Como registrar no Google Scholar um trabalho publicado

Se você já passou meses trabalhando para completar teses e artigos acadêmicos e se baseando em conhecimentos já existentes para finalizar sua pesquisa, sua intenção agora é compartilhar seu trabalho com o público. Uma prática muito comum é registrar no lattes um trabalho publicado nos Anais de um Evento.

Outra maneira de fazer isso é incluir sua pesquisa científica (artigos, teses, livros, anais de eventos e etc.) na ferramenta de busca Google Scholar. Mas, por onde começar? Montamos o passo a passo para que você torne seu trabalho disponível para todos!

O que é o Google Scholar?

O Google Scholar, também chamado de Google Acadêmico, surgiu no final de 2004 e o seu propósito é ser uma ferramenta de busca de informações científicas.

O Google Scholar, além de ser um buscador, ele incorpora os dados extraídos das referências bibliográficas dos documentos, tais como artigos, teses de mestrado/doutorado, entre outros. Por isso, essa ferramenta do Google passou a trazer informações baseadas no impacto dos trabalhos medido pelo número de citações que outros autores faziam de um determinado trabalho.

O Google Scholar permite que os usuários pesquisem cópias digitais ou físicas de artigos, seja online ou em bibliotecas. Ele é importante para os acadêmicos tanto na hora de pesquisar referências bibliográficas, quanto para o compartilhamento de conhecimento com outros pesquisadores e estudantes. Além disso, existem vários sites de pesquisa que auxiliam nesse processo!

Crie um perfil no Google Scholar

O primeiro passo é criar o seu perfil. Para isso acesse scholar.google.com e no topo da página, clique na opção ‘Minhas Citações(). Faça login na sua conta do Google. Não tem uma conta no google? Crie aqui.

Nesta página, você poderá criar o seu perfil no Google Scholar.

 

 

Lembre-se de incluir o máximo de informação que puder, tais como foto do perfil, email institucional, afiliações e as áreas de interesse. Eu recomendaria que você tornasse seu perfil público. Isso tornará você mais visível para outros pesquisadores e estudantes.

Depois de criar seu perfil você já pode adicionar seus trabalhos científicos.

Enviando seus trabalhos

Se você vai incluir apenas um documento, por exemplo, sua tese de mestrado ou um artigo científico, você pode fazer isso manualmente. Para isso, só precisa seguir os passos:

1) Para começar a adicionar o documento manualmente, acesse a página do Google Scholar.

2) Escolha a opção Conference

3) Preencha os detalhes sobre o seu artigo (título, autor (es), data (s) de publicação, volume, editora, instituição.

4) Clique em salvar e se você preencheu tudo corretamente, uma mensagem aparecerá “Adicionar artigo ao seu perfil”. Parabéns!

Siga seu próprio perfil

Aqui está uma ótima dica: siga seu próprio perfil do Google Scholar!

Para isso, você precisa ir para o seu próprio perfil e no topo à direita, escolhe a opção ‘follow’. Preencha o seu e-mail e crie um alerta! Caso o Google adicione um novo artigo para o seu perfil ou uma nova citação, você receberá uma notificação por e-mail.

seguindo seu perfil no google scholar

Essa é uma excelente forma de receber as atualizações se outro pesquisar ou estudante citar o seu trabalho em algum texto acadêmico. Talvez você ainda possa entrar em contato com os autores e conversar sobre a pesquisa. É uma ótima forma de expandir o networking e criar novas relações acadêmicas e profissionais.

Comentários

comments

RECEBA Nossas Novidades

Comments