De repente você também virou uma dessas pessoas que se pergunta como organizar uma corrida de rua? O tema está em alta e é importante não ficar de fora!
Afinal, as pesquisas do Google sobre corridas locais têm crescido muito, sabia? Então, essa pode ser sua oportunidade para criar um grande evento esportivo!
Se você busca unir diferentes pessoas, movimentar uma região e gerar conexões, a corrida de rua é a aposta certa!
Além de tudo, ela pode ser feita por qualquer pessoa. Se para vencê-la é necessário correr muito, para organizá-la basta seguir esses 10 passos:
Passo a passo: como organizar uma corrida de rua
Defina o público-alvo e objetivo
A princípio, existem diversos problemas que vão ocupar sua mente: que percurso? E a autorização da prefeitura?
Esqueça isso no primeiro momento! Afinal, tudo que você definir vai passar pelo seu público e o objetivo do evento.
Vai ser uma corrida de rua beneficente ou uma competição profissional? Será aberto para amadores ou não?
Você vai responder as principais dúvidas sobre seu evento esportivo definindo qual é o objetivo dele.
Depois, defina seu público: idade média, nível de experiência, hábitos, preferências e principais problemas que você pode resolver.
Procure definir o que faz da sua corrida diferente e como ela pode atrair as pessoas que você deseja.
Escolha o percurso da corrida de rua
Depois, é finalmente a hora de escolher o percurso da corrida de rua!
Aqui vão 5 pontos essenciais para o trajeto do evento:
- A extensão deve ser adequada para o seu público;
- O percurso deve oferecer uma boa estrutura, como boas ruas pavimentadas e espaços para instalar pontos de apoio;
- A data do evento também deve ser levada em consideração. Opte por trajetos adequados ao clima da época do ano escolhida para a corrida de rua;
- Se preferir, valorize paisagens e pontos turísticos da cidade para criar memórias em torno do evento;
- Além disso, o trajeto deve estar nas normas de segurança e regulamentações da cidade.
Portanto, será necessário o envolvimento da prefeitura ou autoridades locais para obter permissões e bloqueios de ruas.
Obtenha autorizações e licenças
Preste atenção: essa é a parte mais complexa sobre como organizar uma corrida de rua.
Isso porque a depender do percurso, pode ser necessário garantir essas licenças com antecedência.
Por isso, é importante se informar com a prefeitura desde cedo e fazer uma pesquisa para garantir que a corrida não coincida com outros eventos.
Se a competição tiver mais de 250 participantes, talvez você precise apresentar um projeto de segurança aos bombeiros.
Isso vai ser definido facilmente nos próximos passos.
Mas tenha em mente que corridas de rua precisam de autorização de órgãos públicos, como a prefeitura, polícia e corpo de bombeiros.
Prepare a estrutura
Agora que você já tem as autorizações, é hora de montar a estrutura de uma corrida de rua.
É sua função oferecer a melhor experiência para reter participantes.
Portanto, preste atenção aos itens estruturais necessários:
- Pontos de hidratação e alimentação;
- Banheiros químicos;
- Cronometragem profissional;
- Tendas de primeiros socorros e ambulâncias;
- Sinalizações na pista, como faixa de isolamento da plateia, letreiros, placas e banners;
- Linha de chegada;
- Troféus, brindes, medalhas e certificados de participação.
Ainda, há outros itens não obrigatórios que podem fazer a diferença, como som, fotos, educadores físicos para dar suporte na prova e muito mais.
Defina categorias e regulamento da corrida
Quem corre na rua busca um prêmio. Então, o que você vai oferecer?
Antes de abrir suas inscrições, estabeleça os critérios para ganhar a premiação da corrida.
Lembre-se de criar um regulamento curto e fácil de ser entendido por qualquer participante.
Afinal, um regulamento muito grande pode fazer algumas pessoas desistirem. Já pensou nisso?
Caso deseje, você pode criar categorias diferentes de corredores, como amadores e profissionais do atletismo.
Isso vai ampliar a possibilidade de público e é bem comum em eventos esportivos.
