Palestrante para evento online: imagem de destaque

3 dicas para escolher um palestrante para evento online

Imagina que você planejou tudo para o seu evento online, mas deixou os palestrantes por último. E agora?

Na prática você verá que essa é uma das atividades que mais demanda energia e planejamento, principalmente nos eventos virtuais.

Por esse motivo, o palestrante para eventos online precisa ainda mais da sua atenção.

Com isso em mente, aqui vão algumas dicas para te ajudar:

Como escolher o melhor palestrante para o seu evento online?

1. Conheça o seu público

À primeira vista, escolher um palestrante parece muito semelhante para todos os tipos de eventos.

No entanto, vale lembrar que o perfil do seu público depende do formato escolhido.

Por exemplo, é comum que eventos online tenham mais dificuldade para promover a interatividade entre os participantes.

Por esse motivo, o palestrante do evento online deve saber engajar a audiência e ser atrativo.

Portanto, antes de defini-lo, analise quem é o seu público e quais são as suas preferências, tanto temáticas, como de convidados.

Nesse caso, você pode fazer uma pesquisa de público ou promover pesquisas de satisfação em eventos já finalizados.Modelo de Pesquisa de Público

2. Defina os objetivos do seu evento online

Ainda falando das especificidades do evento online, definir um objetivo vai te ajudar a estabelecer quanto você quer investir para atingi-lo.

Isto é, a escolha do seu palestrante deve estar diretamente ligada aos seus objetivos e planejamento financeiro.

Nesse sentido, lembre-se de analisar:

  • Quanto você pode gastar para contratar um palestrante;
  • Se é o momento ideal para convidá-lo;
  • Quantas pessoas têm interesse em vê-lo;
  • Qual é o tipo de transmissão online ideal para abarcar todo o público esperado.

3. Encontre o perfil ideal do seu palestrante

Após essa pesquisa, certamente você será capaz de definir o perfil ideal do palestrante para o seu evento online.

No geral, é interessante determinar isso para buscar as melhores opções.

Por exemplo, se ele deve ser especialista ou influenciador, se é mais extrovertido ou pragmático, etc.

É ideal que você tenha mais de uma opção, já que a disponibilidade dos palestrantes depende de suas agendas pessoais.

Assim, para organizar horários e acompanhar as confirmações, você pode listar suas opções em uma planilha, como a Planilha Obrigatória para o Planejamento de Eventos da Even3:Baixe agora a planilha obrigatória para o planejamento de eventos

Mas lembre-se: eventos online possuem benefícios como a transmissão gravada.

Então, caso faça sentido, você pode encaixar algumas atividades gravadas na sua programação e, assim, garantir até mesmo a presença de palestrantes mais famosos. Certamente isso chamará a atenção dos participantes!

Onde encontrar o palestrante para o seu evento online

1. Indicações

Sem dúvida, as indicações continuam sendo a principal forma de encontrar bons palestrantes para eventos online.

No entanto, é comum que eventos pequenos não tenham tantos contatos para conseguir estas informações.

Por isso, para conseguir boas indicações, recomendo que você:

  • Participe de outros eventos da área;
  • Entre em comunidades virtuais voltadas para o tema principal do seu evento;
  • Faça networking;
  • Realize estudos com eventos semelhantes e compare os nomes dos convidados;
  • Olhe o currículo dos palestrantes com atenção;
  • Busque profissionais famosos, mas também preste atenção em outras pessoas relacionadas a ele. Por exemplo, os orientandos de um professor renomado.

2. Redes sociais

Ao pensar na busca por palestrantes para eventos online, as redes sociais costumam ser a primeira opção!

Afinal, não dá para pensar mais no digital sem elas, não é?

Assim, as redes sociais costumam ser vitrines para palestrantes que buscam mostrar o seu trabalho, principalmente o Instagram e o Youtube.

Para encontrá-los, você pode investir em buscas mais genéricas, como digitar o nome “palestrante” na barra de pesquisa, por exemplo.

Ou procurar pela área de atuação do palestrante, pelo seu nome, caso você já tenha referências, ou por uma organização que possa fornecer alguns contatos.

LinkedIn

Ainda, dentro das redes sociais, vale a pena ressaltar o valor do LinkedIn para encontrar palestrantes para eventos online.

Na rede social, é bem comum vê-los divulgando suas habilidades profissionais, em áreas de atuações diversas.

Por isso, você pode achar boas opções apenas com uma busca por “Palestrante” na barra de pesquisa, seguida da área de atuação que você busca para o seu evento.

Mas, lembre-se de filtrar os profissionais e evitar cair em golpes ou charlatanismo.

Nesse caso, verifique sempre os currículos dos profissionais, comentários de terceiros, indicações, mídia e, em caso de eventos acadêmicos, o currículo Lattes

3. Agências de palestrantes

Se você quiser tornar esse processo ainda mais simples, as agências de palestrantes são a escolha certa!

