Aprenda de uma vez como elaborar um minicurso

minicurso

Grande parte da vida acadêmica depende de quais congressos e eventos um estudante vai. Minicurso faz parte da programação de muitos eventos, sejam eles nacionais ou internacionais.

Os minicursos são planejados para poucas pessoas e com uma pequena duração. Mas fazem muita diferença na forma como o assunto é abordado. Então, faça questão de ter ao menos um minicurso na programação do seu evento.

Aprenda aqui como elaborar minicursos, para ter um evento mais interativo e que os participantes se sintam mais à vontade para aprender sobre o tema geral do seu evento.

O que é um minicurso?

É um evento de curta duração que busca apresentar e iniciar uma discussão sobre um assunto específico. Levando os alunos a aprenderem mais sobre uma 04área de interesse e tendo assim uma visão geral do assunto abordado.

O minicurso pode ocorrer como um evento único ou envolvido em uma programação maior, como de um congresso por exemplo.

Possuindo, por vezes, uma proposta teórico-prática, a qual leva os participantes a refletirem sobre o tema tratado e também a se colocarem em um local de atividade em relação ao assunto.

Como escolher o tema?

eventos que permitem que os professores ou até mesmo alunos, submetam propostas para realização de minicursos. Exigindo algumas informações prévias, como o tema do minicurso. Mas, como saber qual tema abordar?

Primeiro, você deve ter uma visão ampla da sua área de pesquisa e saber quais os temas que são possíveis de acordo com o evento que você pretende submeter.

Após isso, você pode localizar quais são os assuntos mais atuais e relevantes na área que você escolheu.

Saiba o público-alvo, assim você pode ajustar o planejamento, desde onde será realizado a qual palestrante convidar.

Você pode ter a intenção de falar para adolescentes e cometer o deslize de organizar a palestra focado no tema ‘saúde dos idosos’. Garanto que esse tema é importante, mas não para esse público-alvo.

Qual é o formato do minicurso?

Como o minicurso é um evento com a carga horária reduzida você já pode preparar uma proposta que não ultrapasse o período de 8h e tenha no mínimo 2h, fica a seu critério dividir em mais de um dia.

Pense também em como esse minicurso vai ser apresentado, se vai precisar de algum apoio tecnológico, como slides e notebook; se vai precisar de encartes ou guias para os participantes. Tudo isso deve ser planejado antes e, se necessário, informado à coordenação do evento.

É importante também pesquisar qual o público que seu minicurso vai ter, pois se participantes surdos estiverem interessados, deve-se procurar um intérprete de LIBRAS, para que eles também acompanhe as informações que serão apresentadas.

Como escolher o palestrante?

Quem vai ministrar o minicurso é uma escolha importante, pois esse pesquisador deve ter domínio do assunto e ser acessível aos alunos. Não adianta apenas entrar em contato com o profissional mais acessível, você deve observar a área de atuação.

Preocupe-se também com o palestrante, saiba quais são as suas necessidades, caso ele precise viajar para participar do seu evento ele vai ter acomodação? E alimentação? Vai ser por sua conta ou pela organização? Todas essas perguntas devem ser respondidas e avaliadas antes de contatar alguém de outra universidade ou outro estado.

Posso emitir certificado?

Não só pode como deve! Os participantes do seu minicurso vão precisar de alguma comprovação, pois em sua maioria serão universitários que precisam de horas-extra para cumprir a carga horária do curso.

Também prepare para o palestrante, pois cada participação em eventos possui uma validade científica, tanto para o pesquisador quanto para a universidade na qual ele pesquisa.

A emissão do certificado também torna o seu evento mais significativo, seus participantes se interessam, gerando então um interesse maior no seu evento.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como elaborar um minicurso implemente essa prática nos seus eventos.

Você vai perceber uma interação maior entre os participantes e o tema proposto, além de transmitir conhecimento de forma fácil e prática.

Ah, e não esquece de contar pra gente como foi o planejamento do seu minicurso!

modelos de certificados para eventos

Comentários

comments

RECEBA Nossas Novidades

Comments