Além disso, você pode unir diferentes tipos de público no seu evento e ampliar o networking dos participantes. Esse é um benefício e tanto para atletas!
Monte uma equipe para organizar a corrida de rua
Você já percebeu que a organização de uma corrida envolve várias áreas de atuação, como logística, captação de patrocinadores, vendas e suporte ao participante, não é?
Embora não seja obrigatório, montar uma equipe qualificada vai te ajudar a cuidar dessas áreas essenciais.
-> Veja também: como montar equipes para eventos
Assim, seu evento pode ocorrer de forma profissional, tendo suporte em todas as etapas.
Além disso, pense em contratar pessoas para ajudar no dia do evento em áreas como distribuição de água, controle de percurso e entrega de kits.
Venda ingressos
Como é um evento custoso, a maioria das corridas de rua cobram pela participação.
Por isso, é ideal que você acompanhe os seus gastos para saber quanto cobrar por ingresso.
Uma dica é fazer uma média do público esperado e dividir pelo valor total do evento. Mas lembre-se de estabelecer seus lucros e uma margem de erro para não sair no prejuízo.
Esses ingressos devem ser vendidos online em um local de fácil acesso.
Procure por uma plataforma segura, com diferentes meios de pagamento e reconhecimento no mercado, como a Even3.
Além disso, seus custos podem diminuir se você conseguir patrocinadores. Eles costumam ter bastante interesse nesse tipo de evento.
Estabeleça parcerias e busque patrocínios
Corridas de rua são excelentes oportunidades de visibilidade para marcas.
Se seu evento tiver um propósito beneficente ou social, é ainda mais proveitoso buscar parcerias.
Portanto, procure patrocinadores que possam apoiar o evento financeiramente ou oferecer serviços como água, medalhas, camisetas e brindes para os participantes.
Além disso, parcerias com academias, nutricionistas, clínicas de fisioterapia e outros profissionais do setor esportivo podem agregar valor ao evento.
Tudo o que você precisa fazer é escrever um projeto de patrocínio destacando os principais benefícios e diferenciais do seu evento.
Crie uma experiência memorável para os corredores
Como já te falei, a experiência da sua corrida vai fazer toda diferença para os participantes voltarem e indicarem para outras pessoas.
Por isso, capriche na entrega dos kits de participação. Normalmente eles incluem camisa, número de peito, squeeze e brindes de patrocinadores.
Na corrida de rua, pense na estrutura de apoio: postos de hidratação, sinalização clara, música ao longo do percurso e um bom sistema de cronometragem são pontos fundamentais.
Por fim, uma festa de confraternização com food trucks ou atrações pode deixar o evento ainda mais especial.
Divulgue a corrida de rua
Aproveite a popularidade das corridas de rua e invista na divulgação.
- Use as redes sociais;
- Crie campanhas de e-mail marketing para aquecer seu público;
- Faça parceria com lojas esportivas para divulgar a corrida para clientes;
- Entre em grupos específicos no Whatsapp ou Telegram e divulgue a corrida;
- Faça campanha com influenciadores;
- Crie anúncios no Instagram e Google.
Mas lembre-se: seus conteúdos devem ser envolventes.
Então, uma boa ideia é mostrar os diferenciais da corrida, depoimentos de corredores e os preparativos para o grande dia.
Para ter mais credibilidade, crie um site para seu evento.
Nele, você pode criar um canal oficial de vendas e comunicação.
Isso vai facilitar a comunicação e o engajamento com os participantes.
Mas não precisa se preocupar em mexer em códigos ou contratar um profissional específico para isso!
Plataformas de eventos, como a Even3, oferecem um site gratuitamente para qualquer evento.
Assim, basta customizar o site com a cara da sua corrida.
Além disso, você pode aproveitar funcionalidades que vão fazer a diferença em corridas de rua!
Como o credenciamento de entrega de kits, que vai te permitir acompanhar em tempo real quem já pegou o kit do evento ou não.
Ainda, a plataforma pode te dar suporte com formulário de inscrição online, vendas de ingressos, credenciamento e muito mais.
Conheça gratuitamente a solução da Even3 e centralize a organização do seu evento em um só lugar: