A solução de ativação de marca em eventos pode ser o que você está procurando para atingir o sucesso e gerar mais interatividade entre os participantes.
Afinal, as ativações são espaços interativos oferecidos pelas marcas patrocinadoras do evento.
Por isso, elas acabam marcando o seu evento e deixando-o mais atrativo.
E nem sempre precisam ser ações grandes e complexas para concluir, sabia? Hoje eu vou te explicar tudo sobre:
- O que é ativação de marca em eventos?;
- Vantagens da ativação de marca em eventos;
- Como fazer ativação de marca em eventos;
- Exemplos práticos e dicas.
A ativação de marca em eventos é uma estratégia de marketing de muitas empresas para gerar valor através de experiências únicas com o público.
Ainda, são métodos utilizados para coletar leads.
Normalmente, essas são ações interativas proporcionadas por patrocinadores em grandes eventos. Isso ajuda a criar conexão com a empresa e deixá-la marcada na experiência do participante.
Assim, a ativação não tem tanta cara de “publicidade” e a empresa cria uma memória com o participante, de forma afetiva, útil e divertida.
Para os organizadores de eventos, tais ações trazem dinamismo, interatividade e uma percepção positiva para todos os envolvidos.
Embora o conceito não seja difícil de compreender, a prática pode ser um pouco mais complexa, uma vez que deve unir inovação com o público certo e o evento ideal. Vou te ensinar a fazer tudo isso!
- Construção de memória e afeto com o evento e a marca;
- Interatividade;
- Proximidade e conexão espontânea dos participantes com a marca;
- Reforça o branding da marca;
- Mais ações de valor no evento, sem extrapolar o orçamento;
- Valoriza o evento e a experiência nele;
- Mais uma fonte de geração de leads qualificados.
Pense na sua persona
Primeiramente, encontrar uma parceria ideal para a ativação de marca em eventos deve, obviamente, passar pela etapa da persona.
Afinal, ela é essencial em qualquer estratégia de marketing ou patrocínio, pois coloca o seu público como centro da ação.
Assim, você precisa conhecer o seu público-alvo, saber quais são suas maiores dores, por que buscam seu evento, quais marcas gostam de consumir, o que é atrativo para eles etc.
Essas informações são essenciais para buscar os patrocinadores certos, mas também devem ser compartilhadas com eles.
Isso porque quanto mais próximo o seu público for do público do patrocinador, mais interesse ele terá.
Busque as parcerias ideais
Falando em patrocinadores, são eles que vão fazer a proposta de ativação de marca no seu evento.
Portanto, cabe a você demonstrar o que eles vão ganhar em troca e por que é importante investir dessa maneira.
Sendo assim, você deve buscar marcas que tenham semelhança com o seu público e proporcionar espaços de ativação.
Uma boa dica é ter áreas do seu evento destinadas a isso e oferecer esses espaços em cotas diferentes de patrocínio.
Por exemplo, no Mangue.bit, evento realizado através da Even3, os patrocinadores tinham stands únicos onde promoviam diversas atividades interativas, como mentorias.
Assim, a atração e interação dos participantes com as marcas foi natural e positiva para ambas as partes envolvidas, provavelmente se estendendo para além do evento.
Opte por inovação
Por fim, seus patrocinadores vão definir quais serão as atividades de ativação das marcas e cabe a vocês buscarem soluções inovadoras.
Nesse caso, você pode buscar patrocinadores que já têm esse histórico e gostam de apostar em tendências.
Além disso, deve incentivar propostas inovadoras, tanto oferecendo espaço para isso, como demonstrando exemplos e referências em seu projeto de patrocínio.
Depois, lembre-se também de mensurar os resultados, compartilhá-los com os patrocinadores e usá-los como exemplo para os seus próximos eventos.
Na prática, espaços de ativação em eventos são diversos, então, busque algumas inspirações e aposte na criatividade:
Cabine de fotos
Uma boa ideia para ativação de marca em eventos é proporcionar uma experiência interativa e ainda deixar um brinde para levar para casa.
Assim, o participante vai sempre ter a marca e o evento presentes em sua memória.
Mas vale ir além dos tradicionais copos temáticos ou pulseiras personalizadas. Muita gente investe em cabine de fotos, como aquelas tradicionais de filmes mesmo!
Dessa maneira, o participante, literalmente, leva uma memória fotográfica para casa, com as logos do evento e do patrocinador presentes.
Vídeo 360º
Falando em memórias visuais, muitos eventos já estão deixando as fotos de lado e apostando nos vídeos 360º!
Essa é uma tendência, principalmente, dos eventos culturais. Ela vem substituindo o famoso backdrop, ou seja, aquele mural para tirar fotos com a marca da empresa.
Assim, o stand da marca vira uma cabine de vídeo 360º, com uma estrutura central rotativa onde os participantes entram e uma câmera passa ao redor gravando tudo.
Depois, os vídeos podem ser enviados por e-mail ou disponibilizados em um portal com login, tudo isso facilita a obtenção de leads e comunicação com eles.
Sala de descompressão
Agora, uma boa ideia para eventos corporativos é investir em ambientes de descanso, normalmente chamados de “sala de descompressão”.
Isto é, ambiente com sofás, almofadas, mesas e, em alguns casos, até jogos para relaxamento. O importante é mostrar que a empresa está promovendo o bem-estar dos participantes!
Jogos interativos e demonstrações
Jogos interativos e demonstrações de tecnologias são as ativações mais comuns em eventos corporativos porque são muito amados!
Há várias formas de apresentar essa ativação ao público, mas é comum que os jogos envolvam o ganho de algum prêmio.
No caso das demonstrações, a empresa pode oferecer o teste de algum serviço pago ou unir uma demonstração ao jogo, retendo os participantes com a dinâmica e competitividade.
Por exemplo, alguns estandes de patrocinadores no Mangue.bit, evento realizado através da Even3, proporcionaram jogos e premiações para os participantes.
Com tanta interatividade em seu evento, certamente o fluxo de participantes será maior, há chance de formação de filas, aumento de compras de entradas e alto número de pessoas no credenciamento.
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