Meios de pagamento: como escolher o ideal para o seu evento?

meios de pagamento

Se, para participarem do seu evento científico, as pessoas precisarem comprar entradas, é necessário que você, organizador, escolha meios de pagamento que se adéquem às suas necessidades e também às necessidades do seu público.

Com os avanços da tecnologia, o mercado de meios de pagamento se tornou cada vez mais disputado e, hoje, temos uma grande variedade de empresas que oferecem o serviço.

Mas como escolher a plataforma de pagamento ideal para o seu evento? Qual oferece mais benefícios? Como você irá receber o dinheiro da venda dos ingressos? E como irá organizar suas finanças?

Antes de começar a pesquisar sobre as empresas, é importante que a organização pondere 3 aspectos relevantes sobre o evento científico:

Analise o seu evento em 3 critérios:

Valores das inscrições

Se o evento for pequeno e o valor da inscrição for simbólico, contratar meios de pagamento pode não sair vantajoso. 

As empresas de software costumam cobrar uma taxa para integrar o seu meio de pagamento ao sistema desenvolvido e, nesses casos, o custo pode sair um pouco alto.

Pense se as entradas terão um preço fixo ou se acontecerá uma divisão por lotes e perfis. Caso o valor varie, estime-os de acordo com esses critérios.

Porte do evento

Para eventos de grande porte, que recebem vários palestrantes e participantes, você provavelmente vai ter que lidar, também, com uma grande quantidade de dinheiro.

Logo, contratar um meio de pagamento se torna muito importante.  As taxas cobradas para o processamento de pagamentos acabam sendo menores  e consequentemente, geram mais receita para seu evento.

Pessoa Física ou Jurídica?

Para eventos gerenciados por empresas (pessoa jurídica), fechar negócio com plataformas de pagamento é muito útil, já que a empresa organizadora terá total controle sobre o dinheiro levantado com a venda das inscrições.

Assim, o dinheiro não irá passar pela mão de terceiros, o que facilita a contabilidade da empresa e também diminui a burocracia envolvida no processo.

Se você estiver organizando um evento como pessoa física, basta se concentrar nos dois pontos citados acima.

Colocou os 3 critérios para escolha dos meios de pagamento no papel… E agora?

 

Se você já definiu esses 3 critérios significa que já está pronto para analisar as ofertas e taxas de alguns meios de pagamento existentes no mercado.

Então, para facilitar o seu processo de escolha, listamos algumas vantagens e desvantagens de cada empresa que devem ser levadas em consideração na hora da contratação do serviço.

Escolha o meio de pagamento ideal para o seu evento

PagSeguro

Meios de pagamento: Pagseguro

Pioneiro no mercado de pagamentos online do Brasil, o PagSeguro pertence ao Grupo UOL e é uma das plataformas mais procuradas por organizadores de eventos. Veja algumas de suas vantagens e desvantagens:

VANTAGENS

  • Diversos tipos de pagamento: cartão de crédito, débito online, boleto bancário, transferências e saldo da conta pessoal do PagSeguro, tudo isso é aceito como forma de pagamento;
  • Recebimento em uma única vez: não importa em quantas vezes o participante parcelou a compra, você só irá receber em uma única vez. O pagamento ocorre após 14 ou 30 dias, dependendo de como configurar;
  • Simplicidade: é uma das plataformas mais simples de integrar, basta criar uma conta e passar o código de integração para equipe de desenvolvimento;
  • Velocidade de Liberação: após realizar seu cadastro, você já pode receber pagamentos onlines. Não necessita de liberação ou aprovação de cadastro;
  • Venda presencial no dia do evento: você tem a possibilidade de vender inscrições utilizando uma maquininha de cartão de crédito, como a Minizinha e Moderninha Pro.

DESVANTAGENS

  • Suporte online: de fácil acesso e seguro no entanto muito demorado;
  • Taxa de Conversão: Algumas vendas em cartão podem ser negadas e o PagSeguro não informa o motivo;
  • Checkout não transparente: No checkout padrão, a venda vai acontecer fora do site do seu evento, geralmente na página de um intermediador de pagamento, o que faz com que muitas pessoas desistam de finalizar a compra “no meio do caminho”;
  • O organizador do evento só recebe o valor da venda dos ingressos após 14 ou 30 dias da compra. Se optar pelo prazo de 14 dias, a taxa é mais cara: de 4, 99% + R$0,40 por transação. Já a taxa para recebimento após 30 dias é um pouco menor: de 3,99% + R$0,40 por transação;
  • As vendas parceladas têm acréscimo de 2,99% ao mês para o comprador, mas a taxa pode variar de acordo com o plano de recebimento do vendedor.

Pagar.me

Meios de pagamento: pagar.me

O Pagar.me é um meio de pagamento online relativamente recente – surgiu em 2014 -, mas que vem crescendo muito no Brasil. A ferramenta promete descomplicar a vida dos vendedores e dos compradores. Veja algumas de suas vantagens e desvantagens:

VANTAGENS

  • É bastante seguro: possui certificado de segurança pelo  Payment Card Industry Data Security Standard;
  • Pagamento sem sair do seu site: com  checkout transparente, o processo de finalização da compra vai acontecer dentro do site do seu evento, o que aumenta a taxa de conversão de vendas;
  • A taxa de conversão é de 92%: a dos demais meios de pagamento, é de cerca de 70%;
  • Agilidade para o participante/comprador: além de aumentar a taxa de conversão do seu evento, o checkout transparente também vai facilitar a vida do participante, já que ele não precisa mais perder tempo carregando outras páginas da web para comprar o ingresso ou obter outras informações sobre o evento. Tudo vai estar centralizado em um só lugar!
  • Rentativa inteligente: se a compra não é aprovada em uma operadora de cartão, o sistema retenta a transação até aprovar a compra, o que também aumenta a taxa de conversão;
  • Taxas personalizáveis: variam de acordo com as suas necessidades  e costumam ser bastantes baixas;
  • Repasse do Valor: As compras via boleto bancário só ficam disponíveis após 2 dias úteis de efetuado o pagamento. O valor cai de uma vez na sua conta no prazo que você definir, semanalmente, mensalmente e afins.

DESVANTAGENS

  • O organizador só recebe o valor das vendas das entradas feitas por cartão de crédito após 31 dias da compra;
  • O Pagar.me não oferece um pacote de serviços padrão, logo você não tem noção de quanto irá gastar até entrar em contato com eles.
  • Não oferece maquininhas para vender ingressos no dia do seu evento, mas aceita pagamento realizados por meio do site. Para isso, basta o organizador ter em mãos um notebook ou tablet.
  • Eles cobram R$ 3,49 por cada transferência feita para a sua conta. O único banco que está isento dessa taxa é o Bradesco.

PayPal

Meios de pagamento: paypal

Com mais de 165 milhões de clientes em 203 países do mundo, o PayPal é uma das mais famosas plataformas de pagamento online do mundo. Veja algumas de suas vantagens e desvantagens:

VANTAGENS

  • Receba em até 24h: você pode vender em até 12x e receber o valor em até 24h, mas o pagamento precisa ser feito diretamente na conta do PayPal e a taxa é um pouco mais alta. Para pagamentos à vista, a taxa é de 4,79% + 1,92% a cada parcela + R$0,60 fixo por cada transação;
  • É bastante seguro
  • Duas formas de recebimento: você pode receber o valor das vendas do seu ingresso de duas formas: 1) por meio de transferências para conta-corrente ou poupança ou 2) o dinheiro fica como saldo na sua conta do PayPal, podendo ser utilizado para outras compras e pagamentos;
  • Aceita outras moedas: por possuir atuação internacional, o PayPal aceita outras moedas além do real.

DESVANTAGENS

  • Não oferece a opção de pagamento por boleto bancário;
  • Não oferece maquininhas para vender ingressos no dia do seu evento;
  • Para receber o pagamento em 30 dias, a taxa é de 3,60% + R$ 0,60 fixo por cada transação. Uma tarifa adicional de 1,92% é acrescentada a cada parcela caso o comprador opte por pagar a prazo.

Boleto Registrado

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais tradicionais do Brasil. Funciona, atualmente, tanto em operações online como offline. Atualmente, temos a opção de boleto com registro, que garante um maior número de informações sobre o comprador e também mais segurança às empresas. Veja algumas de suas vantagens e desvantagens da modalidade boleto registrado:

VANTAGEM

  • Versatilidade: atende as pessoas que não utilizam cartão de crédito ou que não possuem contas em bancos;
  • Dinheiro na conta: feita a compensação do pagamento, o dinheiro entra diretamente na conta do organizador.
  • Mais segurança: com mais informações sobre quem emitiu o boleto, as empresas evitam fraudes. O banco da sua empresa é o responsável por controlar a emissão dos boletos o que também torna o processo mais seguro.

DESVANTAGENS

  • Necessita ter conta Pessoa Jurídica no banco com contrato de carteira de cobrança;
  • Não é possível pagar via cartão;
  • É necessário entrar no Internet Banking todos os dias para verificar as compras aprovadas. Depois, também é preciso realizar o download e upload dessas compras para o sistema;
  • Não oferece outras opções de pagamento.

Ficou mais fácil planejar a venda de ingressos do seu evento científico? É sempre bom entrar em contato com as potenciais empresas para negociar taxas e valores de serviço. Coloque tudo no papel e economize bastante!

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