Como proteger seus participantes de golpes de ingressos falsos

À medida que as tecnologias para venda de ingressos online evoluem, golpistas também tentam evoluir técnicas de golpes digitais. É o caso dos ingressos falsos.

Essa prática criminosa tem ameaçado os maiores eventos do Brasil. Por isso, tornou os compradores cada vez mais atentos.

Mas nada está perdido! Para que seu evento ofereça segurança e atraia participantes, você deve agir de forma preventiva aos golpes.

Afinal, a tecnologia pode ser sua maior aliada e ainda potencializar o seu evento.

Veja como você pode se proteger e proteger seus participantes de golpes de ingressos falsos:

Como organizar eventos seguros

1. Crie um site para eventos confiável

A primeira impressão virtual do seu evento será o site! Por isso, ele deve oferecer um visual atrativo.

Para começar, você deve criar uma identidade visual para ele.

 

Aposte em cores consistentes, escreva textos atrativos e não sobrecarregue o seu site com muitas imagens. Isso pode fazê-lo carregar mais devagar e não mostrar tudo.

Como mostramos no vídeo abaixo, há boas práticas que vão tornar seu site mais confiável e fácil de ser encontrado nas buscas do Google:

Além disso, mais importante do que o visual, é oferecer uma forma de inscrição segura.

Isto é, uma área de compras que proteja os dados dos seus participantes. Ela deve contar com formulário de inscrição e meios de pagamentos diversos.

Esse é o passo mais básico para passar a segurança de que seus ingressos não são falsos, mas é preciso tomar outros cuidados também.

2. Disponibilize formas de contato para seu participante

Uma das formas mais comuns de conquistar a confiança dos seus participantes é oferecendo formas de contato rápidas e fáceis.

Por isso, é interessante que você estabeleça um canal de contato oficial.

Opte por um site de eventos com informações sobre contato no final da página, assim como acontece nos sites criados através da Even3:

Área de contato com o organizador no site de eventos da Even3
Área de contato com o organizador no site de eventos da Even3

Esses são passos obrigatórios para qualquer evento. Mas você pode ir além e adicionar botões de contato na página de compra de ingressos também.

Por exemplo, na Even3 é possível adicionar um botão de Whatsapp ou Telegram no checkout e permitir que seus participantes tirem dúvidas no momento da compra.

Demonstração de suporte pelo Whatsapp na Even3
Botão de Whatsapp disponível para oferecer suporte na área de pagamento da Even3

Isso vai fazer com que eles se sintam mais seguros em relação à veracidade do evento e da organização.

É um passo essencial, principalmente, para eventos de grande porte! 

3. Crie perfis nas redes sociais

Ainda sobre a veracidade do evento, muitos participantes costumam buscar as informações nas redes sociais para checar se são verdadeiras.

Por isso, é essencial que você tenha contas nas redes, principalmente no Instagram.

Aliás, isso também vai te ajudar a divulgar o seu evento e ampliar seu alcance. Você pode até atingir participantes de outros estados e países!

Mas se você não sabe como começar um perfil no Instagram ou o que postar, pode contar com o auxílio de um conteúdo gratuito criado por nossos especialistas:Baixe agora o kit de marketing para eventos

4. Venda ingressos por meio de uma plataforma segura

Como já comentei, a página de pagamento é uma das áreas que mais necessita de segurança. Essa costuma ser a etapa onde os participantes tomam mais cuidado.

Por isso, você deve optar por uma plataforma que possibilite uma compra segura. Isto é, que ofereça diversas formas de pagamento e possua selos de segurança:

Selo de compra segura na página de pagamento da Even3

Além de garantir a compra segura dos seus participantes e atrair a confiança, uma plataforma de eventos também vai te proteger de pagamentos fraudulentos.

Por isso, nunca venda ingressos por fora da plataforma de eventos escolhida por você. Isso vai te proteger de golpes comuns, como o uso de cartões e contas falsas ou roubadas.

Ainda, as compras na plataforma também protegem seus participantes, que podem receber estornos ou reembolso com mais facilidade em pagamentos online. Como a lei e a política de reembolso do seu evento permitem.

Dessa forma, atente-se a mensagens que oferecem mais benefícios com compra e venda de ingressos fora da plataforma. Isso pode ser um sinal de golpe e você estará desprotegido!

5. Emita certificados com selo de autenticidade

Além dos ingressos, certificados também são alvos de golpes digitais.

Por isso, para garantir a segurança dos seus participantes e de instituições de ensino, seus certificados devem conter:

  • Horas complementares do evento;
  • Logos dos organizadores e parceiros do evento;
  • Assinatura dos organizadores;
  • Código de autenticidade.

O código de autenticidade de um certificado são números que garantem a exclusividade do documento.

Em plataformas de evento como a Even3, os códigos de autenticidade podem ser verificados no autenticador de documentos para checar se ele é verdadeiro e de qual evento foi emitido.

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6. Eduque seus participantes: como saber se um ingresso é falso

Ingressos falsos também ameaçam seu orçamento!

 

Afinal, imagina ter todo o trabalho de criar um grande evento e perder participantes para fraudes que imitam o seu evento?

Por isso, educar seus participantes é seu papel também. Assim, você deve instruí-los a se proteger dos golpes de ingressos falsos.

Uma boa ideia é utilizar os e-mails, notificações no aplicativo do evento ou até mesmo publicações nas redes sociais.

Você pode informá-los sobre como saber se um ingresso é falso através dos seguintes passos:

  1. Busque os perfis oficiais do evento ou do artista do evento nas redes sociais. Perfis oficiais de artistas costumam ter um selo de verificação azul ao lado do nome;
  2. Somente compre ingressos pelos links divulgados nos perfis oficiais do evento ou dos artistas;
  3. Desconfie de preços abaixo dos valores de mercado;
  4. Não compre em sites paralelos que vendem ingressos após esgotar no site oficial;
  5. Atenção ao nome da empresa que emite os ingressos! Compre na plataforma de locais de venda confiáveis;
  6. Evite comprar ingressos digitais de vendedores não oficiais ou pessoas físicas. Se for comprar de terceiros, compre de pessoas próximas e confiáveis;
  7. Desconfie se o formulário de inscrição solicitar dados financeiros que fogem da finalidade da compra do ingresso.

7. Escolha uma plataforma de eventos confiável

Falando em plataformas para vender ingressos online, esse é um ponto essencial na segurança do seu evento.

Utilizar plataformas já consolidadas no mercado, como a Even3, vai passar mais segurança ao seu participante.

Afinal, as plataformas possuem equipes dedicadas a combater golpes e constantemente desenvolvem tecnologias antifraudes.

Ainda, a Even3, por exemplo, possui área de vendas segura e aceita diversos tipos de pagamentos, até mesmo moedas internacionais.

Por isso, a plataforma facilita as compras dos participantes e até notifica aqueles que não concluíram a compra.

Além disso, será possível editar um site de eventos, produzir e enviar certificados em segundos, credenciar participantes de forma segura e muito mais.

Essas funcionalidades vão garantir mais opções de compras para o seu participante e podem potencializar seus lucros. Conheça as alternativas da Even3:

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