8 motivos para usar uma plataforma de eventos na venda de inscrições

8 motivos para usar uma plataforma de eventos na venda de inscrições

A época em que você tinha que dispor de espaço físico para vender ingressos e que os participantes precisavam se deslocar para adquiri-los acabou.

Agora, com uma plataforma de eventos, é possível lucrar muito mais com o processo de venda de inscrições, já que tudo é feito pela internet, sem sair de casa.

Vendendo entradas online, você consegue:

  • Atingir mais pessoas e, consequentemente, atrair um bom público;
  • Vender entradas antecipadamente e programar lotes;
  • Entender melhor o seu público;
  • Prever o sucesso do seu evento;
  • Estimar, com maior precisão, os lucros do evento;
  • Analisar estratégias de venda, corrigir possíveis erros e vender muito mais.

Mas, para ajudar no processo de organização interna do seu evento, é necessário fazer um Checklist de tudo o que está sendo feito.

Pensando nisso, criamos um material gratuito para você ter controle das atividades que estão sendo feitas e faltam ser concluídas. Você pode baixá-lo agora e começar a usar:

Baixe agora o Checklist Completo para Eventos

Inscrição: entenda a importância desta etapa para o evento

A inscrição é uma etapa fundamental para aqueles que desejam planejar um evento organizado e que supere as expectativas dos participantes.

Isso acontece porque eventos que têm inscrições prévias conseguem estimar melhor a quantidade de pessoas que estará presente no dia das atividades.

Com isso, os organizadores podem tomar decisões muito mais coerentes e “bem-pensadas”, economizando dinheiro e poupando estresse.

Só para que você tenha noção, os eventos que não adotam ferramentas de inscrição costumam lidar com cenários de imprevisibilidade extremos:

venda inscrições
Tanto a lotação como os ambientes vazios são resultados dessa falta de planejamento e de execução da etapa de inscrição!

Ter informações antecipadas sobre as inscrições do seu evento significa trabalhar com mais segurança, saber lidar com erros e aproveitar oportunidades para vender muito mais.

E, para melhorar ainda mais o fluxo de pessoas no seu evento, é necessário implementar crachás.

Isso porque, é preciso validar se os participantes se inscreveram, de fato, nas atividades.

 

Então, que tal começar a utilizar crachás no seu evento? Temos modelos gratuitos para você baixar e usar:

 

Mas como conquistar tudo isso com a venda de inscrições online? Tenho 08 motivos pra te mostrar como uma plataforma de eventos pode ser muito útil nesse processo.

Por que utilizar uma plataforma de eventos na venda de inscrições?

1. Rapidez, praticidade e comodidade

É aquilo que já falamos: a venda de inscrições online só traz benefícios a organizadores e participantes.

Por meio de uma plataforma online, as pessoas podem comprar entradas para o seu evento de qualquer lugar do planeta e também a qualquer horário.

Isso significa que sua “loja”, que antes era física e possuía limitações de horário, fica aberta 24h por dia, de maneira ininterrupta.

Os participantes podem adquirir os ingressos em poucos minutos, após preencherem informações requisitadas por você, organizador.

É muito rápido e prático, já que tudo pode ser feito na comodidade de casa.

2. Redução de custos

Vendendo online, você não tem custos com o site do evento (falarei sobre isso mais adiante) nem com a locação de quiosques de vendas.

Além disso, você não gasta um centavo com a impressão de ingressos físicos ou com a contratação de vendedores.

Com essa economia de gastos, você foca na execução e no aprimoramento de outras etapas do evento!

3. Múltiplas formas de pagamento e mais segurança

O pagamento das entradas também é todo online. E poderá ser feito pelos meios determinados pela organização: cartão de crédito, débito ou boleto bancário.

Essa multiplicidade de meios de pagamento também se torna um diferencial na hora dos participantes finalizarem a compra.

Quando feitas em locais adequados, como plataformas de eventos, o participante se sente seguro e não hesita na hora de passar o cartão.

4. Captação de dados valiosos

Antes, de maneira geral, não era necessário preencher vários dados para conseguir comprar a entrada de um simpósio, congresso ou workshop.

