Imagem de destaque: engajar participantes através de notificações

Notificações: como engajar participantes no seu evento

Está pensando em soluções de interatividade para o seu evento? Então preciso te ensinar a engajar participantes através das notificações, seja em um aplicativo de eventos ou no Menu Pessoas da Even3.

Em 2021, uma pesquisa da Forrester indicou que 61% dos organizadores de eventos online afirmaram que manter a audiência engajada é o seu maior desafio.

Nesse sentido, as notificações podem ser suas aliadas para melhorar a experiência do participante, tanto incentivando o engajamento, como comunicando informações importantes e urgentes no seu evento.

Saiba como:

Preocupação comum ao evento online, o engajamento tem tomado a mente de muitos organizadores.

Afinal, vale a pena se preocupar com isso? A resposta é: SIM! Mas achar as soluções para engajar participantes pode ser muito mais fácil do que você imagina.

Primeiramente, de acordo com uma pesquisa da Bizzabo, em 2021, apenas 18% dos participantes de eventos online não queriam socializar.

Logo, podemos perceber que a socialização e o networking são premissas dos eventos, mesmo aqueles onde não podemos tocar ou abraçar pessoas novas.

Assim, é super necessário reforçar esses pontos, já que é uma expectativa dos participantes do seu evento e certamente te ajudará a fidelizar pessoas para as próximas edições.

Além disso, o diferencial dos eventos é o compartilhamento de informações entre pessoas. É essa troca que difere um grande evento de uma leitura de um livro sobre o mesmo tema, por exemplo.

Ou seja, quanto mais momentos de engajamento e aprendizado o seu evento gerar, mais sucesso ele terá! Então, como fazer isso?

Há muitas soluções para engajar participantes, hoje vamos focar nas notificações.

Elas são pequenas mensagens diretas e objetivas, enviadas com alguns propósitos, como:

  • Estimular ações;
  • Informar mudanças urgentes;
  • Lembrar de atividades ou prazos;
  • Divulgar novidades;
  • Incentivar a comunicação entre organizadores e participantes.

Normalmente, as notificações são enviadas por e-mail ou para o celular, através de aplicativos de eventos, por exemplo.

Entre os principais benefícios, estão:

  • Aumentar o tráfego para o site do evento;
  • Agilizar o envio de informações;
  • Aumentar a taxa de leitura de mensagens enviadas para participantes;
  • Promover mais inscrições e engajamento no evento.

Mas não vai mandar de qualquer forma, tá bom? Para melhorar a performance das notificações você pode seguir algumas boas práticas como:

Escreva textos objetivos, curtos e sucintos

Notificações devem ser textos que podem ser lidos e compreendidos rapidamente. Opte por uma leitura escaneável, ou seja, que pode ser minimamente compreendida apenas “passando o olho”.

Chame atenção

Notificações devem se destacar entre tantas informações online, por isso, use imagens, emojis ou chamados atrativos.

Não abuse do número de notificações

Notificar é importante, mas não sobrecarregue o participante com informações, isso pode fazer com que ele cancele qualquer tipo de comunicação com você.

Teste

Realize pequenas mudanças nas notificações. Por exemplo, você pode enviar notificações com títulos diferentes e ver o que tem a maior taxa de abertura.

Acompanhe dados e mude sua estratégia

Olhe a taxa de abertura ou números de cliques para ver se as suas notificações estão sendo efetivas e atingindo seus objetivos. Caso não esteja, experimente mudar a estratégia ou realizar testes.

Calendário

Chame atenção dos seus participantes com linguagem de urgência e divulgue datas importantes do calendário do seu evento:

🚨 ÚLTIMAS HORAS para submeter seu artigo! Não perca o prazo de submissão. Clique aqui para enviar seu artigo agora.

Lembretes

Use as notificações para lembrar informações importantes para grupos específicos, como não-inscritos.

🔔 ATENÇÃO, [NOME DO PARTICIPANTE]! Você ainda não está inscrito no evento “NOME DO EVENTO”. Clique aqui para completar a sua inscrição e não perder nada.

Descontos ou promoções

Há algo mais chamativo que descontos? Quando o assunto é vender mais ingressos, eu acho que não!

Aqui você pode usar a imaginação e criar descontos e cupons exclusivos para seus participantes, quase como as notificações que o Ifood costuma enviar, sabe?

🎁 CUPONS DE DESCONTO PARA VOCÊ! Aproveite nosso presente só hoje e compre os itens da nossa loja com X% de desconto.

Tráfego

Quer levar seus inscritos para outro lugar, como o site do seu evento ou para baixar materiais exclusivos? Use as notificações!

Inclusive, essa pode ser uma boa estratégia de comunicação para o marketing do seu evento.

Ei, [Nome do participante], tenho um presente para você! 🎁 Clique aqui e baixe GRÁTIS o e-book “Como criar networking em eventos”.

Agora que você já sabe como preencher o conteúdo das notificações, saiba como e por onde enviá-las. Conheça as opções:

Aplicativo de eventos

Algumas plataformas de gestão de eventos oferecem a opção de criar um aplicativo próprio para o seu evento.

Assim, seus participantes podem encontrar todas as informações que precisam em um só lugar, como programações, inscrição em atividades, estandes de patrocinadores e muito mais.

-> Veja como a SOBER utilizou o aplicativo do evento

Entre as diversas opções oferecidas por um aplicativo, há a comunicação rápida com os participantes através de notificações, além de espaço para conteúdos no próprio app.

Com as notificações no aplicativo, você pode lembrá-los de atividades, estimulá-los a tomar alguma ação dentro do app, divulgar ofertas relâmpagos na loja do evento e muito mais!

Inclusive, quer experimentar um aplicativo para o seu evento? Fale com uma consultora da Even3:

Fale com uma consultora da Even3

One Signal

Outra opção para enviar notificações é utilizar aplicativos de envio de notificações push, como essas presentes no nosso blog:

Modal da Even3: exemplo de "pop-up" com o OneSignal

Elas são pequenos “pop-ups” que podem ser enviados para uma base de contatos.

Entre os aplicativos mais conhecidos que realizam esta função está o One Signal, um aplicativo de envio gratuito para até 30.000 pessoas.

Com ele é possível enviar notificações com texto, foto e link para uma lista de e-mails ou outros segmentos mais completos. Saiba mais.

Notificar pessoas na Even3

Por outro lado, ter outro aplicativo para aprender a mexer e acompanhar pode ser um pouco mais trabalhoso.

Pensando nisso, a Even3 decidiu unir tudo que é essencial para o seu evento em um só lugar.

Assim, há duas possibilidades de envio de notificações pela plataforma: o Notificar Pessoas e o Alerta no site do evento.

Notificar pessoas

Exemplo de Menu Pessoas na Even3

Com o “Notificar Pessoas” da Even3, você pode dividir o público do seu evento e enviar e-mails específicos para cada um deles, além de personalizar campos com o nome do inscrito, por exemplo.

Assim, seu e-mail será ainda mais pessoal e poderá gerar mais proximidade e comunicação.

Alerta no site do evento

No menu “Página do evento” configure o alerta para exibir uma espécie de “pop-up” no site do seu evento.

Mas lembre-se: use-o com sabedoria. Um alerta desnecessário pode atrapalhar a experiência do participante no seu site e sobrecarregá-lo.

Então, evite imagens pesadas, textos grandes e escreva de maneira escaneável.

Um bom exemplo do uso do alerta é para indicar promoções relâmpago, cupons de desconto ou últimos dias para comprar um lote de ingressos.

Que tal começar a experimentar? Crie seu evento gratuitamente na Even3:

Crie seu evento na Even3

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos