Formulário de inscrição: imagem de destaque

Como criar um formulário de inscrição para eventos?

Você sabia que seu formulário de inscrição é um determinante para a venda de ingressos no seu evento?

Não só porque é ele que vai registrar o participante, mas também porque é nele que os participantes costumam desistir da compra.

Isso mesmo, o tamanho do seu formulário de inscrição, se é online ou não, as dificuldades de acesso… tudo isso vai impactar diretamente nas vendas do seu evento.

Então, é essencial que você tenha cuidado com este ponto e, neste artigo, vou te explicar tudo sobre:

Provavelmente, você já sabe o que é um formulário de inscrição para eventos.

Ele é aquela ficha que preenchemos com os nossos dados até concluir a compra de um ingresso.

Mas muitos não sabem quais são os dados essenciais em formulários de inscrição.

A princípio, apenas o nome, o e-mail e, em alguns casos, o CPF.

Isso mesmo, apenas esses dados já são suficientes para identificar e individualizar o seu participante.

No entanto, os formulários de inscrição podem ser uma ótima oportunidade para conhecer seu público e captar novos leads.

Nesse caso, o online pode ser  um importante aliado para conseguir atingir pessoas certas, mas deve ser usado com alguns cuidados. Veja só!

Por que optar por um formulário de inscrição online?

Primeiramente, um formulário de inscrição online possui alguns benefícios, como:

  • Captação de dados importantes para o contato com os leads, como nome e e-mail;
  • Compra online segura e rápida;
  • Maior facilidade de compartilhamento;
  • Fácil acesso e rápido preenchimento.

Isso porque é o próprio participante que preenche seus dados e, muitas vezes, os celulares já possuem tecnologias de auto preenchimento.

Além disso, com as inscrições online, os dados estão ainda mais seguros.

Isto é, você não vai perdê-los e, em alguns casos, eles ficarão salvos para você, mesmo que o participante não conclua a compra.

Então, você poderá mandar um e-mail para eles, lembrando-os do que deixaram no carrinho ou até oferecendo diferentes ofertas para finalizar a compra.

 

Por outro lado, eles ainda podem acessar os dados, excluí-los ou editá-los mais facilmente, conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados.

Adicionalmente, um formulário de inscrição online te permite testar formas diferentes de preenchimento, como a inversão do checkout ou solicitação de dados mais extensos após a inscrição.

Por exemplo, na Even3 nós percebemos que muitos participantes desistem da compra na hora de preencher os dados mais complexos, como o número do cartão de crédito.

Por isso, colocamos essa informação antes do formulário de inscrição.

Assim, os participantes vão responder os dados mais trabalhosos primeiro e terão mais ânimo para continuar a inscrição.

Poucas perguntas

Mais de cinco campos já configuram um formulário de inscrição grande e seu participante pode desistir de preenchê-lo e concluir a compra.

Perguntas padrões são mais indicadas

Informações como nome, e-mail e profissão são mais utilizadas para identificar seus participantes, por isso, elas podem ser campos úteis.

Caso você queira conhecê-los melhor, pode adicionar outros campos ou utilizar o e-mail para iniciar uma comunicação após a inscrição.

Dessa maneira, é possível enviar um formulário mais extenso para obtenção de dados, como o Formulário de Pesquisa de Público, um material gratuito criado pelos especialistas da Even3:Modelo de Pesquisa de Público

Caixa de consentimento

Seguindo as obrigações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), seu formulário de inscrição deve conter uma caixa de consentimento de fornecimento dos dados.

Assim, seus participantes vão mostrar que estão cientes e concordam com o uso de seus dados para os fins indicados pela organização do evento.

Google Forms

Embora não seja criado especialmente para eventos, o Google Forms é a ferramenta mais comum para formulários.

Ele é gratuito e as respostas ficam disponíveis em uma planilha do Google, no seu Drive.

Benefícios:

É fácil de usar e gratuito. O Google disponibiliza um tutorial simples de como criar o formulário de inscrição online para eventos.

Pontos negativos:

O formulário não possibilita a compra segura de ingressos.

Além disso, ele não integra nenhuma plataforma de eventos online.

Por esse motivo, você terá que acompanhar todas as informações manualmente, correndo o risco de perder algum dado importante.

Typeform

Agora, se você quer criar um formulário com um design mais atrativo, o Typeform é uma boa opção!

Ele tem um plano gratuito, mas as funções mais avançadas são pagas.

Assim, seus benefícios e pontos negativos se tornam muito parecidos com o Google Forms, pecando, principalmente, na falta de um serviço de pagamento online seguro.

Even3

Por outro lado, plataformas de eventos podem te oferecer uma experiência completa com funcionalidades essenciais para inscrições, como:

  • Site para o evento;
  • Formulário de inscrição incluído no site;
  • Meios de pagamento seguros e internacionais;
  • Acompanhamento financeiro;
  • Integração dos dados dos participantes;
  • Geração de lista de inscritos, QR Codes individuais e funcionalidades de credenciamento;
  • Automatização de processos, como envio de e-mails e muito mais.

No vídeo abaixo, te ensinamos a criar um formulário de inscrição online na Even3:

Entre os principais benefícios de uma plataforma como a Even3, está a gratuidade para criar um evento. Assim, você já pode começar a testar agora:

 

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