Simplesmente pagávamos pelo ingresso e só recebíamos outras informações sobre o evento no dia das atividades.

Hoje, esse cenário mudou. É justamente na hora da inscrição que os organizadores conseguem conhecer melhor as pessoas que irão participar e “nutri-las” com informações relevantes sobre os temas que serão abordados no evento.

Por meio do preenchimento de um formulário personalizado, os organizadores têm acesso a dados que vão além do nome e do email do participante.

Conseguem saber, por exemplo, o nível de escolaridade dele, por qual canal ele teve conhecimento do evento e qual as suas principais expectativa e interesses.

Ter, em mãos, esses dados valiosos faz total diferença no planejamento e na execução do evento.

Com eles, você consegue, por exemplo:

  • Alinhar a escolha dos palestrantes e dos expositores com o desejo do seu público.
  • Descobrir quais canais de comunicação devem ser priorizados na divulgação do evento;
  • Despertar, com o auxílio do email marketing, ainda mais o interesse dos participantes sobre as palestras e atividades que acontecerão no seu evento.
  • Pivotar estratégias de vendas.

Ainda, é necessário que a plataforma de eventos que você irá utilizar, respeite todas as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A LGPD é a legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais dos usuários na internet.

Dessa forma, se torna imprescindível que os formulários online acatem algumas obrigatoriedades, como:

  • Pedido de consentimento do usuário
  • Opção de descadastramento
  • E outras funcionalidades.

Para saber mais sobre a LGPD, clique no link abaixo:

–> LGPD para eventos: 3 passos para adequar seu evento à lei

5. Criação de lotes e segmentos

Ao vender entradas de forma antecipada, é possível gerenciar lotes e criar inscrições de acordo com segmentos ou perfil de participante.

A mudança de lotes é uma excelente forma de provocar os sentimentos de urgência e de escassez nos participantes, fazendo com que eles comprem mais rápido.

Eles costumam comprar mais rápido por dois motivos:

  • Sentem que os ingressos podem se esgotar;
  • Desejam economizar comprando o lote mais barato.

Dessa forma, você consegue antecipar muitas vendas e ter uma expectativa mais real do quanto pode gastar na execução do evento.

–> Aprenda a diminuir os gastos envolvidos no processo de venda de ingressos do seu evento. 

6. Gestão de toda a parte financeira

Com uma plataforma, é possível gerenciar todo o financeiro do seu evento, inclusive o dinheiro que vem das inscrições.

Você consegue, por exemplo, ver os pagamentos que ainda estão pendentes e o dinheiro que já entrou em caixa. Depois, é só transferi-los para a sua conta bancária. Sem complicações ou estresse.

7. Site atrativo e fácil

Ao utilizar um sistema de eventos, como a Even3, o seu evento tem a chance de ter um site personalizável e totalmente gratuito.

É através desse site que os participantes realizam a compra de entradas para o evento.

Um site confuso e lotado de banners publicitários costuma repelir os olhares dos usuários. Mas, se bem organizado, torna-se bastante atrativo para compra. A questão da usabilidade do site também é determinante na decisão de compra do público.

Por isso, pensar no posicionamento do botão de compra, por exemplo, é fundamental. Ele deve ser facilmente notado pelos usuários.

Lembre-se que um site de venda de inscrições online deve transmitir credibilidade e confiança para os interessados no seu evento.

→ Quer saber como montar um site de eventos perfeito e atrativo para compra? Confira dicas valiosas para criar o seu!

8. Facilidade de divulgação

Divulgar o seu evento ficou muito mais fácil depois da venda de inscrições online.

A internet e as redes sociais são meios valiosos de comunicação no mundo dos eventos.

Com base no formulário personalizado criado para o evento, você consegue entender melhor o seu público e escolher a forma de divulgação que mais faça sentido para você e para o seu evento.

Eu garanto: dá para fazer uma divulgação eficaz sem gastar um centavo ou gastando muito pouco. Veja aqui algumas dicas para divulgar o seu evento com maestria.

E, para te ajudar ainda mais com a divulgação, que tal baixar nosso kit de ferramentas de marketing para eventos?

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