário que você conte com uma ferramenta que tenha coletado e armazenado os dados de vendas dos seus eventos.
Afinal, não dá para ficar anotando tudo manualmente, não é? Muitas informações podem se perder!
Hoje algumas plataformas de eventos já fazem esse compilado de dados.
Por exemplo, o plano Even3 Empresas disponibiliza um menu de Faturamento.
Por lá, você pode acompanhar dados como resumo do faturamento de eventos, valor total de entradas e saídas, transferências realizadas e contas bancárias cadastradas nos eventos.
2. Relatório de participantes
Outro relatório bastante usado no Even3 Empresas é o relatório de pessoas dos eventos.
Com ele, é possível acessar dados sobre os participantes inscritos nos eventos, como nome, e-mail, telefone, evento e categoria de inscrição.
Esse tipo de relatório pode te ajudar a:
- Entender o perfil do seu público a partir da categoria de inscrição;
- Visualizar os eventos com maior número de inscritos;
- Exportar os dados de contato para uma ferramenta de e-mail marketing e trabalhar a comunicação pós-eventos.
3. Google Analytics
Falando em perfil do seu público, outra ferramenta que pode te ajudar é o Google Analytics.
Ele utiliza dados de visitas do site para gerar métricas como localidade, dispositivos utilizados, tempo médio no site, páginas visitadas…
Tudo isso pode te dar um perfil mais detalhado dos seus participantes e do comportamento deles no digital.
No final do ano, esses dados podem ser apresentados à sua equipe para compor o perfil do seu público.
Depois, vocês podem criar campanhas de marketing mais específicas para atingir pessoas desse mesmo grupo.
Mas algumas plataformas de eventos podem te oferecer dados mais robustos.
Por exemplo, a Even3 possui um próprio Analytics. Por lá, você vai ver os dados de acesso do seu site de uma forma mais simplificada do que o Google.
Além disso, há também informações sobre perfil dos seus participantes e dados de vendas ao longo do evento, como momentos de pico de vendas, quedas, meios de pagamento mais utilizados e muito mais.
Assim, as informações mais importantes sobre seu público e o comportamento dele ficam centralizadas em um mesmo lugar, facilitando o gerenciamento do seu evento.
4. Relatório de atividades
A cada evento criado na Even3, é possível mapear as atividades geradas dentro da programação.
Como o nome já diz, um relatório de atividades traz uma visão geral das atividades criadas dentro da programação de um evento.
Nele, além do tipo de atividade e o nome, nós encontramos informações como:
- Data;
- Hora de início e fim;
- Inscrição;
- Quantidade de inscritos.
Assim, você consegue identificar quais foram as atividades mais realizadas no ano, como palestras, workshops, entre outros.
5. Relatório de certificados
Finalmente, como medir o impacto dos eventos organizados por sua empresa? Comece contabilizando quantas pessoas agora têm certificados!
Boa parte do seu público vai utilizá-los para comprovar conhecimento adquirido, abater horas complementares e valorizar a carreira profissional.
Logo, o número de certificados que você emitiu ao longo do ano é extremamente relevante!
Com um relatório detalhado dos eventos criados pela sua empresa, você pode obter o número de certificados emitido em cada evento e a soma de todos eles.
Além disso, é possível ter acesso a dados como o número de participantes credenciados, data do envio dos certificados e muito mais.
Para isso, utilizar uma plataforma de eventos como a Even3 é essencial. Afinal, ela realiza a coleta, armazenamento e organização desses dados para as empresas.
Algumas ferramentas facilitam a criação de relatórios para o balanço anual de eventos da sua empresa. Esse é o caso do Even3 Empresas.
O produto da Even3 é voltado para pessoas que organizam mais de um evento ao longo do ano, pois possui funcionalidades especiais como:
- Criação de relatórios: Crie relatórios direto na plataforma ou conte com a ajuda de especialistas para selecionar os dados mais relevantes para o seu balanço anual;
- Personalização de métricas: Crie planilhas com métricas mais detalhadas dos seus eventos, como categorias, formato, tipos de inscrições e muito mais;
- Portal de eventos: Organize e centralize todos os seus eventos em um único site acessível para seus participantes;
- Site de eventos: Edite e personalize sites para cada um dos seus eventos e use sua marca;
- Centralização de informações: Acesse todos os dados dos seus eventos em um único painel de controle;
- Atendimento VIP: Aproveite treinamentos e consultorias com os especialistas da Even3.
Para começar a criar seus relatórios, basta utilizar o plano de Even3 Empresas e acessar o menu de relatórios na plataforma.
Conheça as possibilidades: