Você é do time que organiza ou do que apresenta seminários? A vida acadêmica é dividida entre esses dois grupos. Você pode até transitar entre eles, mas uma coisa é certa: não há como fugir do seminário!
Afinal, ele é utilizado como um método de aprendizado mesmo.
Assim, professores promovem seminários para que alunos transmitam o conteúdo para outros estudantes.
Pesquisadores adoram este tipo de evento para compartilhar os resultados das suas pesquisas. E projetos de pesquisa, quase sempre, são divulgados através dos seminários acadêmicos.
Por isso, eles são sempre procurados e organizados no meio científico. E há algumas soluções que vão torná-los ainda mais completos para este público.
Saiba mais sobre:
O seminário é um evento acadêmico que tem a exposição oral como foco. Mas ele também pode ser utilizado como um trabalho acadêmico.
-> Veja também: Tudo sobre eventos científicos e como organizá-los
Isto é, ele pode ser usado como ferramenta de ensino em alguns momentos. Assim, também o chamamos de seminário acadêmico.
Na prática, o seminário propõe analisar e/ou explicar determinado assunto. Por isso, é caracterizado pela exposição de um orador seguida de debate com a plateia.
Assim, ele busca transmitir conhecimento e estimular um debate, mas não desenvolve nenhuma tomada de decisão.
Comumente, este tipo de evento é ministrado por um ou mais especialistas.
Se a exposição do tema for realizada por mais de uma pessoa, pode contar com a presença de um coordenador para garantir a organização.
Quando utilizados da maneira correta, os seminários são uma ótima oportunidade para promover a aprendizagem ativa.
Nesse caso, os próprios alunos pesquisam, compreendem e preparam apresentações com o intuito de passar os conhecimentos para outros alunos.
O seminário acadêmico geralmente é dividido em 3 momentos. São eles:
Esse evento pode abordar mais de um tema, contanto que seja de conhecimento do público presente.
Afinal, eles devem participar ativamente para debater sobre o assunto. É aí que os seminários diferem das palestras.
Entre o seminário e a palestra a diferença é a participação da plateia.
Na palestra, o assunto é abordado apenas pelo ângulo do palestrante.
O que não acontece no seminário, uma vez que os participantes atuam ativamente para a construção e aprofundamento dos conhecimentos compartilhados no evento.
Como já deu para perceber, o seminário é um evento de menor porte. Portanto, ele é um pouco mais simples de organizar.
Mas tudo vai depender do seu objetivo!
Por exemplo, se desejar, seu seminário pode contar com submissão e apresentação de trabalhos, anais do evento…
Ou ele pode estar inserido na programação de um congresso. Então, deve estar alinhado com o tema do evento principal.
Seja qual for seu objetivo, para criar um seminário você vai precisar estruturar quatro pilares. São eles: tema, convidados, local e divulgação.
Assim, já podemos começar o passo a passo para organizá-lo:
O primeiro ponto a se pensar juntamente com a sua equipe é a escolha do tema.
Isso porque ele vai guiar todo o seu seminário: desde a escolha dos palestrantes aos convites enviados, até mesmo às campanhas de divulgação.
Mas essa escolha deve levar o seu público em consideração.
Assim, você deve pensar em quem é seu público-alvo, quais temáticas são atrativas para eles e porque eles deveriam participar do seu evento.
Por isso, busque definir um tema que os ajude a solucionar seus maiores problemas e aprofundar os conhecimentos que desejam.
Além disso, você deve saber qual é o nível de conhecimento do seu público sobre o tema. Afinal, eles devem acompanhar e interagir no debate do seminário.
Por fim, alinhe o objetivo do seu evento com a expectativa do seu público e você terá um tema perfeito para o seu seminário.
Como já falei, um seminário normalmente possui um ou dois convidados expositores do tema.
Nesse caso, o perfil deles vai depender do objetivo do evento.
Por exemplo, há seminários onde os próprios estudantes são os expositores. Normalmente, eles são escolhidos através da submissão de trabalhos e os aprovados apresentam seus projetos.
No entanto, em seminários científicos é comum que os convidados sejam especialistas no assunto exposto.
Dessa forma, para escolhê-lo, você deve:
-> Saiba mais: Como escolher o melhor palestrante de eventos para o seu público
Lembre-se de escolher os palestrantes com antecedência e agendar logo a participação no evento, pois muitos deles costumam ter a agenda lotada!
Durante o planejamento do seu evento, você deve escolher a data, hora e local do evento. Inclusive, isso é essencial para formalizar o convite aos palestrantes.
Lembre-se apenas de alguns pontos importantes:
Por fim, não esqueça que sem a divulgação necessária o evento não vai ser conhecido e procurado pelos participantes.
Então, converse com sua equipe e elabore um calendário para as atividades de marketing do evento.
Você também deve considerar incluir o e-mail marketing na divulgação, ele pode ser ótimo para sua estratégia.
Além disso, você pode desenvolver o planejamento de mídias sociais focando em pontos, como:
Para começar, você pode contar com o Kit de Marketing criado pela Even3 e ter um calendário de publicações editável e sugestão de temas. Baixe agora:
Por fim, viu que organizar um seminário acadêmico não precisa ser complicado?
Seguindo essas dicas e conhecendo mais como funciona esse evento, já fica mais fácil tirar a ideia do papel e colocar o planejamento em prática.
Pensando nisso, a equipe da Even3 criou um e-book gratuito com o passo a passo detalhado para a organização do seu seminário. Mergulhe nesse universo e se torne especialista: