ferramentas de pesquisa

O guia completo das ferramentas de pesquisa

Você sabe utilizar a internet a favor dos seus estudos?

Sabe, por exemplo, onde encontrar as melhores ferramentas de pesquisa para os seus trabalhos?

No ambiente acadêmico, conhecer algumas ferramentas de pesquisa facilita o trabalho de estudantes e pesquisadores. 

Com elas, o acadêmico consegue otimizar a produção científica e aumentar a produtividade nos estudos. 

–> Confira 3 dicas para aumentar a produtividade de todo estudante.

Pensando nisso, criamos uma lista com várias ferramentas de pesquisa e a dividimos de acordo com a utilidade e o benefício que ela tem a oferecer ao pesquisador.

Elas podem ser utilizadas para buscar informação, comunicar, colaborar, organizar, divulgar e mensurar a produção de pesquisa de forma eficaz.

Também tornam as tarefas mais produtivas e menos manuais. Ao automatizar tais tarefas, você melhora a sua experiência como pesquisador.

A boa notícia é que várias delas são gratuitas. Outras oferecem planos bastante acessíveis e com funcionalidades avançadas.

Que tal testar algumas das ferramentas e criar uma listinha própria com as suas favoritas?

Garanto que elas serão super úteis na hora de escrever um artigo, um resumo ou apresentar um trabalho científico.

Preparação da pesquisa

Essa é a fase em que você deve definir o tema e a metodologia que será trabalhada na sua pesquisa e pensar em como ela será colocada para frente. 

Metodologia Científica: guia simplificado para escrever a da sua pesquisa

Veja algumas ferramentas que podem ser úteis na hora de definir as prioridades e as principais ideias da sua pesquisa científica:

Modelo de Projeto de Pesquisa

Financiamento de pesquisas científicas

A gente sabe que nem sempre viabilizar a execução de uma pesquisa é fácil. Porém existem alguns sites e instituições que trabalham justamente com o financiamento de pesquisas científicas. Veja alguns deles:

Levantamento de dados

Toda pesquisa, seja ela de natureza básica ou aplicada, trabalha com dados e possui um embasamento teórico.

Sites para levantar a literatura e dados que podem ser relevantes para sua pesquisa

Para fazer o levantamento teórico da sua pesquisa, alguns sites podem ser bem legais:

  • Google Scholar – repositório do Google de teses, livros, artigos e outras publicações científicas. Também fornece métricas de citação.

–> Google Acadêmico: por que utilizá-lo como fonte para pesquisa e publicação de trabalhos

  • Web of Science – Base de dados multidisciplinar mantida pela Thomson Reuters. Apresenta artigos científicos e de revisão, trabalhos de eventos e patentes selecionadas. Permite a pesquisa por documentos e citações, fornecendo métricas para comparar citações de artigos, autores e revistas tais como fator de impacto, índice H, índice de imediaticidade, meia vida, etc.
  • rOpen Sci – Fornece acesso a dados científicos, de texto completo de artigos de revistas a repositórios de dados, incluindo métricas de impacto em tempo real.
  • PLOS Editora internacional sem fins lucrativos que publica revistas em acesso aberto.

Sugerimos também sites de pesquisadores, a rede social Twitter, e outras ferramentas de pesquisa, tais como:

Para receber alertas e recomendações

O Google Acadêmico possui também a funcionalidade de envio de notificações sobre assuntos de interesse do pesquisador, como, por exemplo, o tema do seu projeto de pesquisa.

O ResearchGate é uma ferramenta de pesquisa gratuita que permite que o pesquisador crie um perfil e adicione suas publicações à rede. Ele também envia alertas e recomendações com base no interesse do usuário.

Ferramentas de pesquisa para gerenciar referências

Além de saber ler (e compreender) um trabalho científico, todo pesquisador precisa ter noções mínimas de como formatar as referências da sua pesquisa.

–> Aprenda aqui a montar as referências bibliográficas da sua pesquisa seguindo as normas da ABNT. 

Algumas ferramentas simplificam a vida dos estudantes e já formatam as referências e citações utilizadas nos trabalhos. 

  • EndNote Web – Ferramenta de organização de referências e citações.
  • Mendeley – Essa ferramenta é um ótimo gerenciador de referências e de arquivos em PDF. Além de ser gratuito, conta com mais recursos que o EndNote. Também funciona como rede de conhecimento e permite armazenar e compartilhar documentos.
  • RefWorks –  Ferramenta de gestão de referências e citações mantida pela Proquest por meio da interface Flow.
  • Colwiz – Ferramenta de gestão de referências gratuita.
  • Crossref Simple Text Query – Obtenha links persistentes para sua lista de referências ou bibliografia

Ferramentas para analise e coleta de dados 

Para coletar e extrair dados

  • Google Formsdisponibilizado gratuitamente pelo Google, serve para coletar informações e dados para a sua pesquisa.
  • Typeform – Cria perguntas e questionários como se fosse uma conversa real, os formulários ficam atraentes e divertidos de serem concluídos.
  • Qualtrics – Com Qualtrics, é possível capturar, analisar e atuar em insights. Os recursos de colaboração facilitam a criação e compartilhamento de uma pesquisa com seus pares.
  • HiveBench – Permite planejar, publicar, rastrear, organiza e encontrar pesquisas a partir de uma única plataforma.

