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Como e por que organizar eventos internacionais?

Você sabia que pode começar a receber o pagamento das suas inscrições em dólar, pesos, euro e muito mais? Isso tudo acontece nos eventos internacionais!

Eu amo esse tipo de evento, mas, para ser um sucesso, ele precisa ser bem feito.

Na ânsia para usufruir de todos os benefícios dos eventos internacionais, muitos organizadores esquecem pontos importantes, como a segurança no pagamento, integração de participantes e traduções simultâneas.

Mas você pode fazer diferente! Neste artigo eu vou te explicar como organizar eventos internacionais e te dar dicas de ferramentas e funcionalidades que vão te ajudar. Vamos lá!

Por que organizar eventos internacionais?

De cara, eventos internacionais possuem benefícios que muitos organizadores almejam, como o aumento do público-alvo.

Mas a tecnologia trouxe ainda mais motivos para realizar eventos internacionais, entre eles:

  • Facilidade de organização para eventos online;
  • A possibilidade de networking internacional;
  • Mais oportunidades de patrocínio;
  • Maior diversidade de público para o evento;
  • Oportunidade para eventos híbridos;
  • Receber diferentes moedas como forma de pagamento.

No entanto, cada um desses benefícios demanda um esforço a mais por parte da organização.

Por isso, já parou para pensar nos pontos de atenção na hora de organizar um evento internacional? Confira o próximo tópico!

Como organizar um evento internacional? 5 passos

1. Planeje tudo com antecedência: calendário e programação

Primeiramente, o planejamento deve ser o seu ponto de atenção.

Isso porque, além das necessidades comuns dos eventos, os eventos internacionais precisam de alguns cuidados prévios, a começar pela definição da agenda.

O calendário e a programação são pontos cruciais no momento da organização porque podem ser uma atividade um pouco mais complexa.

Afinal, eles dependerão de uma agenda internacional e acontecerão em fusos horários diferentes, isso pode influenciar o formato e horário das atividades na sua programação.

Para não se perder, você pode monitorar tudo através da nossa planilha gratuita e compartilhar entre a sua equipe de organização:

Baixe agora a planilha obrigatória para o planejamento de eventos

De forma prática, se seu evento for presencial, você precisará definir as datas e o local previamente para, então, alinhar agendas e organizar vôos.

No caso dos eventos online, há maior facilidade.

No entanto, transmissões ao vivo vão demandar tanto o esforço de alinhamento de agendas, como a atenção aos fusos horários.

#DicaEven3: Transmissões gravadas funcionam muito bem em eventos internacionais, pois você não precisa se preocupar com fuso horário, agenda ou instabilidades na rede do palestrante.

Para tornar o vídeo gravado mais atrativo, você pode coletar perguntas previamente com os participantes e pedir para que o palestrante responda em vídeo, sempre falando o nome de quem perguntou.

Ainda, vídeos gravados podem ser disponibilizados para os participantes assistirem quando quiserem, agregando mais valor ao seu evento.

2. Garanta várias formas de pagamento seguros e internacionais

Assim que você começar a organizar um evento internacional, vai dar logo de cara com um problema: as diferentes moedas.

Nesse caso, não é só o seu pagamento para palestrantes e fornecedores que será um problema, mas, principalmente, as entradas dos participantes.

Por esse motivo, a sua prioridade na organização de eventos internacionais deve ser a escolha da plataforma de pagamento online.

Isto é, uma plataforma de eventos que possibilite a conversão de moedas automaticamente na venda de inscrições, sem qualquer dificuldade para você e seu participante.

Isso evita o pagamento de taxas de conversões e impostos, deixando seus ingressos mais acessíveis e fáceis de adquirir, uma vez que o participante vai fazer toda compra na moeda local dele.

Por exemplo, na Even3, ao criar um evento internacional, você receberá todos os pagamentos em real, independente da nacionalidade e moeda que o participante irá pagar.

No entanto, a moeda que vai aparecer para os seus participantes vai depender do país de pagamento deles. Exatamente como ocorre em sites internacionais, sabe?

Assim, um participante mexicano pode comprar seu ingresso tranquilamente em um evento brasileiro, pois a própria plataforma vai fazer a conversão dos pesos mexicanos em real.

Exemplo de pagamento internacional com conversão na Even3
Exemplo de pagamento internacional com conversão na plataforma da Even3

Atente-se aos meios de pagamento

Além da conversão das moedas, você deve buscar uma plataforma de eventos que possibilite os meios de pagamento de acordo com a nacionalidade do pagador.

Afinal, não faz o menor sentido disponibilizar o pagamento apenas via PIX para alguém que não é brasileiro e nem sabe o que isso significa, não é?

Portanto, tente oferecer diversidade na hora de pagar.

De acordo com a Ebanx, aceitar apenas cartão de crédito diminui o número de pessoas que concluem a compra.

Isso porque só na América Latina, 60% da população utiliza outros meios de pagamento, sendo os meios locais os mais populares, como o PIX no Brasil, Oxxo no México e Baloto na Colômbia.

Por isso, oferecer meios de pagamentos locais é uma forma de aumentar o número de vendas e atingir um público mais amplo para o seu evento, inclusive pessoas que não teriam um cartão de crédito internacional para realizar a inscrição.

3. Traduza as principais áreas do seu evento

Agora, para chegar até o pagamento da inscrição, é essencial que o seu participante consiga ler as informações do evento!

Isso não só para concluir uma venda, mas, principalmente, para se sentir acolhido e ter uma boa experiência.

Por isso, a tradução é essencial! Tanto nos textos do seu evento, como nas palestras e nas principais áreas de acesso do participante.

Tradução na plataforma de eventos

Quando falamos de tradução nas principais áreas de acesso do participante, estamos nos referindo à capacidade da plataforma de traduzir algumas áreas do evento, como o site e área de pagamento de inscrições.

Por exemplo, na Even3, há uma área exclusiva para os participantes, onde eles podem escolher em qual idioma querem visualizar as informações, sendo disponíveis inglês, português e espanhol.

Assim, eles têm acesso direto à programação do evento, submissão, certificados e muito mais, no idioma que desejarem.

Da mesma maneira, o módulo de tradução da Even3 possibilita traduzir o site do evento completamente, com até três idiomas disponíveis, aumentando o alcance do seu site.

Tradução simultânea no evento

Ainda a respeito da tradução, os palestrantes que não falam a língua oficial do evento, provavelmente vão precisar de tradução em suas palestras.

Dessa maneira, você pode optar por aparelhos de tradução instantânea, no caso dos eventos presenciais, intérpretes ao vivo ou legendas em seus vídeos gravados.

-> Veja também: Como funciona a tradução simultânea em eventos online?

4. Cuidado para não estourar o orçamento

Falando em contratação de equipamentos, chegamos a um ponto muito importante para os organizadores: o orçamento.

No momento em que estiver organizando o seu evento internacional, você vai se deparar com algumas necessidades específicas, como a compra de equipamentos de tradução, a contratação de uma plataforma de eventos ou até mesmo pagamento de palestrantes.

De fato, ele demanda um pouco mais de orçamento, mas isso também é valorizado no preço das suas entradas.

Portanto, é primordial programar  bem as suas finanças, equilibrando investimentos e estrutura com o valor justo para os seus ingressos.

Assim, você terá previamente uma noção de quanto pode gastar em cada área, sem cobrar preços inacessíveis para o seu perfil de participantes ideais.

Uma boa dica é planejar tudo com a nossa tabela de finanças gratuita:

Baixe agora a Planilha de Finanças para Eventos

Depois desses pontos, você ainda pode:

Buscar patrocinadores

Eventos internacionais costumam ser bem vistos por grandes empresas!

Então, aproveite essa chance para reforçar os valores do seu evento e apresentar propostas de patrocínio para as empresas certas.

Precificar suas entradas da forma correta

Para você ter uma ideia do quanto cobrar na inscrição, considere precificar em torno de 25% do valor original do evento e depender menos de patrocínios em alguns casos.

5. Amplie a sua divulgação

Finalmente, estamos prontos para iniciar as divulgações! E deixa eu te dizer que a melhor parte dos eventos internacionais é o seu alcance. 

Nesse cenário, trabalhando da forma correta, a sua equipe de marketing pode aumentar o público do seu evento e vender ainda mais ingressos.

-> Veja também: Estratégias de marketing digital para eventos

Uma boa dica é apostar em anúncios pagos nas redes sociais! Isto é, um conteúdo patrocinado com objetivo de gerar mais inscrições para o seu evento.

Ele é um forte aliado para te fazer alcançar um público internacional, já que dá para definir vários locais para veicular os seus anúncios.

Assim, você pode testar novas possibilidades para a divulgação do seu evento e aproveitar os resultados!

Torne-se global como a Even3

Uma vez que seu evento internacional já está pronto e bem estruturado, que tal colocar ele em prática em uma plataforma global?

A Even3 é uma plataforma que auxilia na organização de eventos do mundo inteiro, oferecendo suporte para diversos idiomas.

São mais de 100 países abarcados e, consequentemente, participantes de todo o mundo com mais de 100 meios de pagamento disponíveis e dezenas de moedas aceitas, com conversões realizadas dentro da própria plataforma.

Ainda, o seu evento é exibido nas páginas da Even3, em conteúdos para participantes e no Google.

Para começar, é só criar seu evento agora. Aproveite que é gratuito:

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