Você sabia que a interatividade em eventos é uma das melhores ferramentas para melhorar a experiência dos seus participantes? Deixa eu te falar o porquê:
A interatividade em eventos permite que os seus participantes tenham um maior engajamento, por meio de atividades presenciais ou mídias online.
Dessa forma, o seu evento elimina a possibilidade de uma experiência monótona para o participante, resultando em avaliações positivas e mais fidelização.
Por isso eu elaborei esse artigo completo, para você ler até o final e saber tudo sobre:
- O que é a interatividade em eventos?
- Tipos de interação em eventos
- Conheça 6 estratégias de interatividade em eventos
- Crie um evento interativo
A interatividade em eventos acontece quando o participante interage com diferentes atividades durante o evento, seja por meio da tecnologia ou não.
Essas atividades podem ser colocadas em prática dentro dos modelos presencial, online ou híbrido.
A interatividade em eventos aprimora a experiência do participante, eliminando a possibilidade de um evento pouco atrativo e com baixa adesão.
Por exemplo, você evita que a experiência do seu participante seja apenas entrar pela porta, sentar na cadeira e assistir a palestra.
Dessa forma, a interatividade se torna um benefício para o organizador, fazendo com que o seu evento se torne memorável.
Ainda, a interatividade em eventos pode ser colocada em diferentes perspectivas, criando diferentes tipos de interação.
Evento / Participante
Esse tipo de interação é a base para o engajamento de qualquer evento, acontecendo de duas maneiras:
1. Utilizando as atividades comuns de um evento:
- Palestras;
- Apresentações de trabalhos;
- Mesas-redondas;
- Momento para tirar dúvidas;
- E outras práticas.
2. Acrescentando novas práticas e tecnologias
Participante / Participante
É bem comum que muitos participantes busquem por esse tipo de interação com o intuito de ampliarem a sua rede de contatos.
Um ótimo exemplo disso são os ambientes de networking, como:
- Conferências;
- Feiras;
- Convenções.
E os coffee breaks, que podem acontecer no intervalo de qualquer um desses exemplos acima.
Participante / Patrocinadores
Essa interação é muito importante para você, organizador, principalmente se deseja potencializar o seu projeto de patrocínio!
O uso de estandes ajuda a apresentar a marca dos patrocinadores enquanto permite que os participantes tenham uma experiência diretamente com a marca.
Assim, é bem comum que esses estandes ofereçam pequenas demonstrações dos seus serviços e/ou produtos, trazendo o participante para mais perto.
Ainda, no formato online é possível potencializar essa interação com estandes online e espaços para patrocinadores no aplicativo do evento, como acontece na plataforma da Even3
1. Use um aplicativo para eventos
Usar um aplicativo para eventos, significa colocar o seu evento na palma da mão de todos os seus participantes, em tempo real.
Por meio desses aplicativos é possível enviar notificações ao vivo, informando sobre promoções e até mesmo sobre atividades que estão acontecendo naquele momento.
Assim, o aplicativo de eventos se torna uma linha de comunicação direta com os seus participantes, facilitando o direcionamento e também a informação para todos.
E não podemos esquecer que em caso do evento ser inteiramente online, a plataforma que disponibiliza o aplicativo pode servir como ambiente de organização do evento, fornecendo algumas funcionalidades, como:
- Streaming de áudio/vídeo;
- Chat ao vivo;
- Submissões;
- Certificados;
- E muito mais!
2. Faça quizzes
Indo bem direto ao ponto, um quiz nada mais é do que um termo em inglês, utilizado para um questionário de avaliação de conhecimentos.
Mas não se engane, pois mesmo sendo uma prática bem simples, o quiz é uma ferramenta muito poderosa de interação com o público.
Por exemplo, aos intervalos das palestras e apresentações, separe um tempo para realizar um quiz com o público, distribuindo prêmios para quem acertar mais perguntas.
Quem não vai querer responder aquela pergunta sobre um assunto que sabe? Ainda mais podendo receber premiações por isso? É interação pura!
E vale lembrar que o quiz é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto no presencial, quanto no online.
Assim, você pode utilizar ferramentas como:
3. Realize sorteios
Ao contrário dos quizzes, os sorteios não exigem qualquer tipo de conhecimento prévio dos seus participantes.
Dessa forma, os sorteios atingem um número muito maior de pessoas e as mantém com atenção redobrada ao momento do resultado.
Assim, você pode aproveitar o momento para trazer algumas informações sobre o evento, fazer agradecimentos e ainda divulgar os seus patrocinadores.
E caso você não saiba, a Even3 tem uma ferramenta gratuita de sorteios dentro da plataforma.
Para acessá-la, basta acessar a área de transmissão do evento, clicar em “Ferramentas” e escolher qual grupo fará parte do sorteio!
4. Incentive votações em tempo real
As votações em tempo real têm a intenção de engajar o público com decisões que possam determinar o andamento do evento.
Por exemplo, antes da realização do evento, organize diferentes tipos de atividades, que podem ser trocadas de acordo com a votação do público.
Ainda, as votações também podem ajudá-lo a receber feedbacks ao vivo, ajudando a entender o que está acontecendo em tempo real dentro do seu evento.
E claro, você pode até resolver pequenos problemas na mesma hora, mas não se esqueça de utilizar esses feedbacks como uma rápida pesquisa de satisfação para otimizar as suas próximas edições.
E se você ainda não conheça nenhum app para votação, conheça alguns que pode utilizar:
5. Promova networking
Como eu já citei acima, o networking é uma das melhores formas de promover interação entre os seus participantes.
Sendo assim, aposte na criação de ambientes de networking cada vez mais personalizados, deixando o seu público cada vez mais à vontade para compartilhar experiências.
Por exemplo, após escolher um lugar um lugar espaçoso e que permita uma boa circulação de pessoas, comece a idealizar o seu coffee break.
Sendo um momento dedicado para o descanso entre as atividades, o coffee break permite que os participantes interajam entre si enquanto têm um momento mais descontraído.
Ainda, não se limite apenas a escolha do espaço presencial, pois o networking também pode ser colocado em prática nos modelos online e híbrido.
Para isso, basta que você tenha uma plataforma que permita a interação entre os seus usuários em tempo real, seja por streaming de vídeo/áudio ou chat ao vivo.
Algumas delas são:
- Google Meet
- Even3 Streaming;
- Zoom;
- Skype;
- Microsoft Teams;
- Discord.
6. Disponibilize um sistema de matchmaking
O networking acontece popularmente durante o evento, o que depende da interação em tempo real entre os seus participantes.
Mas com um sistema de matchmaking, essa prática pode ser feita antes do evento.
O matchmaking é o processo de cruzar informações entre duas pessoas, fazendo com que elas tenham um “match”, uma combinação entre os seus interesses e hobbies.
E para o mundo dos eventos isso é adaptado utilizando informações acadêmicas e/ou corporativas, como:
- Áreas de interesse;
- Área de atuação;
- Cargo;
- Hobbies.
Dessa forma, as pessoas serão conectadas umas às outras antes mesmo do evento, facilitando a troca de contatos e compartilhamento de informações.
Assim, você descomplica o processo de networking e ainda agrega valor à organização do seu evento!
Agora que você já sabe tudo o que pode fazer para aumentar a interatividade nos seus eventos, você sabia que pode fazer tudo isso em uma única ferramenta?
Na Plataforma da Even3, você pode realizar quizzes, enquetes e até mesmo sorteios de forma gratuita!
Se interessou? Então clique no botão abaixo, crie o seu evento e tenha várias opções de interação!