Na hora de engajar seu público, uma boa cobertura de eventos vai fazer toda a diferença!
Ela deve unir a captura de imagens com mensagens marcantes e de valor. Mas como fazer isso?
Grandes eventos podem nos oferecer exemplos inspiradores de como aumentar a visibilidade e a afinidade com os participantes.
Por isso, separei 5 dicas baseadas nas práticas comuns em coberturas de eventos como Olimpíadas, Oscar, Rock in Rio, entre outros.
Para começar, é essencial que você conheça seu público para definir qual será sua campanha de marketing.
A campanha vai direcionar em quais redes sociais você vai atuar, que tipo de conteúdo vai criar e, claro, como a cobertura do seu evento será feita.
Mas antes de tudo, você precisa saber como atrair o seu público. Portanto, pesquise:
-> Leia mais: saiba como construir uma representação ideal do seu público
Com um perfil de público pronto, você pode começar a definir estratégias importantes para a cobertura do evento. Por exemplo, quais temas são mais relevantes de abordar e em qual formato.
Além disso, também vai ser possível identificar diferenças culturais ou etárias que devem ser levadas em consideração na hora de criar conteúdos. Para tornar a criação de uma campanha de marketing mais fácil e robusta, conte com o kit gratuito da Even3:
Entender o seu público vai te ajudar a planejar seu conteúdo de forma estratégica, alinhado com os interesses e atividades dele.
Um bom exemplo dessa situação ocorre nas Olímpiadas. Neste momento, cada confederação deve levar em consideração os aspectos únicos do seu país, a cultura e a história dos seus atletas.
Por isso, é comum ver páginas exclusivas para cada confederação. Nelas, memes e aspectos culturais próprios ressoam de forma única na torcida do país.
Falando em conteúdos únicos, você deve criar posts que chamem a atenção na internet.
Basicamente, o ideal é fazer peças que atraiam visualmente ao mesmo tempo que estimulam o compartilhamento.
Sendo assim, invista em conteúdos que:
Nesse sentido, considere usar videos, GIFS, infográficos e memes. Esses formatos chamam mais atenção e são mais compartilháveis.
Além disso, conteúdos humanizados também costumam apresentar bom alcance. Então, mostre as pessoas que fazem parte do seu evento, evoque emoções e crie publicações que conectem participantes.
Por exemplo, vale investir na cobertura de eventos “por trás das câmeras” ou compartilhar novidades em tempo real durante o evento.
Nesse sentido, podemos nos inspirar com os conteúdos de patrocinadores do Rock in Rio. Você já viu?
Normalmente, eles criam muitas publicações com os participantes do evento, que acabam compartilhando o conteúdo de forma orgânica porque aparecem nele.
Também é comum utilizar influenciadores para fazer a cobertura do evento ou realizar entrevistas. Assim, é possível atingir novas audiências e ampliar seu alcance.
Obviamente, a forma como você compartilha seu conteúdo pode mudar de acordo com a rede social que você está utilizando.
Afinal, cada plataforma é utilizada por um tipo de público diferente. Por exemplo, o Linkedin possui um público mais corporativo, o TikTok é voltado para jovens…
Então, você deve estar nas redes sociais que os seus participantes estão e se comunicar com eles no tom adequado para cada uma.
Nesse caso, um bom exemplo de cobertura de eventos para se inspirar é o Time Brasil nas Olimpíadas de 2024.
O perfil do Comitê Olímpico Brasileiro fez a cobertura completa do evento em todas as redes sociais.
Isso porque eles pretendiam atingir públicos de diferentes idades de acordo com as plataformas que eles usam.
Por causa disso, a forma de comunicar também mudou em cada canal.
O resultado foi o crescimento de mais de 42% nos canais do Comitê. E, claro, mais diversidade na forma de comunicar!
Wagner Leitzke, head da agência que gerenciou o Time Brasil nas Olímpiadas 2024, explicou como a mensagem era adaptada para a linguagem de cada rede social.
Em entrevista para a Bits to Brands, Wagner disse:
Por isso os “surtos” ao ganhar uma medalha, por refletir como o torcedor se encontra no momento. Ao mesmo tempo, é a rede que mais te permite ir além na informalidade.
No Instagram, o apelo visual é muito maior, apenas o copy [texto] não basta, precisa ser bonito. Cada rede precisa ser pensada dentro de um macro, mas precisa ser trabalhada individualmente.”
Não adianta criar coberturas de eventos com muito engajamento e não aproveitá-lo.
Inclusive, a essência de grandes eventos é justamente gerar experiências comunitárias.
Por isso, utilize seu conteúdo para aproximar o público da sua marca.
Use Chamadas para Ação (CTA) e faça as pessoas se inscreverem para receber conteúdos sobre a temática do evento periodicamente.
Também estimule-as a seguirem suas redes sociais, crie grupos em aplicativos como o Whatsapp e gere networking.
Por exemplo, grandes eventos universitários, como o Festival do Conhecimento, criam newsletters para divulgar conteúdos de valor para seus participantes mesmo após o fim da edição.
-> Veja também: como usar dados de participantes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados
Dessa forma, é possível fidelizar participantes para as próximos eventos e aumentar a sua relevância na área.
Mas lembre-se que não basta apenas enviar conteúdos para os participantes. É preciso participar de conversas, responder comentários, criar relacionamento e contribuir de forma positiva para a sua comunidade.
Uma das maiores vantagens da cobertura de eventos é a possibilidade de gerar e acompanhar dados em tempo real!
-> Veja também: 8 métricas para medir o sucesso do seu evento
Além de monitorar as tendências digitais, você deve analisar constantemente como seus seguidores interagem com seu conteúdo.
Assim, você pode identificar oportunidades para engajamento e inspirações para novas publicações.
Para tanto, utilize as próprias ferramentas de monitoramento das redes sociais e as informações do site do seu evento.
Dessa forma, você pode focar a cobertura do evento em conteúdos que geram engajamento com o seu público, tópicos em alta ou acontecimentos inesperados que geram engajamento de forma orgânica.
Grandes eventos como o Oscar podem nos ensinar muito sobre geração de conteúdo e monitoramento em tempo real.
Por exemplo, o tapete vermelho normalmente é acompanhado ao vivo, monitorando tendências e momentos das celebridades.
Mas ele ganha ainda mais valor quando a transmissão adiciona comentários ao vivo dos telespectadores, compartilha os memes e aproveita essas oportunidades de engajamento.
Finalmente, a cobertura do seus eventos vai gerar experiências e conexões para além do evento em si.
Já imaginou a expectativa que seus participantes podem sentir para a próxima edição?
Nutrir esse sentimento vai depender dos conteúdos criados durante a cobertura do evento, mas também de uma boa estratégia de marketing.
Portanto, complemente a cobertura dos seus eventos com uma plataforma de eventos que oferece soluções de marketing gratuitas.
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