pesquisa exploratória, descritiva e explicativa

Entenda a diferença entre pesquisa exploratória, descritiva e explicativa

A pesquisa científica pode ser classificada de acordo com diferentes critérios. Ao analisarmos o objetivo geral da pesquisa, podemos enquadrá-la em três grandes grupos: pesquisa exploratória, descritiva e explicativa.

Pesquisas Exploratórias

As pesquisas exploratórias visam uma maior familiaridade do pesquisador com o tema, que pode ser construído com base em hipóteses ou intuições. Os assuntos das pesquisas exploratórias, geralmente, são pouco conhecidos e, por isto, este tipo de pesquisa costuma envolver grandes levantamentos bibliográficos, citações e exemplos que facilitem o entendimento do assunto, além de entrevistas com pessoas que passam pelo problema ou já o superaram. Pesquisas bibliográficas e estudos de caso são muito utilizados nas pesquisas exploratórias, que contam muito com a intuição do pesquisador, dependendo bastante de seu trabalho.

Pesquisas Descritivas

As pesquisas descritivas fazem uma análise minuciosa e descritiva do objeto de estudo (população, empresa, governo, situação-problema). Investe-se na coleta e no levantamento de dados qualitativos, mas, principalmente, quantitativos. Utilizam-se gráficos de sexo, idade, nível de escolaridade e localidade, por exemplo. A finalidade da pesquisa descritiva é analisar os dados coletados sem que haja a interferência do pesquisador. Costuma fazer uso de levantamentos para coleta de dados e descreve, minuciosamente, experiências, processos, situações e fenômenos. A principal diferença em relação à pesquisa exploratória é que o assunto pesquisa já é conhecido, já foi estudado, você irá fazer, entretanto, um aprofundamento no tema.

Pesquisas Explicativas

As pesquisas explicativas buscam identificar e explicar as causas de determinado problema do objeto de estudo. Mostram, portanto, a realidade ao explicar o porquê das coisas. Costumam dar continuidade a pesquisas descritivas e exploratórias, uma vez que oferecem uma visão mais detalhada do assunto e do tema estudado. A maioria das pesquisas explicativas costumam utilizar dois procedimentos técnicos: o ex-post facto e os e a pesquisa experimental. Este tipo de pesquisa é o mais propenso a erros, uma vez que interpreta-se a realidade e o objeto de estudo, dando um caráter subjetivo à pesquisa, mas é, também, a que costuma envolver ações de ordem prática.

ebook publicação de anais

Gostou? Deixe um comentário

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos