4 ideias para tornar o seu evento online mais lucrativo

4 ideias para tornar o seu evento online lucrativo

As inscrições nos eventos virtuais costumam ser bem mais baratas que nos eventos presenciais. E isso acaba preocupando muitos organizadores. Afinal, como podemos tornar o evento online mais lucrativo?

Para isso, precisamos criar um modelo de negócio próprio para os eventos online. Não adianta simplesmente replicarmos tudo que fazemos no presencial para o virtual. Porque, provavelmente, não dará certo.

Uma prova que não dá simplesmente para fazermos isso é que justamente essa questão das inscrições. No online, elas costumam ser bem mais baratas, pois os custos para produção do evento também são reduzidos.

Então, quanto cobrar por inscrição no evento online?

Para você ter uma ideia do quanto cobrar, considere precificar a inscrição online em torno de 25% do valor original e depender menos de patrocínios em alguns casos.

Continuar criando eventos e mais eventos, todos gratuitos, somente para manter a marca viva, pode não ser tão interessante também. Afinal, você precisa garantir a renda de algum lugar.

Então, vamos pensar em alternativas para tornar os eventos virtuais rentáveis ou mais lucrativos? E em como agregar valor às inscrições?

Evento online lucrativo: 4 ideias para se inspirar

1. Vídeos “on demand”

Cada vez mais, os vídeos “on demand”, isto é, vídeos gravados, que ficam disponíveis para os participantes assistirem quando quiserem após o término do evento, têm sido vistos nos eventos online.

Então, o seu evento pode durar, por exemplo, 3 dias e contar com atividades ao vivo e gravadas. No entanto, que tal disponibilizar todas as palestras e todo o conteúdo gerado no evento para que o participante assista sempre que quiser?

Os vídeos “on demand” podem ser um grande atrativo e funcionar como um bônus na compra do ingresso!

Foi o que fez a Resultados Digitais em 2020! O tradicional RD Summit precisou ser cancelado por conta do Coronavírus. Sendo assim, eles criaram a versão online do evento, o RD Hostel.

A inscrição permite que o participante tenha acesso por 3 meses às palestras do evento, já que elas estarão disponíveis no estilo “on demand”.

Exemplo de conteúdo on demand

2. Consultorias, one on ones e mais!

Para tornar o evento online mais lucrativo, você pode vender alguns bônus, como uma conversa de 30 minutos ou uma hora com palestrantes, consultorias, one on ones. Tudo via videoconferência!

As conversas podem ser individuais ou permitir a entrada de grupos. Assim, os participantes têm a chance de tirar dúvidas, solicitar análise de pontos de melhorias de negócios, pedir sugestões ou indicações de materiais complementares.

É uma ótima forma do participante sair ganhando e você também.

Na seção de Itens Extras da Even3, você também consegue adicionar, além das consultorias e conversas individuais, a venda de livros, materiais complementares e outros itens que sejam relevantes para o evento.

itens adicionais even3

3. Crie comunidades exclusivas

Outro artifício bastante utilizado no exterior pelos organizadores e que têm conquistado os brasileiros é o acesso à comunidades exclusivas, como grupos de Facebook, Telegram e Whatsapp.

Com esses grupos, você cria no participante o sentimento de pertencimento e exclusividade. Benefícios que ele só terá se participar do seu evento e que, consequentemente, agregam valor à inscrição!

O bom de estar no grupo é que o participante terá acesso a materiais exclusivos, poderá fazer networking com pessoas da mesma área que a dele e conversar com especialistas.

4. Eventos com inscrições gratuitas: apostem nos patrocinadores!

No entanto, se o seu evento antes da pandemia costumava ser gratuito ou cobrar inscrições com valores simbólicos, uma boa maneira de rentabilizar seu evento no digital é por meio de cotas de patrocínio.

Como o evento é gratuito ou tem inscrições simbólicas, a chance de você conseguir uma grande quantidade de inscritos é enorme!

O alcance no online é muito maior do que em um evento presencial, já que quase não há barreiras físicas.

Na Even3, já vimos eventos gratuitos com mais de 20 mil inscrições e isso é um prato cheio para oferecer aos patrocinadores.

Então, se o seu evento se encaixa nesse tipo, foque em aumentar o número de inscritos e conquistar bons patrocinadores.

Pense em colocar chamadas dos patrocinadores antes das palestras, falar deles ou agradecê-los pela participação no início do evento ou, quem sabe, sortear itens do próprio patrocinador ao longo das atividades.

Nossa plataforma permite que você realize sorteios tanto com os inscritos como com os credenciados no evento! E é algo bem simples de fazer! Que tal criar o seu evento online agora mesmo?

CRIAR EVENTOS

Um detalhe que chama a atenção dos patrocinadores, além do número de inscritos, é o espaço e o tempo dedicados ao networking nesse tipo de evento.

Pensar em formas de networking entre patrocinadores e participantes é vital para entregar valor ao patrocinador, pois faz com que ele queira, de fato, investir no seu evento.

Essa é, sem dúvidas, uma das melhores formas de monetizar eventos gratuitos.

Preparado(a) para rever o modelo de negócio do seu evento online?

Com pequenas mudanças, você pode agregar mais valor ao seu evento! O primeiro passo é rever o modelo de negócio do seu evento online.

A partir do momento que entrega mais conteúdo, opções de aprendizagem e experiências ao participantes, consegue cobrar mais pela inscrição ou lucrar com a venda de itens extras.

Da mesma forma, garantindo maior visibilidade aos patrocinadores, eles querem investir mais no seu evento.

Com essas dicas, você poderá tornar o seu evento online mais lucrativo e um verdadeiro sucesso!

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