7 razões para você utilizar o Google Scholar como fonte para a sua pesquisa

google scholar

Talvez você ainda não saiba o que é o Google Scholar. Mas, você se lembra das horas intermináveis na biblioteca, cercado de grandes enciclopédias você com certeza conheceu o mundo acadêmico antes da era da internet. Entender que a internet facilitou a vida dos estudantes é primordial para entender também que não é toda a informação que é confiável.

Chega de Wikipédia! O Google Scholar é uma fonte de pesquisa e referência construída pelos próprios pesquisadores, se tornando então confiável e válida também para divulgar sua pesquisa e assim ajudar outros os quais ainda estão iniciando.

1. O que é o Google Scholar?

google scholar

Voltado para informações acadêmicas, o Google Scholar, conhecido também como Google Acadêmico, facilita a pesquisa em uma base de dados ampla e confiável.

Ele faz uso da bibliografia dos arquivos já implementados em sua plataforma, buscando em teses, artigos, dissertações entre outras produções.

O Google Acadêmico permite que os próprios usuários adicionem suas produções. A partir desse banco de dados a plataforma seleciona os trabalhos que são mais citados conferindo assim uma relevância maior na hora da pesquisa.

2. Mas, em quê pode me ajudar?

Todo pesquisador iniciante busca apresentar a sua pesquisa para a comunidade acadêmica. O Google Scholar permite que a sua pesquisa tenha visibilidade e seja facilmente encontrada, invista na plataforma e disponibilize seu trabalho.

A quantidade de vezes que uma pesquisa é citada confere a ela um reconhecimento maior no assunto.

Assim que se pesquisa o tema que você está interessado o trabalho mais citado vai aparecer primeiro nas buscas. O Google entende que quanto mais a pesquisa for citada mais relevante ela é.

Se você está em busca de começar a sua pesquisa ou está com dificuldades de finalizar. O Google Acadêmico pode te ajudar a obter referências mais amplas e diversas.

Você pode procurar por diferentes pesquisadores e universidades, assim como pode ter acesso a artigos completos e até mesmo livros.

3. Qual a importância do Google Acadêmico?

plágio

Reunindo diversos pesquisadores e universidades, o Google Acadêmico torna essa interação mais fácil. Quebrando as barreiras impostas pela distância e também pelo idioma. Permitindo que os trabalhos sejam acessados de qualquer lugar.

A quantidade de pesquisas sendo feitas em universidades ao redor do mundo é incontável,  então essa facilidade da plataforma auxilia os usuários a busca e divulgação.

4. Algumas vantagens

O Google Acadêmico é um buscador por natureza, então cada pesquisa é organizada por meio de palavras-chaves. Para que você encontre qualquer pesquisa ou livro sobre um tema do seu interesse de forma mais fácil e ágil.

Caso você seja um pesquisador ao utilizar essas palavras-chaves na sua pesquisa, você faz com que ela seja encontrada com mais rapidez.

A plataforma de busca utiliza as referências das pesquisas já inseridas, ou seja, a partir das referências das pesquisas já cadastradas o Google Scholar gera seu banco de dados. Ampliando exponencialmente a quantidade dos documentos existentes.

5. Desvantagens

Mas, para algumas áreas de conhecimentos a quantidade de produções na plataforma não é tão ampla, por exemplo, a área de humanidades não possui muitos artigos e livros cadastrados na plataforma, não quer dizer que as produções sejam poucas, mas são mais difíceis de encontrar na plataforma.

A forma com que o Google Acadêmico classifica a importância das pesquisas pode também dificultar a busca de pesquisas menos citadas mas que talvez sejam mais importante de acordo com o termo procurado e o seu objetivo.

6. Como usar o Google Acadêmico

google scholar

A forma de fazer a pesquisa no site é bastante parecida com a plataforma Google, tendo até mesmo uma apresentação parecida.

Além da utilização das palavras-chaves você pode fazer uma pesquisa mais detalhada especificando data, autor e até mesmo local da pesquisa, seja ela feita no Brasil ou não.

Mas, se você busca um resultado mais preciso, utilize a pesquisa avançada e pesquise por autor, ocorrência da palavra-chave, o título desejado, assim como pode ser feita uma busca por palavras ou frases exatas.

7. Como o Google Acadêmico auxilia novos pesquisadores

Se você for um pesquisador iniciante o ideal é que a sua pesquisa seja vista pelo maior número de pesquisadores e estudantes.

Com o seu trabalho sendo reconhecido na comunidade acadêmica ele pode atrair, inclusive, novas oportunidades de eventos e até mesmo bolsas de pesquisa, tornando assim a sua linha de pesquisa conhecida.

Para quem busca referências de trabalhos a plataforma também pode ser de grande ajuda. Além da pesquisa realizada você pode utilizar as referências que o próprio trabalho pesquisado no Google Acadêmico pode ter.

Dica extra: Como registrar no Google Scholar um trabalho publicado

O primeiro passo é criar o seu perfil. Para isso acesse o Google Scholar e no topo da página, clique na opção ‘Minhas Citações

Faça login na sua conta do Google. Não tem uma conta no google? Crie aqui.

Nesta página, você poderá criar o seu perfil no Google Scholar.

 

Lembre-se de incluir o máximo de informação que puder, tais como foto do perfil, email institucional, afiliações e as áreas de interesse.

Eu recomendaria que você tornasse seu perfil público. Isso tornará você mais visível para outros pesquisadores e estudantes.

Depois de criar seu perfil você já pode adicionar seus trabalhos científicos.

Enviando seus trabalhos

Se você vai incluir apenas um documento, por exemplo, sua tese de mestrado ou um artigo científico, você pode fazer isso manualmente. Para isso, só precisa seguir os passos:

1) Para começar a adicionar o documento manualmente, acesse a página do Google Scholar.

2) Escolha a opção Conference

3) Preencha os detalhes sobre o seu artigo (título, autor (es), data (s) de publicação, volume, editora, instituição.

4) Clique em salvar e se você preencheu tudo corretamente, uma mensagem aparecerá “Adicionar artigo ao seu perfil”. Parabéns!

Siga seu próprio perfil

Aqui está uma ótima dica: siga seu próprio perfil do Google Scholar!

Para isso, você precisa ir para o seu próprio perfil e no topo à direita, escolhe a opção ‘follow’. Preencha o seu email e crie um alerta! Caso o Google adicione um novo artigo para o seu perfil ou uma nova citação, você receberá uma notificação por e-mail.

seguindo seu perfil no google scholar

Essa é uma excelente forma de receber as atualizações se outro pesquisador ou estudante citar o seu trabalho em algum texto acadêmico.

Talvez você ainda possa entrar em contato com os autores e conversar sobre a pesquisa. É uma ótima forma de expandir o networking e criar novas relações acadêmicas e profissionais.

E então, já está pronto para utilizar tudo o que o Google Scholar pode te oferecer? A área científica depende dos próprios pesquisadores então use a tecnologia a seu favor!

Comentários

comments

RECEBA Nossas Novidades