Assim como as agências de influenciadores digitais, elas funcionam como facilitadoras, criando uma ponte entre o organizador e o palestrante, eliminando possíveis obstáculos de contato.

Além disso, nos sites dessas agências, você pode encontrar especialistas para temas diversos, como:

  • Negócios;
  • Saúde e Bem Estar;
  • Tendências;
  • Treinamentos e Workshops;
  • Crescimento Pessoal e Profissional;
  • Economia;
  • Tecnologia;
  • Educação;
  • E muitas outras.

Dessa forma, você filtra de forma automatizada e escolhe o que se encaixa melhor com o propósito e as finanças do seu evento.

5 dicas para preparar bem o seu palestrante para o evento online

Agora, uma vez que você já escolheu seu palestrante, manter o relacionamento com ele e prepará-lo é essencial.

Isso porque um evento online demanda alguns cuidados que nem todos estão cientes ou acostumados.

Além disso, você também precisa gerar uma experiência positiva para o palestrante se quiser que seu evento seja um sucesso e a presença dele seja garantida nas próximas edições.

Portanto, você já pode começar a seguir as dicas:

1. Seja organizado desde o primeiro contato

Uma vez que você já escolheu seus palestrantes, o e-mail oficializando o convite é essencial.

Não confie apenas nos acordos feitos em redes sociais!

Então, um e-mail introdutório deve ter um assunto que chame atenção e não se perca na caixa de entrada dos seus palestrantes.

Além disso, seu texto deve ter as informações básicas do evento e expressar as expectativas em relação à palestra do convidado, como data, horário e expectativa de público.

Alguns organizadores também enviam as instruções para a palestra, como os equipamentos utilizados e horários para ensaios.

Caso seu evento seja muito grande, uma boa dica é investir em uma plataforma para eventos com disparo de e-mails, como a Even3.

Assim, você pode criar só um padrão de e-mail e disparar para todos os palestrantes de uma só vez.

Criação de email na Even3
Tela de criação de e-mail na Even3

2. Treine e instrua seus palestrantes

De acordo com dados do Markletic, 38% dos problemas técnicos dos eventos acontecem no virtual.

Por isso, é importante que você pratique e deixe seus palestrantes preparados.

Embora isso não possa garantir a perfeição, certamente vai ajudar.

Portanto, você pode seguir um checklist um dia antes do evento e verificar se todos os equipamentos estão funcionando da maneira correta.

 

Além disso, é ideal que ensaie ou demonstre o funcionamento dos equipamentos para os palestrantes.

Tenha certeza que todo mundo sabe cumprir suas funções na transmissão online, mas não sobrecarregue seu palestrante.

Caso ele não se sinta seguro para o ao vivo, a transmissão gravada pode ser uma boa opção.

3. Compartilhe um manual de boas práticas

Pensando em facilitar ainda mais a vida do seu palestrante, você pode compartilhar um guia com ele.

Assim, você pode ensinar boas práticas que serão positivas tanto para o palestrante, como para o seu público, como dicas de iluminação e áudio para palestras online.

-> Veja o manual para palestrantes criado pela Even3

4. Garanta diversidade

De acordo com uma pesquisa da Bizzabo, em 2019, mais de 66% dos palestrantes de eventos eram homens. E esse padrão pode ser um problema!

Isso porque trazer palestrantes similares, que falam da mesma forma, sobre o mesmo assunto, não oferece diferentes perspectivas e novos conhecimentos ao participante. Isso torna o evento monótono e não traz atrativos!

Por isso, é importante trazer palestrantes diversos, com variados pontos de vista sobre um determinado assunto ou que abordam temáticas diferentes e instigantes.

Assim, essas diferenças poderão criar momentos de reflexão e aprendizado, gerando uma experiência única para os seus participantes.

5. Trabalhe o pós-evento

Quando o evento termina, você quase pode ouvir um “ufa” coletivo de toda comissão organizadora.

Mas os seus palestrantes devem ouvir outra coisa também: um obrigado!

Assim, depois do evento, continue a comunicação com os palestrantes para nutrir um relacionamento.

Você pode enviar um e-mail agradecendo a participação, pedindo um feedback e até informando as suas próximas ações.

Dessa maneira, você consegue organizar um evento de sucesso e criar um bom networking.

Aprenda a organizar um evento online completo

Por fim, você deve ter garantido uma das partes mais importantes do evento online, mas sabe que há mais algumas coisas pela frente, não é?

Então, que tal contar com a ajuda de um material gratuito e não deixar nada de fora?

Nossos especialistas em eventos transformaram a experiência da Even3 em um guia gratuito com as principais dicas e equipamentos para eventos online.

Antes de colocar seu evento no ar, dê uma olhada nesse passo a passo completo:Baixe agora o Manual do Primeiro Evento Online

 

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