Imagem de destaque: seminário acadêmico

Saiba como organizar um seminário acadêmico de sucesso

Você é do time que organiza ou do que apresenta seminários? A vida acadêmica é dividida entre esses dois grupos. Você pode até transitar entre eles, mas uma coisa é certa: não há como fugir do seminário!

Afinal, ele é utilizado como um método de aprendizado mesmo.

Assim, professores promovem seminários para que alunos transmitam o conteúdo para outros estudantes.

Pesquisadores adoram este tipo de evento para compartilhar os resultados das suas pesquisas. E projetos de pesquisa, quase sempre, são divulgados através dos seminários acadêmicos.

Por isso, eles são sempre procurados e organizados no meio científico. E há algumas soluções que vão torná-los ainda mais completos para este público.

Saiba mais sobre:

O seminário é um evento acadêmico que tem a exposição oral como foco. Mas ele também pode ser utilizado como um trabalho acadêmico.

-> Veja também: Tudo sobre eventos científicos e como organizá-los

Isto é, ele pode ser usado como ferramenta de ensino em alguns momentos. Assim, também o chamamos de seminário acadêmico.

Na prática, o seminário propõe analisar e/ou explicar determinado assunto. Por isso, é caracterizado pela exposição de um orador seguida de debate com a plateia.

Assim, ele busca transmitir conhecimento e estimular um debate, mas não desenvolve nenhuma tomada de decisão.

Comumente, este tipo de evento é ministrado por um ou mais especialistas.

Se a exposição do tema for realizada por mais de uma pessoa, pode contar com a presença de um coordenador para garantir a organização.

Quando utilizados da maneira correta, os seminários são uma ótima oportunidade para promover a aprendizagem ativa.

Nesse caso, os próprios alunos pesquisam, compreendem e preparam apresentações com o intuito de passar os conhecimentos para outros alunos.

O seminário acadêmico geralmente é dividido em 3 momentos. São eles:

  • Fase de Exposição: Feita apenas pelos palestrantes, no qual o assunto é apresentado aos participantes e colocado em pauta para a próxima fase.
  • Fase de Discussão: Possui uma participação ativa do público, aprofundando mais os conhecimentos abordados.
  • Fase de Conclusão: Fase final que complementa e reúne todas as informações já discutidas nas fases anteriores.

Esse evento pode abordar mais de um tema, contanto que seja de conhecimento do público presente.

Afinal, eles devem participar ativamente para debater sobre o assunto. É aí que os seminários diferem das palestras.

Qual é a diferença entre palestra e seminário?

Entre o seminário e a palestra a diferença é a participação da plateia.

Na palestra, o assunto é abordado apenas pelo ângulo do palestrante.

O que não acontece no seminário, uma vez que os participantes atuam ativamente para a construção e aprofundamento dos conhecimentos compartilhados no evento.

Seminário Acadêmico

Como já deu para perceber, o seminário é um evento de menor porte. Portanto, ele é um pouco mais simples de organizar.

Mas tudo vai depender do seu objetivo!

Por exemplo, se desejar, seu seminário pode contar com submissão e apresentação de trabalhos, anais do evento

Ou ele pode estar inserido na programação de um congresso. Então, deve estar alinhado com o tema do evento principal.

Seja qual for seu objetivo, para criar um seminário você vai precisar estruturar quatro pilares. São eles: tema, convidados, local e divulgação.

Assim, já podemos começar o passo a passo para organizá-lo:

1. Pense no tema

O primeiro ponto a se pensar juntamente com a sua equipe é a escolha do tema.

Isso porque ele vai guiar todo o seu seminário: desde a escolha dos palestrantes aos convites enviados, até mesmo às campanhas de divulgação.

Mas essa escolha deve levar o seu público em consideração.

Assim, você deve pensar em quem é seu público-alvo, quais temáticas são atrativas para eles e porque eles deveriam participar do seu evento.

Por isso, busque definir um tema que os ajude a solucionar seus maiores problemas e aprofundar os conhecimentos que desejam.

Além disso, você deve saber qual é o nível de conhecimento do seu público sobre o tema. Afinal, eles devem acompanhar e interagir no debate do seminário.

Por fim, alinhe o objetivo do seu evento com a expectativa do seu público e você terá um tema perfeito para o seu seminário.

2. Escolha os palestrantes

Como já falei, um seminário normalmente possui um ou dois convidados expositores do tema.

Nesse caso, o perfil deles vai depender do objetivo do evento.

Por exemplo, há seminários onde os próprios estudantes são os expositores. Normalmente, eles são escolhidos através da submissão de trabalhos e os aprovados apresentam seus projetos.

Comece agora a simplificar a submissão de trabalhos no seu evento

No entanto, em seminários científicos é comum que os convidados sejam especialistas no assunto exposto.

Dessa forma, para escolhê-lo, você deve:

  • Buscar os palestrantes que mais se adequam às expectativas do seu público;
  • Conferir currículos lattes e também buscar outros pesquisadores relacionados;
  • Procurar profissionais em redes sociais, como o Linkedin;
  • Contar com o auxílio de agências de palestrantes;
  • Pedir referências a outras instituições ou eventos semelhantes ao seu.

-> Saiba mais: Como escolher o melhor palestrante de eventos para o seu público

Lembre-se de escolher os palestrantes com antecedência e agendar logo a participação no evento, pois muitos deles costumam ter a agenda lotada!

3. Pesquise o local ideal para o evento

Durante o planejamento do seu evento, você deve escolher a data, hora e local do evento. Inclusive, isso é essencial para formalizar o convite aos palestrantes.

Lembre-se apenas de alguns pontos importantes:

  • Evite feriados e mesmo dia de grandes eventos semelhantes;
  • Escolha o melhor horário para o seu público;
  • Naturalmente, um seminário é um evento com plateia. Normalmente ele é realizado em um ambiente como auditório, pois facilita a apresentação e acompanhamento da plateia;
  • Seu evento pode ser online ou híbrido. Nesse caso, é importante uma plataforma para transmissão online.

4. Divulgue o seu evento

Por fim, não esqueça que sem a divulgação necessária o evento não vai ser conhecido e procurado pelos participantes.

Então, converse com sua equipe e elabore um calendário para as atividades de marketing do evento.

Você também deve considerar incluir o e-mail marketing na divulgação, ele pode ser ótimo para sua estratégia.

Além disso, você pode desenvolver o planejamento de mídias sociais focando em pontos, como:

  • Quais redes sociais você vai atuar;
  • Os tipos de publicações que serão feitas;
  • Calendário das postagens;
  • Quem será a equipe responsável pela comunicação.

Para começar, você pode contar com o Kit de Marketing criado pela Even3 e ter um calendário de publicações editável e sugestão de temas. Baixe agora:

Baixe agora o kit de marketing para eventos

Por fim, viu que organizar um seminário acadêmico não precisa ser complicado?

Seguindo essas dicas e conhecendo mais como funciona esse evento, já fica mais fácil tirar a ideia do papel e colocar o planejamento em prática.

Então, que tal criar seu seminário agora e contar com a ajuda da tecnologia para facilitar as principais etapas de um evento?

Conheça as soluções gratuitas da Even3:

Crie seminário acadêmico na Even3

Segredos e dicas sobre o mundo de eventos técnicos-científicos

Junte-se a milhares de pessoas que organizam e participam de eventos acadêmicos e científicos