Quem nunca ficou preso em uma fila online de um site de venda de ingressos que atire a primeira pedra!
Ao menos, tenho certeza que você conhece alguém com essa história.
Isso porque as vendas digitais têm se tornado cada vez mais comum em eventos. Mas elas ainda precisam de muita atenção.
Afinal, não é qualquer plataforma que vale a pena.
Para garantir boas vendas online para você e seus participantes, é importante verificar se o site de venda de ingressos cumpre alguns pré-requisitos. Saiba mais:
- O que é um site para venda de ingressos?
- Funcionalidades essenciais em um site de venda de ingressos online
- 4 principais sites de venda de ingressos no Brasil
Certamente um “site de venda de ingressos” é autoexplicativo. De fato, serve para cumprir o seu objetivo: vender ingressos online.
Mas você sabia que existem diferentes soluções para facilitar a gestão do seu evento? Você pode contar com:
1. Site de vendas de ingressos
Serviço focado apenas na venda de ingressos online.
Não oferece suporte para outras áreas da organização de eventos, mas pode contar com acompanhamento de finanças e pontos de venda físicos.
Normalmente é contratado em contato com o comercial das empresas.
2. Plataformas de gestão de eventos
Oferecem uma solução para todas as etapas do evento, além do site para vender ingressos online.
Normalmente incluem serviços como gestão financeira, automatização de processos, credenciamento de participantes e certificados.
Pode ser contratado até gratuitamente diretamente nas plataformas, de forma mais simples e self-service.
Portanto, lembre-se de levar esses dois serviços em consideração na hora de escolher o seu site de venda de ingressos.
A escolha ideal vai depender do porte do evento, suas finanças e, óbvio, as funcionalidades oferecidas pelo serviço.
-> Veja também: como escolher a plataforma de eventos ideal
Como eu te falei, escolher um site de venda de ingressos ideal vai depender muito do objetivo do seu evento.
Mas há alguns pontos que merecem atenção na hora de verificar a qualidade do serviço, como:
Segurança no pagamento
Garanta que a plataforma utilize tecnologias robustas de criptografia e certificações para proteger os dados financeiros dos seus participantes.
Meios de pagamentos diversos
Verifique se a plataforma oferece múltiplas opções de pagamento, como cartões de crédito, boleto, pix e até meios de pagamentos internacionais.
Afinal, com mais alternativas, é mais fácil que seus participantes não desistam da compra. Consequentemente, você aumentará seus lucros.
Popularidade
Busque sites mais conhecidos no mercado. A popularidade e autoridade na área asseguram que a plataforma já foi utilizada por outras pessoas.
Além disso, um site conhecido também pode influenciar positivamente a decisão de compra dos participantes.
Taxas
Lembre-se de analisar as taxas cobradas pelo site de venda de ingressos. Veja se são competitivas e justas em relação ao serviço oferecido.
Depoimentos de outros clientes
Avalie as experiências de outros organizadores que já utilizaram o serviço para identificar os pontos fortes e fracos da plataforma.
Facilidade de suporte
Busque por sites de venda de ingressos que ofereçam diversos meios de contato com o suporte. Verifique se é fácil contatar a equipe, principalmente durante o evento.
Como eu te disse, o suporte e os depoimentos de outros clientes são métricas importantes para definir a qualidade de um site de venda de ingressos.
Por sorte, no Brasil contamos com uma ferramenta responsável por avaliar justamente esses pontos: o Reclame Aqui.
Nele é possível verificar os sites de venda de ingressos do país de acordo com a avaliação de outros usuários, suporte ao cliente, segurança nas transações e facilidade de uso.
Confira o ranking das plataformas de evento no ReclameAqui:
Even3
Em primeiro lugar no ReclameAqui, a Even3 é uma plataforma de gestão de eventos com alcance global.
Ela gerencia todas as etapas de um evento e conta com funcionalidades de vendas de ingressos como formulários de inscrição online, certificados, submissões de trabalhos e muito mais.
Formas de pagamento aceitas:
- Cartão de crédito;
- Pix;
- Boleto bancário;
- Formas de pagamento internacionais.
Custos:
- Plataforma gratuita para eventos grátis;
- Eventos pagos: 10% sobre as inscrições pagas.
Benefícios:
- É possível transferir os valores dos ingressos para a sua conta bancária, sem número limite de transações;
- A taxa de transferência cobrada pelo banco é uma das menores do mercado, apenas R$ 3,50;
- Aceita 158 meios de pagamentos internacionais e realiza a conversão na própria plataforma;
Possui um aplicativo exclusivo para participantes acessarem seus ingressos.
Sympla
Em conseguinte, a Sympla é a segunda plataforma de eventos mais bem avaliada.
