Já pensou em aproveitar o Dia do Cliente para vender mais ingresso? Nós te mostramos como!
Não sei se você sabe, mas utilizar certas datas comemorativas para investir em estratégias de vendas é muito comum em diversos nichos do mercado, inclusive de eventos!
Além das vendas, elas também são utilizadas para atrair novos clientes ou fidelizar os antigos, mas, neste blogpost, vamos conversar sobre estratégias de vendas.
Está preparado? Você vai ler sobre:
- A importância de datas comemorativas para eventos;
- Qual é o Dia do Cliente?;
- 3 estratégias para o Dia do Cliente em eventos;
- Dicas para vendas em datas comemorativas.
Como falamos, as datas comemorativas são muito comuns no planejamento dos negócios e uma ótima oportunidade para atingir objetivos que precisam de uma força.
Isso acontece porque essas datas já costumam chamar a atenção dos clientes, ou dos futuros clientes, que estavam esperando alguma motivação para finalizar a compra.
Afinal, você como consumidor também deve esperar ansiosamente os dias de promoção para conseguir boas condições de compras, não é?
Então, que tal aproveitar esse sentimento para pensar em estratégias de marketing para eventos? Isso pode ser um grande diferencial em relação aos seus concorrentes.
Entre as datas mais importantes, temos:
- Black Friday (última sexta-feira de novembro);
- Natal (25 de dezembro);
- Dia dos Pais (segundo domingo de agosto);
- Dia das Mães (segundo domingo de maio);
- Dia do Cliente (15 de setembro).
Logo, vamos falar sobre este último e ir além das mensagens tradicionais de “feliz Dia do Cliente”? Veja só!
Para quem não sabe, o Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro.
A data foi criada em 2003 por João Carlos Rego, especialista em marketing, com o propósito da valorização do consumidor, dando espaço para as empresas terem um dia para executar boas estratégias centradas no cliente.
Desde o início, esse dia tem sido cada vez mais importante, fazendo com que ele seja comparado como uma antecipação da Black Friday.
Tanto que, segundo uma pesquisa da All iN | Social Miner, houve um grande avanço dos marketplaces no Dia do Cliente, aumentando 54% dos pedidos de 2019 para 2020.
Interessante, não é? Por isso, vamos te mostrar como aproveitar esta data comemorativa com algumas ações de marketing para vendas.
Promoções segmentadas
Se você está realizando um evento, é muito importante entender quem é o seu público e ter em mente que ele pode ser dividido em nichos diferentes.
Por exemplo, se for voltado para o mundo científico, é possível atingir profissionais da área e até estudantes.
Assim, você pode criar promoções segmentadas com cupons de desconto para cada um.
Isso acontece porque o estudante pode não ter tanta disponibilidade financeira como profissionais já consolidados no mercado. E é aí que a sua estratégia entra e leva a oportunidade para essas pessoas!
Com a plataforma certa, você consegue definir valores de cupons para públicos diferentes e estabelecer novas promoções. No vídeo abaixo, te ensinamos algumas formas de utilizar os cupons para aumentar as vendas do seu evento:
Lotes
Assim como as promoções segmentadas, os lotes também são bem interessantes.
Com eles, você consegue criar um senso de urgência no seu cliente, até porque ele saberá que aquele valor é único para determinado período. Além disso, terá também um maior controle financeiro, acompanhamento de resultados e um incentivo para a compra antecipada.
-> Confira como funciona a virada de lote de ingressos em eventos.
Para isso, é possível trabalhar a comunicação como a exclusividade da promoção para grupos específicos, como em posts nas redes sociais ou por meio de e-mail marketing.
O importante é não abusar dessa estratégia, tá bom? O senso de urgência pode causar ansiedade no seu possível cliente. Então, utilize-a da forma mais atrativa para o público, pensando também na saúde do seu planejamento financeiro.
Sorteios e brindes
A distribuição de brindes ou aplicação de sorteios são estratégias bastante conhecidas para captar clientes ou engajar participantes. Mas, para isso, você precisa escolher o momento certo para utilizá-las, pensando em boas maneiras de interação com o público.
-> Interatividade em eventos: 6 estratégias para engajar participantes
Assim, como opção para atrair mais vendas, você pode sortear brindes para aqueles que finalizaram a inscrição até tal período ou entregar alguns objetos exclusivos com a identidade do seu evento para pessoas que participaram de outras edições. Essas estratégias, se bem feitas, podem te ajudar a fidelizar os clientes.
No fim das contas, ficou mais fácil imaginar novas maneiras para vender ingressos com esses três exemplos?
Antes de colocá-los em prática ou pensar em outras possibilidade, você deve prestar atenção em alguns pontos importantes. Olha só:
Planejamento e estudo
O planejamento é primordial para a execução de qualquer estratégia. Sendo assim, ao traçar as novas demandas, é muito importante ter em mente o que vai ser realizado e quais serão os passos necessários para a eficiência da atividade por completo, assim como os responsáveis e o tempo de execução.
Aliás, manter a qualidade do seu atendimento além da data comemorativa é essencial, então planeje-se para garantir o seu padrão durante todas as etapas do evento.
Para isso, é necessário estudar profundamente o seu público e saber o momento, local e maneira que você vai apresentar a sua promoção e quais conteúdos serão apresentados até chegar o grande dia.
Lembre-se: uma boa campanha deve ser pensada com tempo suficiente para que tudo seja bem executado sem a saturação da equipe.
Suporte e bom atendimento
Quando você está adquirindo algum produto ou serviço, o suporte é essencial para a concretização da compra.
Isso acontece porque essa boa relação faz com que ele acredite ainda mais no potencial do seu evento e até compartilhe com outras pessoas a satisfação com a atenção da sua equipe.
Sendo assim, imagine a possibilidade de que, no dia da promoção, vai aumentar bastante o fluxo de vendas e você deve ter uma boa equipe e uma comunicação alinhada para atender os seus clientes da melhor forma possível, inclusive para o suporte de dúvidas ou possíveis problemas.
Tenha em mente que essa será uma das motivações para o seu participante finalizar a compra.
Promotores de eventos
Um bom ponto que deve ser inserido na maioria dos planejamentos é como você vai divulgar a sua promoção. Assim, falamos da importância de uma comunicação 360°.
Também chamada de omnichannel, é a prática de utilização de todos os canais que o seu cliente está inserido para que ele se alimente constantemente do seu conteúdo.
Ou seja, é preciso explorar bem as redes sociais.
E, depois de entender sobre o que eles consomem e quais serão as ações, você pode selecionar promotores especialistas na área do seu evento para divulgá-lo, como bons influenciadores digitais.
Organize as suas estratégias para o Dia do Cliente
Para finalizar, o que achou das informações que te passamos neste blogpost?
Dessa maneira, tenho certeza que já dá para colocar todas as estratégias no papel e definir como você pode executá-las em datas comemorativas.
Para isso, comece a se planejar e aproveite o Dia do Cliente para vender mais ingressos utilizando a nossa planilha obrigatória para eventos!