Aprenda tudo sobre interatividade em eventos

Você sabia que a interatividade em eventos é uma das melhores ferramentas para melhorar a experiência dos seus participantes? Deixa eu te falar o porquê:

A interatividade em eventos permite que os seus participantes tenham um maior engajamento, por meio de atividades presenciais ou mídias online.

Dessa forma, o seu evento elimina a possibilidade de uma experiência monótona para o participante, resultando em avaliações positivas e mais fidelização.

Por isso eu elaborei esse artigo completo, para você ler até o final e saber tudo sobre:

A interatividade em eventos acontece quando o participante interage com diferentes atividades durante o evento, seja por meio da tecnologia ou não.

Essas atividades podem ser colocadas em prática dentro dos modelos presencial, online ou híbrido.

A interatividade em eventos aprimora a experiência do participante, eliminando a possibilidade de um evento pouco atrativo e com baixa adesão.

Por exemplo, você evita que a experiência do seu participante seja apenas entrar pela porta, sentar na cadeira e assistir a palestra.

Dessa forma, a interatividade se torna um benefício para o organizador, fazendo com que o seu evento se torne memorável.

Ainda, a interatividade em eventos pode ser colocada em diferentes perspectivas, criando diferentes tipos de interação. 

Manual da Experiência do Participante

Evento / Participante

Esse tipo de interação é a base para o engajamento de qualquer evento, acontecendo de duas maneiras:

1. Utilizando as atividades comuns de um evento:

2. Acrescentando novas práticas e tecnologias

Participante / Participante

É bem comum que muitos participantes busquem por esse tipo de interação com o intuito de ampliarem a sua rede de contatos.

Um ótimo exemplo disso são os ambientes de networking, como:

  • Conferências;
  • Feiras;
  • Convenções.

E os coffee breaks, que podem acontecer no intervalo de qualquer um desses exemplos acima.

Participante / Patrocinadores

Essa interação é muito importante para você, organizador, principalmente se deseja potencializar o seu projeto de patrocínio!

O uso de estandes ajuda a apresentar a marca dos patrocinadores enquanto permite que os participantes tenham uma experiência diretamente com a marca.

Assim, é bem comum que esses estandes ofereçam pequenas demonstrações dos seus serviços e/ou produtos, trazendo o participante para mais perto.

Ainda, no formato online é possível potencializar essa interação com estandes online e espaços para patrocinadores no aplicativo do evento, como acontece na plataforma da Even3

projeto de patrocínio para eventos

1. Use um aplicativo para eventos

Usar um aplicativo para eventos, significa colocar o seu evento na palma da mão de todos os seus participantes, em tempo real.

Por meio desses aplicativos é possível enviar notificações ao vivo, informando sobre promoções e até mesmo sobre atividades que estão acontecendo naquele momento.

Assim, o aplicativo de eventos se torna uma linha de comunicação direta com os seus participantes, facilitando o direcionamento e também a informação para todos.

E não podemos esquecer que em caso do evento ser inteiramente online, a plataforma que disponibiliza o aplicativo pode servir como ambiente de organização do evento, fornecendo algumas funcionalidades, como:

  • Streaming de áudio/vídeo;
  • Chat ao vivo;
  • Submissões;
  • Certificados;
  • E muito mais!

2. Faça quizzes

Indo bem direto ao ponto, um quiz nada mais é do que um termo em inglês, utilizado para um questionário de avaliação de conhecimentos.

Mas não se engane, pois mesmo sendo uma prática bem simples, o quiz é uma ferramenta muito poderosa de interação com o público.

Por exemplo, aos intervalos das palestras e apresentações, separe um tempo para realizar um quiz com o público, distribuindo prêmios para quem acertar mais perguntas.

Quem não vai querer responder aquela pergunta sobre um assunto que sabe? Ainda mais podendo receber premiações por isso? É interação pura! 

E vale lembrar que o quiz é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto no presencial, quanto no online.

Assim, você pode utilizar ferramentas como:

3. Realize sorteios

Ao contrário dos quizzes, os sorteios não exigem qualquer tipo de conhecimento prévio dos seus participantes.

Dessa forma, os sorteios atingem um número muito maior de pessoas e as mantém com atenção redobrada ao momento do resultado.

Assim, você pode aproveitar o momento para trazer algumas informações sobre o evento, fazer agradecimentos e ainda divulgar os seus patrocinadores.

E caso você não saiba, a Even3 tem uma ferramenta gratuita de sorteios dentro da plataforma.

Para acessá-la, basta acessar a área de transmissão do evento, clicar em “Ferramentas” e escolher qual grupo fará parte do sorteio!

4. Incentive votações em tempo real

As votações em tempo real têm a intenção de engajar o público com decisões que possam determinar o andamento do evento.

Por exemplo, antes da realização do evento, organize diferentes tipos de atividades, que podem ser trocadas de acordo com a votação do público.

Ainda, as votações também podem ajudá-lo a receber feedbacks ao vivo, ajudando a entender o que está acontecendo em tempo real dentro do seu evento.

E claro, você pode até resolver pequenos problemas na mesma hora, mas não se esqueça de utilizar esses feedbacks como uma rápida pesquisa de satisfação para otimizar as suas próximas edições.

E se você ainda não conheça nenhum app para votação, conheça alguns que pode utilizar:

5. Promova networking

Como eu já citei acima, o networking é uma das melhores formas de promover interação entre os seus participantes.

Sendo assim, aposte na criação de ambientes de networking cada vez mais personalizados, deixando o seu público cada vez mais à vontade para compartilhar experiências.

Por exemplo, após escolher um lugar um lugar espaçoso e que permita uma boa circulação de pessoas, comece a idealizar o seu coffee break.

Sendo um momento dedicado para o descanso entre as atividades, o coffee break permite que os participantes interajam entre si enquanto têm um momento mais descontraído.

Ainda, não se limite apenas a escolha do espaço presencial, pois o networking também pode ser colocado em prática nos modelos online e híbrido.

Para isso, basta que você tenha uma plataforma que permita a interação entre os seus usuários em tempo real, seja por streaming de vídeo/áudio ou chat ao vivo.

Algumas delas são:

  • Google Meet
  • Even3 Streaming;
  • Zoom;
  • Skype;
  • Microsoft Teams;
  • Discord.

6. Disponibilize um sistema de matchmaking

O networking acontece popularmente durante o evento, o que depende da interação em tempo real entre os seus participantes.

Mas com um sistema de matchmaking, essa prática pode ser feita antes do evento.

O matchmaking é o processo de cruzar informações entre duas pessoas, fazendo com que elas tenham um “match”, uma combinação entre os seus interesses e hobbies.

E para o mundo dos eventos isso é adaptado utilizando informações acadêmicas e/ou corporativas, como:

  • Áreas de interesse;
  • Área de atuação;
  • Cargo;
  • Hobbies.

Dessa forma, as pessoas serão conectadas umas às outras antes mesmo do evento, facilitando a troca de contatos e compartilhamento de informações.

Assim, você descomplica o processo de networking e ainda agrega valor à organização do seu evento! 

Agora que você já sabe tudo o que pode fazer para aumentar a interatividade nos seus eventos, você sabia que pode fazer tudo isso em uma única ferramenta?

Na Plataforma da Even3, você pode realizar quizzes, enquetes e até mesmo sorteios de forma gratuita!

Se interessou? Então clique no botão abaixo, crie o seu evento e tenha várias opções de interação!

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