Analisar dados

Dentre as ferramentas de pesquisa, o clássico Excel é ótimo para análise de dados. Para inovar e testar outras ferramentas, existem opções como:

  • GraphPad Prism – Para análise estatística. Ele é pago, mas disponibiliza 30 dias gratuitos, além de algumas análises gratuitas no site. É de fácil usabilidade e gera gráficos bem bonitos.
  • SPSS – É um software utilizado para análise estatística que também lida com mineração de dados.
  • Zooniverse – É  uma plataforma colaborativa de pesquisa baseada no esforço voluntário.

Ferramentas para produzir visualmente dados, gráficos e informações

  • Venngage – é uma excelente ferramenta para aqueles que querem elaborar infográficos e pôsteres de trabalhos. Eles fornecem templates prontos, que você pode customizar com fontes e gráficos de diferentes estilos.
  • Mind the Graph – Ferramenta criada por brasileiros que transforma cientistas em designers.  Oferece diversas combinação de templates, gráficos e ilustrações com foco em pesquisa. Utilizada por pesquisadores de Harvard, University of London, UCLA, McGill e Stanford.
  • Canva – Com essa ferramenta é possível criar belos designs e gráficos profissionais.  É um software gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Ele oferece centenas de modelos profissionais que você pode ajustar para atender às suas necessidades. Você também encontra diversos templates de pôsteres de congressos. Com o Canva, por exemplo, é possível criar, de forma simples e gratuita, apresentaçõesgráficos e  banners.

Também reunimos essas 6 ferramentas que podem te ajudar:

Ferramentas para escrever, revisar, detectar plágio e aprimorar redação

Entre as ferramentas que envolvem a escrita científica, muitos pesquisadores optam por produzir seus trabalhos no GoogleDocs, que está dentro do pacote de aplicativos do Google.

Muitos pesquisadores também utilizam o MS Word, porém caso você queira variar, indicamos as seguintes ferramentas:

  • Authorea é um editor colaborativo gratuito de pesquisas. Permite gerir, compartilhar e revisar documentos.
  • A Overleaf é uma ferramenta que permite escrever e publicar de modo compartilhado: criar, editar e publicar sua pesquisa.

Ferramentas para citações

Ferramentas para a Publicação de pesquisas

Para a publicação de trabalhos acadêmicos

  • Even3 Publicações – jeito prático, fácil e rápido de publicar artigos que já foram avaliados por bancas examinadoras, TCCs, anais de eventos.

Quero publicar meus trabalhos acadêmicos!

  • O Eigenfactor – Provê uma interface de análise de métricas de publicação científica. 
  • Peerage of Science – Serviço gratuito de revisão por pares e publicação. 
  • Winnower – – Plataforma de publicação científica em acesso aberto que permite submissão de artigos, revisão por pares, alterações, arquivamento e análise por meio de métricas. 

Para compartilhar suas publicações

ArXiv é um repositório de documentos científicos em acesso aberto criado em 1991. Permite depósito de artigos e trabalhos que ficam disponíveis em texto completo.

Você também pode utilizar o Linkedin ou compartilhar via e-mail.

Outra ferramenta para pesquisadores é o Figshare, se trata de um repositório online que permite armazenar, compartilhar, buscar e gerenciar sua pesquisa na nuvem, controlando seu compartilhamento e disponibilidade de dados ao público.

Como selecionar a revista para submeter o trabalho científico?

Confira o nosso guia completo de publicação de artigos científicos. 

A Scopus é uma base de dados multidisciplinar mantida pela Elsevier com características semelhantes à Web of Science. 

Ela apresenta artigos científicos e de revisão, trabalhos de eventos, patentes e websites selecionados, permitindo pesquisar documentos e citações, e oferecendo métricas como o SJR (SCImago Journal Rank), IPP (Impact per Publication), SNIP (Source Normalized Impact per Paper), índices que permitem comparar artigos, revistas e autores.

O Journal Impact Factor – JCR é uma ferramenta analítica que permite analisar e ranquear as revistas científicas de acordo com índice de citações, fator de impacto, imediaticidade, meia vida.

Baixe modelos de trabalhos científicos na ABNT

Divulgação e valorização

Kudos é um serviço gratuito que auxilia na visibilidade das pesquisas, permitindo que o trabalho seja encontrado, lido e citado.

Outras ferramentas de pesquisa são: Before Abstract, Story Collider, Three Minutes Thesis.

Porém você também pode submeter seu trabalho para eventos científicos! Essa é uma ótima maneira de divulgar e apresentar seu trabalho para a comunidade científica.   

Avaliação

Comentar resultados de pesquisas

Revisar por Pares (Peer Review)

Mensurar o Impacto

Avaliar pesquisadores, fontes e dados

Ferramentas para se conectar com pesquisadores

  • O ORCID é um Identificador digital gratuito persistente e único para pesquisador, que permite desambiguar autoria e fornece maior visibilidade à produção científica.
  • O ResearcherID é um identificador que também é único para pesquisadores mantido pela Thomson Reuters que distingue um pesquisador de outro e permite agregar suas publicações mediante cadastro prévio.
  • Nature é um grupo editorial internacional dedicado à publicação de artigos científicos que revelam tendências e novidades científicas.
  • Publons é um site e serviço gratuito para pesquisadores lançado em 2012 que tem como objetivo registrar, compartilhar, discutir e receber crédito por revisão por pares de publicações acadêmicas.
  • Pubpeer é uma comunidade online para discussão aberta de resultados de pesquisa que visa melhorar a qualidade da pesquisa

Gostou? Deixe nos comentários sua opinião sobre alguma ferramenta de pesquisa que você já usou! Qualquer sugestão é sempre bem-vinda.

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

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