Ela é uma das plataformas de gestão de eventos mais famosas do mercado, com muitos avaliadores e usuários. Bastante comum na área de entretenimento, a plataforma funciona da seguinte maneira:
Formas de pagamentos aceitas:
- Boleto;
- Cartão de crédito;
- Apple Pay;
- Pix.
Custos:
- Grátis para eventos gratuitos;
- Eventos pagos: Taxa de 10% sobre o valor do ingresso, com mínimo de R$ 2,50 por venda.
Benefícios:
- O repasse dos ingressos são gratuitos para contas do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú ou Santander. No entanto, o repasse só é creditado na sua conta no 3º dia útil após o término do evento.
- Para os demais bancos, é cobrada a taxa do banco de R$ 7,50 pela transferência.
- Possui um aplicativo exclusivo para participantes acessarem seus ingressos.
Eventbrite
Entre as plataformas de eventos regristradas no Brasil, a Eventbrite entra na lista como um nome popular.
No entanto, ela não é recomendada pelo Reclame Aqui porque não responde as demandas dos usuários.
Além disso, a plataforma possui poucas reclamações e isso pode ser um péssimo sinal.
Afinal, poucos feedbacks normalmente significam baixa adesão dos usuários e/ou popularidade negativa da ferramenta.
Porém você pode encontrar na Eventbrite:
Formas de pagamento:
- Cartão de crédito e débito;
- Boleto bancário.
Custos:
A Eventbrite possui planos com serviços diferentes: o Essentials e o Professional.
Em todos os planos, o serviço é grátis para eventos gratuitos.
Eventos pagos:
- Plano Essentials: taxa de 6,99% por ingresso vendido;
- Plano Professional: taxa de 9,99% por ingresso vendido.
Benefícios:
Possui um aplicativo exclusivo para participantes acessarem seus ingressos.
Doity
Também com poucas avaliações no Reclame Aqui, a Doity é outra plataforma de eventos brasileira.
Entre os serviços oferecidos estão:
Formas de pagamentos aceitas:
Os pagamentos da Doity funcionam de uma forma um pouco diferente. Eles não acontecem dentro da própria plataforma, mas via Mercado Pago.
Isso pode ser um ponto negativo, uma vez que você precisa criar uma conta digital no Mercado Pago.
No entanto, assim é possível realizar transações sem limites, sem pagamento de taxas, e receber pagamentos por:
- Cartão de crédito;
- Boleto;
- Pagamentos internacionais.
Custos:
- Gratuito para eventos grátis, porém com limite de 3 mil inscrições por evento;
- Eventos pagos: 10% sobre o valor de cada inscrição, sem tarifa mínima.
Benefícios:
Todas as taxas da plataforma estão inclusas no valor de 10% cobrado nas inscrições dos eventos pagos.
Agora que você já garantiu um site de venda de ingressos, comprar seus ingressos vai ser super fácil e acessível!
Então, que tal colocar algumas dicas em prática e aumentar seus lucros?
1. Crie escassez
Basicamente, as dicas começam com uma estratégia antiga de vendas: a escassez!
Isto é, use termos que comuniquem a limitação da venda dos seus ingressos, criando um desejo e necessidade de compra em seus participantes.
Uma boa ideia é utilizar a venda de ingressos em lotes ou pré-vendas, já que estas modalidades normalmente oferecem números limitados de tickets.
Assim, você pode oferecer benefícios aos participantes que apostam no seu evento antes de todo mundo.
Ainda, lembre-se de comunicar quando seus ingressos estiverem terminando, adotando uma linguagem que traga a sensação de urgência e perda de oportunidades.
Por exemplo, você pode utilizar frases como:
- “Vagas limitadas”
- “Últimos ingressos disponíveis”
- “Último dia para se inscrever!”
2. Tenha um site responsivo ou um aplicativo de venda de ingressos
Neste exato momento, milhões de pessoas estão conectadas em seus celulares, conferindo notificações e até mesmo fazendo compras.
Com o crescimento do uso do mobile, é necessário que você leve esta forma de compra em consideração no seu site de venda de ingressos.
Por isso, ele deve ser responsivo para o mobile.
Ou seja, deve mudar de formato para que funcione tão bem em um celular como funcionaria no computador.
Os aplicativos para venda de ingressos podem ser uma boa solução para facilitar as compras e o acesso aos produtos em qualquer lugar e instante.
3. Divulgue seu site nas redes sociais
Falando em celulares, é muito difícil tocar neste ponto sem citar as redes sociais. Por isso, elas vão ser suas aliadas na venda de ingressos online.
Isso porque você pode divulgar o link do seu site e aumentar o alcance do seu evento.
Portanto, vale a pena investir em marketing digital, criando perfis nas redes sociais e até mesmo fazendo anúncios online.
Aliás, que tal aprender a colocar tudo isso em prática com as dicas gratuitas dos profissionais da Even3? Clique no banner abaixo e baixe o Kit de Marketing 2.0gratuitamente.