Você sabia que 80% dos consumidores têm mais chance de comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas? Esse dado é da Epsilon e mostra o quanto a personalização — um dos pilares do marketing direcionado — impacta os resultados das estratégias de marketing.
Outro número impressionante é que segundo a Statista, 86% dos profissionais de marketing relataram um aumento significativo na eficácia de suas campanhas quando utilizaram estratégias de marketing direcionado.
Mas o que isso tem a ver com eventos?
Talvez você não tenha percebido, mas o marketing direcionado pode ser a chave para conquistar mais participantes com menos esforço (e investimento!).
Então, se você quer ter resultados de divulgação eficientes, está na hora de entender o que é marketing direcionado e como aplicá-lo.
Neste artigo, você vai aprender:
- O que é marketing direcionado
- Como fazer marketing direcionado em eventos
- Ferramentas essenciais para colocar em prática
- E uma dica extra de como fazer tudo isso com uma plataforma intuitiva
Basicamente, o marketing direcionado é uma estratégia de marketing otimizada por dados.
Na prática, o marketing direcionado foca em atingir públicos específicos, com base em dados como comportamento, interesses, localização, histórico de compras ou perfil demográfico.
Ou seja: em vez de falar com “todo mundo”, você direciona sua mensagem para quem realmente tem potencial de se interessar pelo seu evento.
Por exemplo, se você está promovendo um workshop de design gráfico, pode fazer campanhas específicas para:
- Estudantes de design;
- Profissionais de marketing digital;
- Estudantes universitários de faculdades próximas à região do evento;
- Pessoas que visitaram seu site nos últimos 30 dias.
Mas você vai usar mensagens diferentes para cada grupo, justamente para criar campanhas mais relevantes a partir da personalização.
3 conceitos para entender bem o marketing direcionado
O que é segmentação?
Segmentação é o processo de dividir seu público em grupos com características semelhantes.
Esses grupos podem ser definidos por:
- Faixa etária;
- Localização geográfica;
- Interesses;
- Cargo profissional;
- Histórico de comportamento (como páginas visitadas ou compras realizadas).
Por exemplo: Para divulgar seu evento, você vai enviar e-mails diferentes para participantes já inscritos, os que desistiram da inscrição durante o preenchimento do formulário e os que apenas visitaram o site do evento.
Assim, cada grupo tem uma comunicação mais adequada às suas dores e interesses.
O que é personalização?
A personalização vai além da segmentação. É quando você usa os dados desses grupos ou indivíduos para adaptar sua mensagem. Isso pode incluir:
- Nome da pessoa no e-mail;
- Ofertas baseadas em comportamentos anteriores, como visita ao site;
- Recomendação de conteúdo relevante.
Por exemplo: Em vez de enviar um e-mail genérico, você pode mandar algo como: “Olá, Ana! Você sabia que temos uma palestra sobre [Tema da Palestra] no próximo sábado?”
O que é ROI?
ROI (Return on Investment) é o retorno sobre investimento. Em outras palavras, é uma métrica que calcula seu lucro em comparação a quanto você investiu.
No marketing direcionado, esse indicador costuma ser alto, já que você investe menos para alcançar quem tem mais chance de conversão. Ou seja, quem vai concluir a inscrição no evento.
Por exemplo: Se você gastou R$ 500 em uma campanha de marketing para um público segmentado e obteve R$ 5.000 em inscrições, seu ROI foi de 900%.
Como você já viu, para fazer um bom marketing direcionado você precisa de dados.
Mas essa é a sua sorte! Os eventos são geradores de dados por natureza.
Além disso, um bom marketing direcionado vai fazer com que os participantes se sintam acolhidos e vistos.
Por isso, essa estratégia deve ser naturalmente empregada nos eventos.
Ela vai te ajudar a conquistar novos participantes e manter o relacionamento com quem já está inscrito.
Veja um passo a passo prático para aplicar o marketing direcionado:
1. Conheça seu público-alvo
Primeiramente, toda campanha de marketing deve ter a sua persona como centro.
Então, pense: quem você quer atingir? Crie personas com base em dados reais.
Por exemplo: “João, 35 anos, professor universitário, interessado em inovação e networking acadêmico.”
Depois, será possível criar campanhas mais específicas pensando no que seu público gosta, quais tipos de publicações se conectariam com eles, em quais redes sociais eles estão… Agora é hora da fazer pesquisa!
2. Colete dados desde a inscrição
Use um formulário de inscrição online para capturar informações que ajudem a segmentar o público (nome, área de atuação, cidade, temas de interesse, etc.).
Com esses dados, você pode montar comunicações mais assertivas.
Mas lembre-se de não criar um formulário de inscrição enorme! Isso pode diminuir a quantidade de inscritos no evento.
Se precisar, você pode enviar pesquisas de público por e-mail para os seus participantes.
Além disso, também pode coletar informações nos formulários de avaliação pós-evento. Depois, é super útil usar esses dados nas próximas edições!

3. Personalize a comunicação pré-evento
Sempre que tiver dados, use-os.
Então, desde o começo das inscrições utilize e-mails personalizados, destacando temas de interesse para cada público. Por exemplo:
- Para professores: “Ana, veja as palestras com emissão de certificado”
- Para alunos: “Caio, participe das atividades com horas complementares”
Também é válido criar publicações nas redes sociais pensando na mesma segmentação, além de investir em anúncios personalizados.
4. Direcione ações durante o evento
Envie mensagens específicas por e-mail ou aplicativo do evento, como lembretes segmentados ou promoções direcionadas.
Nesses casos, lembre-se sempre de usar tags de personalização para citar o nome dos participantes.
Por exemplo, na Even3, é possível enviar e-mails para todos os inscritos no seu evento e chamar cada um pelo nome sem precisar criar um e-mail de cada vez.
Basta inserir tags e elas serão preenchidas automaticamente com o nome regristrado no formulário de inscrição.

5. Pós-evento com foco no perfil
No pós-evento, envie conteúdos diferentes para quem participou do evento, apresentou trabalhos, entre outros.
Assim, você consegue aumentar o engajamento e manter um relacionamento mais próximo com o público.
Para colocar o marketing direcionado em prática, você vai precisar de ferramentas que coletam, segmentam e acionam os dados. Veja as principais:
- Formulários de inscrição online: Capturam informações detalhadas sobre cada participante.

- Plataformas de e-mail marketing: Permitem enviar mensagens personalizadas para diferentes grupos.

- Analytics: Mostram dados sobre participantes e insights sobre campanhas.

- Ads: Ferramentas que possibilitam a criação de anúncios segmentados. Por exemplo, Google Ads e Meta Ads (anúncios para Facebook e Instagram).

Se você quer fazer tudo isso de forma simples, a Even3 oferece funcionalidades específicas para aplicar o marketing direcionado em eventos:
✅ Formulário de inscrição personalizável
✅ Envio de e-mails segmentados com base nas informações coletadas
✅ Modelos prontos de e-mail para facilitar a comunicação
✅ Tudo integrado com a gestão do evento!
Agora você já pode criar um plano de marketing direcionado eficiente e capaz de impactar o público certo.
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