Imagem de destaque: o que é workshop

O que é workshop? Aprenda a organizar uma oficina

Você já se perguntou quais são os eventos mais procurados por participantes? Então precisa saber o que é um workshop!

Este tipo de evento é super prático e costuma ser inserido na grade de programação da maioria dos grandes eventos.

Além disso, é comum que estudantes e pesquisadores tenham suas primeiras experiências ministrando aulas em workshops.

Então, ele acaba contribuindo para a carreira de todos. Quer saber como? Vou te ensinar tudo sobre:

Basicamente, workshop significa oficina. Esta é a tradução literal do inglês.

Em outras palavras, o workshop é um tipo de evento que trata um assunto específico de forma mais prática.

Por esse motivo, seus palestrantes costumam ser especialistas na área e unem técnica e prática. Eles também podem ser chamados de instrutores e mediadores.

Como é uma experiência bem completa, o workshop é muito buscado por pessoas que desejam adicionar o aprendizado no currículo.

Além disso, outro atrativo está em seu tempo de duração. Normalmente, os workshops são rápidos e acontecem em um dia, quase sempre com 8 horas de duração.

Por isso, costumam ter a prática de emitir certificados, comprovando a formação dos seus participantes.

Qual é a diferença entre workshop e curso?

Por ter uma estrutura muito semelhante, você pode confundir um workshop com um curso.

Afinal, os dois funcionam basicamente com um instrutor, exposição do tema e exercícios práticos.

Mas há algumas diferenças:

Tabela de semelhanças e diferenças entre workshop e curso

Vantagens do workshop

  • Oferece aprendizado prático em poucas horas de curso;
  • É muito atrativo para participantes;
  • Por isso, pode ser um evento recorrente, a depender da adesão dos interessados;
  • Normalmente é menos custoso do que um curso;
  • Tem grande potencial de gerar networking.

Mas vale lembrar que o workshop precisa de material, como ferramentas, para acontecer!

Por exemplo, um workshop de pintura deve oferecer pincéis e estrutura para os seus participantes.

Assim como um workshop online vai necessitar de uma plataforma de eventos online para a transmissão e interação no evento.

Então, isso pode ser um obstáculo para alguns organizadores.

Para evitar problemas, as ferramentas necessárias para a execução do seu workshop devem ser bem pensadas e seus custos precisam ser levados em consideração.Baixe agora a Planilha de Finanças para Eventos

Depois que você aprende o significado do workshop, é bem provável que você queira logo promover um.

Então, vou te ensinar alguns passos essenciais para organizá-lo:

1. Defina o tema

Definir a temática do seu workshop vai ser central para as próximas etapas do planejamento.

Lembre-se: esse evento trata de um tema específico, então, escolha de forma objetiva.

Por exemplo, se você deseja falar sobre pintura, será necessário especificar qual tipo de técnica de pintura e qual é o nível de experiência necessária, como workshop de Pintura em Aquarela para Iniciantes.

Assim, o ideal é que você escolha algo que chame atenção de estudantes e profissionais da área. Ou seja, seu público-alvo.

2. Determine o público-alvo

Para construir um perfil detalhado dos seus participantes, você deve pensar no tipo de pessoa que poderá ter interesse em participar do workshop.

Para isto, você pode realizar pesquisas de público e olhar para os eventos concorrentes a fim de construir um perfil com gênero, faixa etária, preferências, formação…

 

Quanto mais detalhado seu perfil estiver, melhor, pois essas informações vão te ajudar a definir informações importantes do seu workshop, como o formato.

3. Escolha data, horário e formato (online ou presencial)

A depender do perfil do seu público, isso pode mudar a forma como um workshop é ministrado.

Por exemplo, se o workshop for profissional, é mais comum que aconteça à noite, após o expediente do público-alvo.

Em alguns casos, o evento também pode ser online, facilitando o acesso a quem tem horários apertados.

Nesse caso, ao definir informações como data, horário e formato:

  • Leve o seu público-alvo em consideração, pensando na rotina e preferências deles;
  • Evite feriados e domingos;
  • Ofereça a estrutura para atender as necessidades específicas do que será ministrado.

4. Garanta os materiais

Falando em necessidades específicas, essas podem ser entendidas como os materiais de apoio para que a oficina ocorra com excelência.

Em outras palavras, você vai precisar fornecer os materiais necessários para o aprendizado do aluno.

Ou deve especificar na hora da inscrição que os participantes precisam ter seus próprios materiais, o que pode deixar o evento mais barato.

De qualquer forma, você precisa listar todos os materiais necessários para que o workshop aconteça.

5. Precifique seu ingresso da maneira correta

Agora, já pensou no impacto que comprar materiais terá no seu orçamento?

Para que não haja um prejuízo no seu workshop, você deve precificar o ingresso da maneira correta! Ou buscar patrocínios para cobrir alguns custos.

-> Saiba como precificar as inscrições do seu evento

Essa é outra possibilidade de garantir lucros. Aliás, os patrocínios e parcerias são uma prática super comum em workshops.

Por exemplo, parceiros podem fornecer os materiais necessários para o workshop em troca de visibilidade.

Assim, os participantes vão vê-los como referência e, após o evento, comprar seus próprios materiais com eles, já que possuem familiaridade e aprenderam com a ferramenta.Baixe agora o Modelo de Projeto de Patrocínio

6. Escolha os mediadores que o seu público espera

Escolher o mediador para o seu workshop vai depender de três características: público, didática e tema.

Assim, ele deve agregar valor à experiência do seu público, mas deve, principalmente, saber ensinar e transmitir o conteúdo da melhor forma possível.

-> Como escolher o melhor palestrante de eventos para o seu público

7. Cuide da experiência do participante

Em eventos práticos e dinâmicos como o workshop, qualquer experiência negativa pode atrapalhar muito o aprendizado do participante.

Por isso, você deve prestar atenção em alguns pontos, como:

Intervalos

É interessante que o workshop seja dividido em blocos para evitar dispersão.

Mas você pode aproveitar essas pausas para promover interação e networking.

Por isso, tente:

  • Dividir os assuntos e colocar os mais atrativos para o início;
  • Em oficinas longas, promova pequenos intervalos para ir ao banheiro e beber água;
  • Reserve um momento para que os participantes tirem dúvidas e expressem suas opiniões.

Credenciamento

Para os workshops, o credenciamento é essencial. Afinal, é isto que vai garantir que o participante estava presente na atividade e pode receber a certificação ao fim.

Por isso, é super importante facilitar esse processo, como torná-lo mais rápido e sem filas, em caso de eventos presenciais.

Isso pode ser feito facilmente com a ajuda de tecnologias.

Por exemplo, plataformas de eventos, como a Even3, normalmente oferecem soluções de aplicativos de credenciamento que tornam o processo bem mais automatizado.

Ou ainda, o credenciamento automático assim que os participantes começam a assistir eventos online, o que garante a segurança do evento.

8. Envie seus certificados

Finalmente, os seus participantes podem receber o que tanto desejam: os certificados!

Ao fim do seu evento, eles já devem estar prontos para serem disparados com as seguintes informações:

  • Nome do participante;
  • Logo do evento e patrocinadores;
  • Carga horária;
  • Assinatura;
  • Tipo de atividade.

É interessante que você não demore para enviá-los ou vai receber muitos e-mails cobrando por isso.

Nesse caso, é essencial automatizar esse processo e evitar trabalhos manuais, como responder a cada e-mail individualmente, confeccionar todos os certificados com as informações específicas, realizar alterações e muito mais.

Só quem já enviou certificados manualmente sabe como é trabalhoso!

-> Saiba mais: guia para emissão de certificados em eventos

Por esse motivo, a Even3 é uma plataforma de eventos que, entre muitos benefícios, oferece a maior facilidade para armazenar e enviar certificados.

Com a automatização da Even3, você não precisa se preocupar com a confecção dos seus certificados, eles já são preenchidos automaticamente com os dados dos participantes.

Da mesma maneira, o envio por e-mail é automático e os participantes podem acessar os certificados quando quiserem, pois eles ficam armazenados em segurança na nuvem.

Por fim, a Even3 permite que o seu evento todo fique registrado em uma só plataforma, como lista de participantes, certificados, trabalhos submetidos…

Tudo para que você organize seu workshop da forma mais prática e menos trabalhosa. Teste gratuitamente:

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