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5 dicas essenciais para a cobertura de eventos nas redes sociais

Na hora de engajar seu público, uma boa cobertura de eventos vai fazer toda a diferença!

Ela deve unir a captura de imagens com mensagens marcantes e de valor. Mas como fazer isso?

Grandes eventos podem nos oferecer exemplos inspiradores de como aumentar a visibilidade e a afinidade com os participantes.

Por isso, separei 5 dicas baseadas nas práticas comuns em coberturas de eventos como Olimpíadas, Oscar, Rock in Rio, entre outros.

5 dicas para fazer a cobertura de eventos nas redes sociais

1. Conheça o seu público

Para começar, é essencial que você conheça seu público para definir qual será sua campanha de marketing.

A campanha vai direcionar em quais redes sociais você vai atuar, que tipo de conteúdo vai criar e, claro, como a cobertura do seu evento será feita.

Mas antes de tudo, você precisa saber como atrair o seu público. Portanto, pesquise:

  • Dados demográficos do seu público: de que cidade ou país eles são? Quais são seus gêneros? Idades?
  • Interesse: Quais são seus gostos e hobbies?
  • Comportamento: O que fazem no dia a dia? Qual trabalho possuem? Como consomem? 
  • Hábitos online: Quais redes sociais utilizam? Qual tipo de conteúdo costumam acompanhar lá?

-> Leia mais: saiba como construir uma representação ideal do seu público

Com um perfil de público pronto, você pode começar a definir estratégias importantes para a cobertura do evento. Por exemplo, quais temas são mais relevantes de abordar e em qual formato.

Além disso, também vai ser possível identificar diferenças culturais ou etárias que devem ser levadas em consideração na hora de criar conteúdos. Para tornar a criação de uma campanha de marketing mais fácil e robusta, conte com o kit gratuito da Even3:

Entender o seu público vai te ajudar a planejar seu conteúdo de forma estratégica, alinhado com os interesses e atividades dele.

Um bom exemplo dessa situação ocorre nas Olímpiadas. Neste momento, cada confederação deve levar em consideração os aspectos únicos do seu país, a cultura e a história dos seus atletas.

Por isso, é comum ver páginas exclusivas para cada confederação. Nelas, memes e aspectos culturais próprios ressoam de forma única na torcida do país.

2. Crie conteúdos de valor

Falando em conteúdos únicos, você deve criar posts que chamem a atenção na internet.

Basicamente, o ideal é fazer peças que atraiam visualmente ao mesmo tempo que estimulam o compartilhamento.

Sendo assim, invista em conteúdos que: 

  • De fato, façam a diferença no que está sendo comentado sobre o evento;
  • Geram diversão, curiosidade, aprendizado e/ou exclusividade para seu público;
  • Sigam as tendências de conteúdos digitais;
  • Estejam alinhados com o público e a linguagem da rede social utilizada;
  • Entreguem experiências únicas e/ou ofertas especiais para seus participantes.

Nesse sentido, considere usar videos, GIFS, infográficos e memes. Esses formatos chamam mais atenção e são mais compartilháveis.

Além disso, conteúdos humanizados também costumam apresentar bom alcance. Então, mostre as pessoas que fazem parte do seu evento, evoque emoções e crie publicações que conectem participantes.

Por exemplo, vale investir na cobertura de eventos “por trás das câmeras” ou compartilhar novidades em tempo real durante o evento.

Nesse sentido, podemos nos inspirar com os conteúdos de patrocinadores do Rock in Rio. Você já viu?

Normalmente, eles criam muitas publicações com os participantes do evento, que acabam compartilhando o conteúdo de forma orgânica porque aparecem nele.

Também é comum utilizar influenciadores para fazer a cobertura do evento ou realizar entrevistas. Assim, é possível atingir novas audiências e ampliar seu alcance.

3. Ache o tom para diferentes redes sociais

Obviamente, a forma como você compartilha seu conteúdo pode mudar de acordo com a rede social que você está utilizando.

Afinal, cada plataforma é utilizada por um tipo de público diferente. Por exemplo, o Linkedin possui um público mais corporativo, o TikTok é voltado para jovens…

Então, você deve estar nas redes sociais que os seus participantes estão e se comunicar com eles no tom adequado para cada uma.

Nesse caso, um bom exemplo de cobertura de eventos para se inspirar é o Time Brasil nas Olimpíadas de 2024.

O perfil do Comitê Olímpico Brasileiro fez a cobertura completa do evento em todas as redes sociais.

Isso porque eles pretendiam atingir públicos de diferentes idades de acordo com as plataformas que eles usam.

Por causa disso, a forma de comunicar também mudou em cada canal.

O resultado foi o crescimento de mais de 42% nos canais do Comitê. E, claro, mais diversidade na forma de comunicar!

Wagner Leitzke, head da agência que gerenciou o Time Brasil nas Olímpiadas 2024, explicou como a mensagem era adaptada para a linguagem de cada rede social.

Em entrevista para a Bits to Brands, Wagner disse:

“O X/Threads precisa ser imediato, precisa trazer a reação, o momento.

Por isso os “surtos” ao ganhar uma medalha, por refletir como o torcedor se encontra no momento. Ao mesmo tempo, é a rede que mais te permite ir além na informalidade.

No Instagram, o apelo visual é muito maior, apenas o copy [texto] não basta, precisa ser bonito. Cada rede precisa ser pensada dentro de um macro, mas precisa ser trabalhada individualmente.”

4. Crie comunidades

Não adianta criar coberturas de eventos com muito engajamento e não aproveitá-lo.

Inclusive, a essência de grandes eventos é justamente gerar experiências comunitárias.

Por isso, utilize seu conteúdo para aproximar o público da sua marca.

Use Chamadas para Ação (CTA) e faça as pessoas se inscreverem para receber conteúdos sobre a temática do evento periodicamente.

Também estimule-as a seguirem suas redes sociais, crie grupos em aplicativos como o Whatsapp e gere networking.

Por exemplo, grandes eventos universitários, como o Festival do Conhecimento, criam newsletters para divulgar conteúdos de valor para seus participantes mesmo após o fim da edição.

-> Veja também: como usar dados de participantes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados

Dessa forma, é possível fidelizar participantes para as próximos eventos e aumentar a sua relevância na área.

Mas lembre-se que não basta apenas enviar conteúdos para os participantes. É preciso participar de conversas, responder comentários, criar relacionamento e contribuir de forma positiva para a sua comunidade.

5. Monitore tendências na cobertura de eventos

Uma das maiores vantagens da cobertura de eventos é a possibilidade de gerar e acompanhar dados em tempo real!

-> Veja também: 8 métricas para medir o sucesso do seu evento

Além de monitorar as tendências digitais, você deve analisar constantemente como seus seguidores interagem com seu conteúdo.

Assim, você pode identificar oportunidades para engajamento e inspirações para novas publicações.

Para tanto, utilize as próprias ferramentas de monitoramento das redes sociais e as informações do site do seu evento.

Dessa forma, você pode focar a cobertura do evento em conteúdos que geram engajamento com o seu público, tópicos em alta ou acontecimentos inesperados que geram engajamento de forma orgânica.

Grandes eventos como o Oscar podem nos ensinar muito sobre geração de conteúdo e monitoramento em tempo real.

Por exemplo, o tapete vermelho normalmente é acompanhado ao vivo, monitorando tendências e momentos das celebridades.

Mas ele ganha ainda mais valor quando a transmissão adiciona comentários ao vivo dos telespectadores, compartilha os memes e aproveita essas oportunidades de engajamento.

Finalmente, a cobertura do seus eventos vai gerar experiências e conexões para além do evento em si.

Já imaginou a expectativa que seus participantes podem sentir para a próxima edição?

Nutrir esse sentimento vai depender dos conteúdos criados durante a cobertura do evento, mas também de uma boa estratégia de marketing.

Portanto, complemente a cobertura dos seus eventos com uma plataforma de eventos que oferece soluções de marketing gratuitas.

Crie um site para o seu evento de graça, envie e-mails e muito mais. Conheça a Even3:

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