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Formulário de inscrição online: guia rápido e prático

Você só começou a olhar para o seu formulário de inscrição agora?

Então eu preciso te contar que a maioria dos seus participantes já está prestando atenção nisso!

Os dados apontam que 60% das pessoas já sabem que não querem preencher formulários por mais de 10 minutos.

Mas calma! Você ainda pode coletar informações e até potencializar o alcance do seu evento de forma eficiente.

Nest post, nós vamos te ensinar as principais regras dos formulários de inscrição. Saiba mais:

O formulário de inscrição é o meio pelo qual você coleta os dados de participantes de um evento ou atividade.

Ele pode ser físico, mas atualmente os formulários online são a escolha mais comum — e mais inteligente.

Seja para um workshop, uma palestra, uma corrida de rua ou um congresso científico, o formulário de inscrição é o meio oficial para declarar interesse real no evento.

Por isso, é importante que seja fácil e rápido de ser preenchido.

Assim, os participantes não desistem da interação e você consegue continuar o contato de maneira mais próxima.

Por que usar um formulário online?

1. Compra segura

A depender da plataforma escolhida, é possível vincular o formulário de inscrição à compra dos ingressos.

Assim, você garante mais segurança no processo, evita fraudes e facilita a finalização de inscrições pagas.

-> Veja também: como escolher uma plataforma de venda de ingressos segura?

2. Facilidade de preenchimento

Com os celulares e navegadores modernos, os formulários costumam ser preenchidos de forma automática. Isso torna o processo muito mais rápido e fluido.

3. Acesso remoto

Os formulários online podem ser preenchidos de qualquer lugar, a qualquer hora. Isso aumenta significativamente o alcance das suas inscrições online.

4. Segurança dos dados

Plataformas como a Even3 mantêm os dados dos participantes seguros, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, os participantes podem editar ou excluir suas informações das plataformas quando desejarem.

5. Otimização da comunicação

Você pode usar os e-mails coletados para se comunicar com seu público. Dessa forma, é possível enviar lembretes do evento, materiais complementares ou até formulários mais densos para conhecê-los melhor.

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6. Automatização de tarefas

Algumas ferramentas de formulários de inscrição online, a exemplo da Even3, automatizam gratuitamente tarefas como:

7. E-mail marketing

Muitos sistemas avisam quando um participante começa a preencher o formulário, mas não conclui a compra. Assim, você pode criar estratégias de e-mail marketing com ofertas, lembretes e remarketing.

Pergunte apenas o essencial

Quanto mais campos, maior a chance de desistência.

Para você ter uma ideia: formulários com mais de 5 perguntas já podem parecer longos demais!

Utilize perguntas padrões

Priorize os dados essenciais, como:

  • Nome completo
  • E-mail
  • CPF ou documento de identidade

Perguntas padrões, como profissão, também são simples e já oferecem uma base para entender seu público alvo.

Depois, se quiser coletar mais dados, é possível enviar e-mails com outros formulários.

Use modelos de formulário

Para economizar tempo, você pode usar modelo de formulário já pronto e adaptá-lo à sua necessidade.

Perguntas do formulário de inscrição da Even3
Área de formulário de inscrição na Even3 com campos pré-definidos e campos editáveis

Adicione uma caixa de consentimento

Respeite a LGPD! Se você for usar os dados dos seus participantes para outros fins, como e-mail marketing, é necessário incluir uma caixa de consentimento.

Além disso, ela deve informar para quais finalidades os dados serão usados e pedir autorização para isso.

Teste a ordem das etapas

Já imaginou o que aconteceria se seus participantes preenchessem primeiro dados do cartão na hora da inscrição nos eventos? Talvez seja mais difícil eles desistirem depois disso, não é? Mas talvez não faça diferença.

Para ter a resposta certa, é importante testar! Então, se você tiver utilizando plataformas que possibilitam isso, como a Even3, realize testes.

Como saber se meu formulário está bom?

Acompanhe a taxa de abandono. Muitos participantes desistem quando:

  • O formulário é muito extenso;
  • A interface é confusa;
  • Faltam instruções claras.

Para acompanhar esses dados, você pode usar ferramentas de rastreamento do usuário, como o Google Analytics. Assim, é possível medir o número de pessoas que visitam a sua página de formulário.

Por fim, basta comparar o dado com a quantidade de pessoas que confirmam a inscrição.

-> Veja também: Como usar as ferramentas do Google em eventos?

Agora você já está querendo saber como criar seu formulário na prática, não é?

No vídeo abaixo, te ensinamos um passo a passo:

Mas se você quiser conhecer as ferramentas mais populares para criar um formulário de inscrição online grátis, aqui estão elas:

1. Google Forms

O Google Forms é uma das ferramentas mais conhecidas para criar formulários online. Então, se você quiser algo básico e gratuito, ele é sempre uma opção.

Vantagens:

  • Gratuito;
  • Fácil de usar;
  • Respostas ficam salvas em planilhas no Google Drive;
  • Ideal para quem busca simplicidade.

Desvantagens:

  • Não permite o recebimento de pagamentos seguros;
  • Não se integra automaticamente com sistemas de credenciamento ou emissão de certificados;
  • Exige controle manual dos dados.

Como criar um formulário no Google:

  1. Acesse Google Forms;
  2. Clique em “+ em branco” ou escolha um modelo;
  3. Edite o título e as perguntas;
  4. Compartilhe o link com os participantes.

2. Typeform

O Typeform tem foco em usabilidade e design atrativo.

Vantagens:

  • Interface bonita e interativa;
  • Ótima experiência para o usuário;
  • Plano gratuito disponível.

Desvantagens:

  • Funções avançadas são pagas;
  • Também não oferece sistema de pagamento integrado;
  • Exige exportação manual dos dados.

3. Even3

Para quem deseja organizar um evento, a Even3 oferece uma solução completa com formulário de inscrição online incluído.

Por isso, a ferramenta é ideal para quem busca profissionalismo e praticidade.

Vantagens:

  • Site personalizável para o evento;
  • Integração com meios de pagamento seguros;
  • Coleta de dados automatizada;
  • Suporte para emissão de certificados, controle de inscrições e credenciamento;
  • Funções de marketing integradas (envio de e-mails, integrações, anúncios e mais).

Desvantagens:

  • Embora ofereça plano gratuito, eventos pagos têm taxa de serviço de 10% sobre o valor do ingresso. Mas ela pode ser repassada para o participante.

Lembre-se: formulários podem tanto impulsionar quanto barrar o sucesso do seu evento.

Por isso, escolha bem a ferramenta, aplique as boas práticas que citamos e conheça de verdade o seu público alvo.

Para tornar seu evento mais fácil de ser organizado, priorize sempre as ferramentas que automatizam tarefas e poupam o seu tempo. Conheça uma alternativa gratuita e fácil de usar:

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