Em 2019, mais de 84% de lideranças empresariais entrevistadas pela Bizzabo apontaram que eventos presenciais eram necessários para o sucesso da sua companhia.
Parte de uma estratégia de marketing, os eventos podem ser diferenciais para a sua marca.
Afinal, através deles você pode garantir autoridade, capturar leads, divulgar novos produtos e muito mais.
Mas, para que tudo isso tenha resultado, você precisa mostrar o diferencial da sua empresa!
Ou seja, você precisa investir em branding, principalmente, nos seus eventos.
Para fazer isso, que tal seguir nossas dicas? Saiba mais sobre:
O que é branding para eventos corporativos?
Provavelmente, você já sabe que branding é um conjunto de ações que vão construir uma marca de acordo com o seu posicionamento, propósito e valores.
Para empresas, essa já é uma prática bastante comum, por isso, você já deve ter uma persona, identidade visual e marca bem definidas.
Nesse caso, eventos comumente são usados como ferramenta para fortalecer a marca de uma empresa e fazê-la ganhar mais visibilidade.
Sendo assim, é comum que eventos empresariais comuniquem a personalidade da empresa e transmitam um estilo de vida.
Por isso, normalmente vão expressar todos os seus valores e te diferenciar dos seus concorrentes.
Afinal, quanto mais valor você entregar, mais você será único e bem visto pelo seu público.
5 passos para aplicar o branding em eventos corporativos
Para ter um branding bem fortalecido em seu evento corporativo, você precisa ter um branding bem definido na sua empresa.
Logo, é importante que já tenha definido:
Persona
Uma persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, com todas as suas principais características e necessidades.
Identidade visual
A identidade visual, como o nome já diz, é a construção visual da sua marca. Ou seja, sua personalidade, valores e propósito traduzido em imagens, como marca, cores, tipografia, fontes etc.
Valores e propósito
O propósito é o porquê da sua existência, o que vai tornar o seu evento diferente dos demais e atrair pessoas.
Depois dessas definições, há formas de reforçar a sua marca e a percepção dos seus clientes sobre você nos eventos corporativos. São elas:
1. Crie um site para o seu evento
Basicamente, o branding desperta emoções e cria conexões que são essenciais para fazer alguém finalizar uma compra ou inscrição em um evento, por exemplo.
Por esse motivo, o seu site é uma plataforma super importante para criar esta conexão.
Sendo assim, você deve usá-lo para gerar uma boa experiência de compra de inscrições para o participante, aumentar o contato com o seu público e até mesmo ser encontrado por novas pessoas.
Afinal, um site de evento pode te ajudar a aparecer no resultado das buscas do Google por temas semelhantes.
No vídeo abaixo, te ensinamos as melhores práticas para garantir que seu evento seja bem rankeado pelo Google:
Além disso, por lá você pode mostrar a cara do seu evento nas cores escolhidas para o site, nas imagens e até mesmo no texto.
-> Veja também: O guia definitivo para criar um site avançado na Even3
Quanto mais elementos se relacionarem com a sua marca, mais autoridade você vai garantir.
2. Reforce sua marca nos eventos
Falando em reforçar a sua marca no site do evento, uma boa prática é deixar sua marca sempre visível.
Nesse caso, você pode começar optando por expor a marca da sua empresa desde o site do evento aos panfletos.
Como nem sempre é fácil realizar este tipo de alteração em sites, a Even3 possibilita a rápida criação de um site de eventos e a remoção da marca da plataforma para substituir pela sua.
Dessa maneira, o participante terá contato com a sua instituição desde a primeira experiência com o evento.
Então, vale a pena investir em uma boa experiência para o participante, não é?
3. Invista nos portais de eventos
No caso dos eventos corporativos, uma boa experiência faz toda a diferença para o seu negócio!
Por isso, o ideal é evitar dificuldades e frustrações no processo dos participantes.
Uma boa dica é facilitar o acesso de todos aos seus eventos, bem como permitir o máximo de conforto e agilidade possível. Ou seja, é ideal investir em um portal de eventos!
Isto é, uma página online com todos os eventos realizados pela sua instituição, com a possibilidade de dividir por categorias e realizar buscas.
Dessa forma, seus participantes vão encontrar seus eventos com muito mais facilidade, além de acompanhar tudo que é organizado e promovido por sua empresa.
4. Coloque o nome da sua empresa no URL do evento
Para ser encontrado com ainda mais facilidade e relacionar os eventos diretamente com a sua marca, você pode optar por URLs com o nome da sua empresa, o que chamamos de domínio próprio.
Por exemplo, em eventos sem domínio próprio realizados pela Even3 é comum que sigam uma estrutura:
Assim, é possível ganhar a autoridade do domínio da Even3, ser facilmente indexado pelo Google e divulgar o link por aí.
No entanto, dá para chamar ainda mais atenção para o seu evento com um domínio bem mais a sua cara.
Um “www.nomedaempresa.com” com certeza é bem mais fácil de ser achado por seus participantes!
Por isso, procure unir todos esses fatores na hora de criar um domínio próprio.
Na Even3, por exemplo, oferecemos a solução de personalizar o URL do seu evento do jeito que você quiser e, ainda assim, emprestando a autoridade do nosso site.
Saiba mais:
5. Crie comunidades ao redor do seu evento
Por fim, os eventos vão te proporcionar conhecer pessoas, promover networking e impactar o mercado.
Então, incentive esse movimento e crie comunidades ao redor do seu evento!
Elas podem ser presenciais, envolvendo um público específico, outros encontros e até mesmo a formação de um coletivo.
-> Veja mais: Como o Mangue.bit 2022 engajou uma comunidade
Mas com certeza deve ter canais de comunicação online também!
Isso porque a sua presença nas redes sociais também vai reforçar o seu branding ao criar conexões, conversas com seus seguidores e expectativa para os próximos eventos.
Mas preste atenção: saber escolher o canal e o formato certo vai fazer com que a campanha seja muito mais eficaz.
Então, uma vez que você estabeleceu onde criar comunidades virtuais, ative a sua comunicação, divulgue e promova suas comunidades.
E lembre-se: estimule a interatividade e conexão durante todo o seu evento!
Portanto, priorize plataformas de eventos que oferecem essas funcionalidades, como chats, enquetes e sorteios.
Comece a testar tudo isso gratuitamente na Even3: