comunicação

5 Congressos de comunicação de referência no Brasil

Com certeza não existe apenas um congresso de comunicação de referência no país. Vários estudantes, profissionais do mercado e professores da área participam de eventos científicos em busca de conhecimento e de atualização.

Pensando nisso, reunimos os cinco congressos de comunicação que ocorrem em diferentes regiões e são referência para a comunidade de pesquisa científica brasileira.

1) Intercom

Intercom

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece desde 1977. E reúne, tradicionalmente, cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área.

No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. A cidade-sede muda a cada ano e é escolhida pelos sócios da Intercom, em votação realizada no ano anterior.

Todos os anos, a Intercom realiza cinco congressos de comunicação regionais – Intercom Centro-Oeste, Intercom Sudeste, Intercom Norte, Intercom Sul e Intercom Nordeste –, que abordam o tema escolhido para o congresso nacional que acontecerá posteriormente, no mesmo ano.

O fato do tema ser debatido regionalmente e depois nacionalmente gera a oportunidade de um diálogo rico sob diferentes perspectivas. Os congressos reúnem milhares de pesquisadores, profissionais e estudantes das diferentes regiões.

Intercom Júnior

O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos acadêmicos. Podendo ser de estudantes de graduação em Comunicação assim como de recém-graduados.

A atividade acontece em dois momentos durante o ano: no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) e nos congressos regionais.

Os acadêmicos podem apresentar pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação, entre outras.

Os trabalhos devem ser inscritos, tanto nos congressos regionais quanto no nacional, seguindo as divisões temáticas e suas ementas, estabelecidas também para os grupos de pesquisa.

2) Congresso Mega Brasil de Comunicação

Congresso de Comunicação: 7º Seminário MegaBrasil Comunicação Interna 2017

O Congresso Mega Brasil de Comunicação está na sua 20ª edição, como o mais importante e abrangente evento de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas Independente do Brasil. O evento realiza debates com profissionais nacionais e internacionais sobre as inovações na área da comunicação, os novos conceitos e práticas.

Além disso, são trazido casos de sucesso que servem de referência e inspiração para os profissionais.

O congresso de comunicação também cria um ambiente propenso para o desenvolvimento de networking e novos negócios.

3) Pró-Pesq PP

O evento Pró-Pesq PP nada mais é do que o encontro nacional de pesquisadores em publicidade e propaganda. O encontro acontece desde 2010.

Originalmente foi acolhido pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (PPGCOM/ECA), da Universidade de São Paulo (USP). O evento tem o foco principal nas atividades dos pesquisadores em Publicidade e Propaganda e Comunicação e Consumo do Brasil.

Nesse encontro a discussão é centrada nos possíveis caminhos para pensar o ensino para os cursos de Publicidade e Propaganda brasileiros.

Em 2017 foi realizado o VIII Pró-Pesq PP, pela primeira vez, na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. Sendo acolhida pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE. Historicamente, desde 2010 até 2015, o evento ocorreu na USP.

Em 2016, foi iniciado um período itinerante e, por isso, o VII Pró-pesq PP aconteceu na PUC-Rio.

O sucesso do primeiro I Pró-Pesq PP, que contou com apoio FAPESP e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, mostrou-se potente, reunindo cerca de 170 participantes e 73 trabalhos publicados em e-book de autoria de pesquisadores doutores nacionais e internacionais, doutorandos e mestrandos na área de várias instituições das cinco regiões do Brasil.

O congresso de comunicação destaca-se pela qualidade das pesquisas que são  apresentadas ao longo do histórico das suas edições. E o crescimento está atrelado ao deslocamento para novas cidades do país e se tornou uma forma de ampliar e internacionalizar as atividades no âmbito pesquisa em Publicidade e Propaganda.

4) Congresso Brasileiro de Comunicação Social

10º Congresso de Comunicação Social

O congresso de comunicação é voltado para profissionais, estudantes e interessados das áreas de jornalismo, publicidade e fotografia. Realizado pelas instituições UNINASSAU em conjunto com a UNINABUCO.

Através dos avanços incontáveis tecnológicos, assim como o aumento da importância das redes sociais no cotidiano e as diversas plataformas digitais nos mantêm conectados a todo momento. Tornando impossível não perceber como esses aspectos nos afetam.

O congresso traz especialistas das áreas da comunicação para debater e apresentar a realidade do mercado atual para o segmento. Assuntos como o marketing digital, sociabilidade, consumo e as novas maneiras de pensar a comunicação são abordados nas conferências e mesas-redondas.

5) Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa

VII Congresso de Comunicação Alternativa

O Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, promovido pela Associação dos membros Brasileiros da International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC–Brasil) realizou sua 7ª edição com o tema “Trilhando Juntos a Comunicação Alternativa”.

Com esta temática, dando continuidade aos caminhos já traçados, destacou os serviços e pesquisas para o suporte necessário à aquisição e desenvolvimento da linguagem, comunicação e interação por meio do uso dos recursos, procedimentos, técnicas e estratégias dos sistemas suplementares e alternativos de comunicação.

A proposta do Congresso de Comunicação Alternativa é discutir e pensar em formas propositivas sobre como se constituem e desenvolvem. Envolvendo uma forma colaborativa os vários serviços para atender às especificidades nas escolas. Assim como nas instituições, nas clínicas, nos domicílios, nos hospitais, tanto no setor público quanto privado.

A escolha dos temas, dos convidados, e a distribuição temática em torno dos serviços, tem como objetivo acompanhar os avanços e tendências da ciência e da tecnologia na área.

Além disso, pretende-se congregar convidados, valorizar e articular saberes científicos e práticas igualmente importantes e historicamente presentes no processo de consolidação da Comunicação Alternativa no país.

Conta-se com a presença de convidados nacionais e internacionais. Contribuindo assim com experiências inovadoras e diversas que possam ser aplicáveis à realidade nacional.

Os palestrantes internacionais são pesquisadores com renomado reconhecimento no campo da Comunicação Alternativa.

E você, já participou de algum congresso de comunicação? Tem vontade? Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário!

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos