Organização de Eventos

Branding para eventos corporativos: por que isso importa?

Em 2019, mais de 84% de lideranças empresariais entrevistadas pela Bizzabo apontaram que eventos presenciais eram necessários para o sucesso da sua companhia.

Parte de uma estratégia de marketing, os eventos podem ser diferenciais para a sua marca.

Afinal, através deles você pode garantir autoridade, capturar leads, divulgar novos produtos e muito mais.

Mas, para que tudo isso tenha resultado, você precisa mostrar o diferencial da sua empresa!

Ou seja, você precisa investir em branding, principalmente, nos seus eventos.

Para fazer isso, que tal seguir nossas dicas? Saiba mais sobre:

O que é branding para eventos corporativos?

Provavelmente, você já sabe que branding é um conjunto de ações que vão construir uma marca de acordo com o seu posicionamento, propósito e valores.

Para empresas, essa já é uma prática bastante comum, por isso, você já deve ter uma persona, identidade visual e marca bem definidas.

Nesse caso, eventos comumente são usados como ferramenta para fortalecer a marca de uma empresa e fazê-la ganhar mais visibilidade.

Sendo assim, é comum que eventos empresariais comuniquem a personalidade da empresa e transmitam um estilo de vida.

Por isso, normalmente vão expressar todos os seus valores e te diferenciar dos seus concorrentes.

Afinal, quanto mais valor você entregar, mais você será único e bem visto pelo seu público.

5 passos para aplicar o branding em eventos corporativos

Para ter um branding bem fortalecido em seu evento corporativo, você precisa ter um branding bem definido na sua empresa.

Logo, é importante que já tenha definido:

Persona

Uma persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, com todas as suas principais características e necessidades.

Identidade visual

A identidade visual, como o nome já diz, é a construção visual da sua marca. Ou seja, sua personalidade, valores e propósito traduzido em imagens, como marca, cores, tipografia, fontes etc.

Valores e propósito

O propósito é o porquê da sua existência, o que vai tornar o seu evento diferente dos demais e atrair pessoas.

Depois dessas definições, há formas de reforçar a sua marca e a percepção dos seus clientes sobre você nos eventos corporativos. São elas:

1. Crie um site para o seu evento

Basicamente, o branding desperta emoções e cria conexões que são essenciais para fazer alguém finalizar uma compra ou inscrição em um evento, por exemplo.

Por esse motivo, o seu site é uma plataforma super importante para criar esta conexão. 

Sendo assim, você deve usá-lo para gerar uma boa experiência de compra de inscrições para o participante, aumentar o contato com o seu público e até mesmo ser encontrado por novas pessoas.

Afinal, um site de evento pode te ajudar a aparecer no resultado das buscas do Google por temas semelhantes.

No vídeo abaixo, te ensinamos as melhores práticas para garantir que seu evento seja bem rankeado pelo Google:

Além disso, por lá você pode mostrar a cara do seu evento nas cores escolhidas para o site, nas imagens e até mesmo no texto.

-> Veja também: O guia definitivo para criar um site avançado na Even3

Quanto mais elementos se relacionarem com a sua marca, mais autoridade você vai garantir.

2. Reforce sua marca nos eventos

Falando em reforçar a sua marca no site do evento, uma boa prática é deixar sua marca sempre visível.

Nesse caso, você pode começar optando por expor a marca da sua empresa desde o site do evento aos panfletos.

Como nem sempre é fácil realizar este tipo de alteração em sites, a Even3 possibilita a rápida criação de um site de eventos e a remoção da marca da plataforma para substituir pela sua.

Dessa maneira, o participante terá contato com a sua instituição desde a primeira experiência com o evento.

Então, vale a pena investir em uma boa experiência para o participante, não é?

3. Invista nos portais de eventos

No caso dos eventos corporativos, uma boa experiência faz toda a diferença para o seu negócio!

Por isso, o ideal é evitar dificuldades e frustrações no processo dos participantes.

Uma boa dica é facilitar o acesso de todos aos seus eventos, bem como permitir o máximo de conforto e agilidade possível. Ou seja, é ideal investir em um portal de eventos!

Isto é, uma página online com todos os eventos realizados pela sua instituição, com a possibilidade de dividir por categorias e realizar buscas.

Portal de eventos da Straumann na Even3

Dessa forma, seus participantes vão encontrar seus eventos com muito mais facilidade, além de acompanhar tudo que é organizado e promovido por sua empresa.

4. Coloque o nome da sua empresa no URL do evento

Para ser encontrado com ainda mais facilidade e relacionar os eventos diretamente com a sua marca, você pode optar por URLs com o nome da sua empresa, o que chamamos de domínio próprio.

Por exemplo, em eventos sem domínio próprio realizados pela Even3 é comum que sigam uma estrutura:

www.even3.com/NOMEDAEMPRESA

Assim, é possível ganhar a autoridade do domínio da Even3, ser facilmente indexado pelo Google e divulgar o link por aí.

No entanto, dá para chamar ainda mais atenção para o seu evento com um domínio bem mais a sua cara.

Um “www.nomedaempresa.com” com certeza é bem mais fácil de ser achado por seus participantes!

Por isso, procure unir todos esses fatores na hora de criar um domínio próprio.

Na Even3, por exemplo, oferecemos a solução de personalizar o URL do seu evento do jeito que você quiser e, ainda assim, emprestando a autoridade do nosso site.

Saiba mais:

5. Crie comunidades ao redor do seu evento

Por fim, os eventos vão te proporcionar conhecer pessoas, promover networking e impactar o mercado.

Então, incentive esse movimento e crie comunidades ao redor do seu evento!

Elas podem ser presenciais, envolvendo um público específico, outros encontros e até mesmo a formação de um coletivo.

-> Veja mais: Como o Mangue.bit 2022 engajou uma comunidade

Mas com certeza deve ter canais de comunicação online também!

Isso porque a sua presença nas redes sociais também vai reforçar o seu branding ao criar conexões, conversas com seus seguidores e expectativa para os próximos eventos.

Mas preste atenção: saber escolher o canal e o formato certo vai fazer com que a campanha seja muito mais eficaz.

Então, uma vez que você estabeleceu onde criar comunidades virtuais, ative a sua comunicação, divulgue e promova suas comunidades.

 

E lembre-se: estimule a interatividade e conexão durante todo o seu evento!

Portanto, priorize plataformas de eventos que oferecem essas funcionalidades, como chats, enquetes e sorteios.

Comece a testar tudo isso gratuitamente na Even3: