colóquio

4 passos simples para organizar um colóquio

No mundo acadêmico existem inúmeras oportunidades de participar de eventos, e cada evento possui uma forma diferente de ser realizado. Entre esses eventos está o colóquio. Contando com características diferentes dos eventos mais comuns, como os congressos e simpósios.

Para te ajudar a sanar as dúvidas separamos aqui 4 dicas úteis para você entender como o colóquio funciona e qual é a melhor forma para realizá-lo.

1. O que é um colóquio?

Um colóquio é um encontro científico, que busca promover um espaço para conversa entre os participantes e os palestrantes.O colóquio também é uma reunião para tomar decisões com o auxílio de diversos pesquisadores. Essas decisões podem ser tomadas de formas diversas, uma delas é dividindo os participantes em pequenos grupos e após essa reunião ouvindo as considerações.

O tema é decidido antes do evento, sendo guiado pelo palestrante. Pode ocorrer da forma tradicional, no qual o palestrante apenas apresenta o tema; ou em forma de debate, abrindo oportunidades da participação da plateia. O colóquio pode inclui em sua programação a apresentação de trabalhos acadêmicos, mostrando as descobertas a respeito do tema debatido.

Os colóquios possuem um público-alvo delimitado. Profissionais ou interessados em realizar ações referentes ao tema discutido. Pois, com a presença de pessoas comprometidas com o assunto permite resultados mais qualificados observando do ponto de vista acadêmico e prático.

2. No que um colóquio é diferente de outros gêneros?

O colóquio é um evento que gera muitas dúvidas para os participantes e organizadores. Pois se parece com outros eventos, como a exposição do assunto pode se aproximar de uma mesa de discussões, a qual ocorre em congressos ou semanas acadêmicas.

Outra diferença do colóquio é que as discussões sobre o tema podem ser realizados em pequenos grupos de participantes do evento. Gerando uma compreensão maior sobre o tema, buscando ouvir todos os participantes e obter assim um feedback maior e mais preciso do tema discutido.

Por ser específico nos temas, o colóquio se caracteriza como um encontro mais restrito a pesquisadores, estudantes e profissionais envolvidos com o tema. Do que, por exemplo, um congresso ou jornada, que atraem além de envolvidos os interessados ao assunto proposto.

A duração dos eventos acadêmicos variam de acordo com o formato, por exemplo, o congresso pode ser realizado em 2 dias ou 7 dias. Um minicurso se constrói em 4 ou 8 horas. Já o colóquio possui uma duração média de 1 dia, dividido em debate e conclusões.

3. Como ele é realizado?

Para produzir um colóquio a primeira coisa que deve definir é o tema. Esse tema vai guiar todo o roteiro do colóquio, desde quem você vai convidar até o seu público-alvo. Disponibilizamos um roteiro para a produção de um evento, como o colóquio. Mas, fique livre para modificar de acordo com as suas preferências e necessidades.

Roteiro:

  • Abertura e boas vindas;
  • Apresentação dos componentes da mesa, incluindo o moderador; assim como a formação e qualificação dos palestrantes;
  • Breve exposição do assunto como introdução;
  • Debate do tema, incluindo a participação da plateia;
  • Reunião dos grupos e apresentação das ideias debatidas e qual o resultado obtido para que seja votado pela plateia.

4. Vale a pena participar de um colóquio?

Assim como outros eventos acadêmicos, colóquio visa informar os pesquisadores e estudantes sobre os estudos recentes relacionados ao tema central do evento. Então se você quer se informar sobre algum tema em específico um colóquio é uma ótima opção.

Como possuem o público-alvo definido, as submissões de trabalho são bem mais restritas. Então, se você possui aquele trabalho que só utilizou em uma disciplina o colóquio pode ser um bom evento para submeter.

Os debates realizados num colóquio são em grupos pequenos, favorecendo a comunicação. Ao contar com uma quantidade menor de pessoas as ideias são bem aproveitadas para relatar o resultado da discussão sobre o tema.

Para o seu colóquio ser realidade só falta você reunir a sua equipe e começar. Após ler essas dicas com certeza vai ficar mais fácil.

Já organizou um colóquio? Conta para a gente como foi a produção e quais dificuldades você teve.

Gostou? Deixe um comentário

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos