Nos últimos anos, a forma como funciona um workshop tem atraído diversas pessoas interessadas em um aprendizado mais rápido e prático.
Afinal, já reparou como a maneira de consumir conteúdo mudou? A busca por ensino dinâmico tem crescido muito.
Inclusive, o workshop é o modelo de evento mais procurado na plataforma da Even3!
Mas você sabe como aproveitar essa oportunidade? Esse é o momento ideal para lançar seu workshop e atrair pessoas interessadas no que você tem a ensinar.
Tudo o que você precisa saber é:
Um workshop é um evento interativo e prático onde os participantes se reúnem para aprender, discutir e praticar habilidades ou conhecimentos específicos.
Diferente de palestras tradicionais, os workshops têm participantes ativos. Isto é, os envolvidos interagem, fazem perguntas e trabalham em projetos ou atividades relacionados ao tema.
Comumente, ele é realizado de forma presencial, pois o modelo facilita a interatividade e a correção de tarefas.
No entanto, workshops online têm se tornado cada vez mais comuns devido a alta demanda por aprendizado rápido e prático na web.
Assim, é só adaptar os materiais para o digital. Recorra a tecnologias que facilitam a organização de eventos e, se necessário, crie turmas menores.
Para entender como organizar seu workshop, é essencial conhecer a estrutura básica.
A maioria dos workshops acontecem em um dia, com carga horária de até 8 horas, e seguem um formato que inclui:
Introdução
Primeiramente, o facilitador vai introduzir o workshop.
Isto é, apresentar o tema, os objetivos, o cronograma do workshop e os materiais necessários. Neste momento, as expectativas serão alinhadas com os participantes.
Para ter uma introdução bem sucedida no seu workshop, é necessário que você organize com antecedência:
- Definição do tema e objetivos: Escolha bem o tema do workshop e os objetivos que você deseja alcançar. Eles serão reforçados pelo facilitador;
- Público alvo: Defina um perfil detalhado dos seus participantes para criar um workshop atrativo e que supra as expectativas;
- Planejamento logístico: Escolha o local, formato, data e horário do evento. Não esqueça de organizar também os materiais necessários para que ele aconteça.
- Seleção do facilitador: Facilitadores ou mediadores devem ser aptos para ensinar o conteúdo da melhor forma possível. A escolha de um facilitador ideal vai depender da: experiência do profissional, preferência do público e tema do workshop;
-> Saiba mais: Como escolher o melhor palestrante para o seu público
Apresentação teórica
Em seguida, é hora de iniciar a aula! Nesse momento, o mediador deve expor a parte teórica do tema.
Isso pode incluir uma palestra curta, apresentações de slides, vídeos educativos…
Para tanto, você deve organizar um:
- Plano de ensino: estrutura que contém o planejamento do workshop com temas a serem abordados. Insira materiais necessários para o evento acontecer, competências trabalhadas, atividades e produto final.
Atividades práticas
Após a teoria, chegamos na parte central do evento: a prática.
Nesse momento, os participantes se envolvem em atividades, exercícios ou projetos que os ajudam a aplicar o que aprenderam.
No entanto, para que sua prática seja bem sucedida é importante que você organize algumas questões previamente, como:
- Materiais didáticos: Os workshops precisam de materiais para viabilizar a prática do evento. Portanto, informe previamente aos participantes quais serão os materiais necessários e se você vai fornecê-los ou não.
- Inscrições: Em caso de fornecimento de material, analise o impacto financeiro que isso terá no seu evento. Se necessário, venda os materiais à parte ou inclua o valor na inscrição e discrimine isso aos participantes.
Pausas e coffee break
Se encaixar no seu planejamento, as pausas podem ser uma boa ideia para prender mais a atenção dos participantes e quebrar o gelo antes da discussão em grupo.
No caso dos workshops online, elas são obrigatórias após 2h de aula. Isso vai garantir que seus participantes não se sintam sobrecarregados.
Além disso, é bom promover networking nos intervalos, incentivar conversas com dinâmicas e usar a criatividade para aumentar a interação entre os participantes.
Discussão em grupo
Após se conhecerem melhor, seus participantes vão seguir para a etapa de discussão muito mais dispostos.
Nesse momento, é hora de compartilhar experiências, dúvidas e insights sobre as atividades recém realizadas.
Conclusão e feedback
No final, o facilitador resume os pontos principais, responde a perguntas pendentes e coleta feedback dos participantes para melhorar futuros workshops.
Para isso, você pode utilizar formulários de avaliação do evento atrelados aos certificados. Assim, será mais fácil coletar as impressões.
-> Veja também: 7 coisas que você PRECISA fazer quando o evento acaba
1. Venda ingressos online: Utilize uma plataforma online de gestão de eventos para criar um site de venda de ingressos online. Isso vai possibilitar um ambiente de compra seguro, maior controle financeiro, acompanhamento das vendas em tempo real e facilidade de divulgação;
2. Divulgue seu workshop: Convença seu público-alvo a fazer parte do seu evento! Esteja presente nos canais em que eles estão e crie peças publicitárias atrativas para seus potenciais participantes no Instagram, Google, Youtube, e-mail…
3. Engaje os participantes: Utilize técnicas interativas para manter os participantes engajados, como criar comunidades online;
4. Seja flexível: Esteja preparado para ajustar o cronograma e atividades conforme necessário;
5. Crie uma lista de materiais essenciais para o evento: Faça um checklist com os materiais para os participantes. Se necessário, inclua aluguel de espaço, estrutura de mesas e cadeiras, som, vídeo, internet…
6. Controle a entrada do evento: Organize um sistema de credenciamento para acompanhar quem esteve presente no evento e garantir certificados apenas para os participantes;
7. Avalie e melhore: Use o feedback dos participantes para melhorar futuros workshops;
8. Emita certificados: A comprovação do conhecimento adquirido é um dos maiores atrativos do workshop. Por isso, garanta um certificado seguro, com Token de Autenticação e emitido de forma automática após o fim do evento. Saiba como fazer isso: