Tandências para eventos em 2024: imagem de destaque

Relatório de tendências para eventos em 2024

Em 2023, o número de eventos online começou a cair na Even3. E você sabe o que isso indica para as tendências de 2024?

As novidades observadas anualmente começaram a tomar um novo formato!

Se os eventos online estão em queda, os eventos híbridos, a personalização e, claro, as inteligências artificiais trazem um novo horizonte para o mercado de eventos.

E melhor: as mudanças não devem parar nem tão cedo! A tendência é que os eventos estejam cada vez melhores e mais rápidos de organizar.

Então, confira o que você já pode utilizar em seus eventos e o que deve chegar em breve:

1. Eventos online em queda, mas consolidados

Como te falamos, os eventos online estão em queda! Mas isso não significa o fim do modelo.

Na verdade, o que presenciamos é muito mais semelhante a uma releitura.

Afinal, você lembra que até pouco tempo atrás as lives eram usadas para TUDO, não é?

A crescente que aconteceu na pandemia trouxe muitas facilidades para aproximar pessoas e coletar dados valiosos.

No entanto, depois de muito tempo distante, a demanda por pequenos encontros, contato humano e experiências significativas voltou com tudo! 

Por esse motivo, os eventos online agora focam muito mais no seu principal valor: diminuir as barreiras físicas.

Assim, pequenos eventos sem interatividade têm perdido espaço.

Agora o público busca por experiências virtuais mais imersivas, bate papos ou até prévia de conteúdos mais densos. Mesmo que sejam pagos.

Então, o que podemos esperar por aí são eventos online mais bem estruturados, com soluções robustas de interatividade e conteúdos ricos. E pessoas mais dispostas a pagar por isso!

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2. A continuidade dos híbridos

As mudanças no online dão espaço para um formato que responde às demandas atuais: o híbrido.

Isso porque ele tem a capacidade de unir a acessibilidade que só o digital promove com experiências presenciais impactantes.

Por esse motivo, essa já é uma tendência desde o final da pandemia. Mas o formato continua crescendo com mais organizadores se aprofundando nas particularidades do evento híbrido.

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Além disso, participantes online buscam cada vez mais por conexões presenciais.

De acordo com uma pesquisa da Bizzabo, 58% dos participantes virtuais querem conversar com outros participantes.

Dessa forma, as inovações para eventos têm buscado desenvolver cada vez mais soluções para unir audiências e promover interatividade.

Assim, podemos esperar tecnologias como salas de bate-papo virtual, aplicativos de eventos e gamificação.

Na Even3, por exemplo, públicos diversos já podem coexistir em um bate-papo online e enquetes virtuais.

Perguntas e respostas na Área de Transmissão da Even3
Área de transmissão interativa na Even3

3. Alta nas viagens, oportunidade para eventos

Em relação aos eventos presenciais, uma tendência é promovê-los como uma experiência para conhecer novos lugares.

Afinal, um grande evento pode ser uma boa desculpa para conhecer aquela cidade dos sonhos, não é?

É o que cada vez mais pessoas têm feito, principalmente com o crescimento do trabalho remoto.

Por isso, as viagens devem crescer em 2024. Inclusive, pesquisas apontam que agora elas são até mais importantes do que eram antes da pandemia.

Isso acontece porque todos estão em busca de experiências e boas memórias.

Assim, até mesmo quem viaja a trabalho gostaria de aproveitar a viagem para lazer. É o que a pesquisa da American Express descobriu.

Então, esse será um valor importante para atrair mais pessoas para o seu evento.

Uma boa ideia é inserir o turismo como parte da sua programação, promovendo atividades culturais, sugestão de passeios, cupons com restaurantes ou happy hours.

4. Experiência: a pauta do momento

Ainda falando sobre experiências, esse promete ser o tema do ano em 2024 (além das inteligências artificiais, é óbvio).

De acordo com o Event MB, em 2021 os eventos passaram por uma mudança de prioridades. Agora, a ordem é:

  1. Conexões reais e com propósito;
  2. Entretenimento;
  3. Conteúdo.

Desde então, essa lista tem se consolidado! Atualmente, questões como “Isso é essencial?” ou “Vale a pena o meu esforço?” tem sido usadas para avaliar eventos.

Dessa maneira, a experiência proposta pelo evento é o que o destaca na multidão e pode estimular pessoas a participarem.

Assim, o desejo por experiências transformadoras acaba se tornando mais importante do que o conteúdo.

Por isso, é comum ver grandes eventos inserindo atividades de entretenimento e networking em suas programações. Até mesmo apresentações musicais!

5. Foco na sustentabilidade

O cenário do mercado de eventos tem mudado também por influência de fatores climáticos.

No Brasil, o estabelecimento da portaria que determina distribuição gratuita de água em eventos já indica que a prioridade é promover a responsabilidade social e ecológica para os organizadores.

Mas esse não é um movimento apenas local! Na Europa, uma pesquisa da Cvent apontou que 65% dos organizadores de eventos já priorizam locais sustentáveis.

Além disso, consumidores têm cobrado mais esforços para além da reciclagem.

Sendo assim, é esperado que eventos diminuam o consumo de energia, uso de papéis e plásticos descartáveis, desperdício de comida e consumo de água.

Ampliando a responsabilidade, participantes têm cobrado mais posicionamentos sociais, diversidade, inclusão e acessibilidade.

6. Tecnologia para vendas

Já antecipamos essa tendência por aqui, mas a demanda por tecnologias de vendas online vai continuar a crescer em 2024.

Afinal, as inteligências artificiais têm impactado tudo e a área de vendas também muda com a chegada das novidades.

Agora, a expectativa é desenvolver soluções que tornem as compras online mais rápidas e simples, como os participantes esperam.

Então, além das estratégias comuns como coleta de dados e vendas consultivas, as vendas devem acontecer majoritariamente em canais digitais.

Por isso, vale a pena apostar na divulgação de ingressos em redes sociais.

Adicionalmente, será cada vez mais comum utilizar atendimento virtual e chatbots em eventos.

-> Leia também: O que é chatbot para eventos e como usar?

Assim, será mais fácil fechar vendas, responder dúvidas dos participantes e diminuir o tempo de resolução de problemas. 

7. Inteligência artificial

Como podemos perceber, a inteligência artificial (IA) está rapidamente redefinindo a forma como nos comunicamos, vendemos e organizamos eventos.

Essa é uma das maiores marcas nas tendências para eventos em 2024.

Dessa forma, o ano deve ter como destaque o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial que se popularizaram em 2023.

-> Veja também: ChatGPT em eventos: como a Inteligência Artificial pode te ajudar

Mas essa não é uma tendência com data para acabar! As IAs podem se desenvolver de formas que ainda não conseguimos mensurar.

Portanto, é importante que você se atualize na área e se prepare para as melhorias que as IAs podem trazer. E antecipe os desafios.

Por exemplo, a Even3 já desenvolveu uma solução de inteligência artificial para auxiliar a produção de textos em eventos, disponível gratuitamente para todos os organizadores.

Assistente de escrita da Even3: IA para eventos
Assistente de escrita da Even3

Além disso, também pudemos antecipar problemas de plágio na produção de trabalhos científicos que pode impactar muito o universo de eventos acadêmicos.

Por isso, também estamos desenvolvendo uma ferramenta anti-plágio e detectora de IA para a correção de trabalhos na plataforma.

Assim, observamos que a forma como concebemos, organizamos e participamos de eventos tem mudado cada vez mais rápido. E essa transformação promete continuar!

Por esse motivo, é super importante que organizadores de eventos busquem por plataformas comprometidas com soluções constantes e inovadoras.

Na Even3, é possível criar um evento gratuitamente e aproveitar as nossas atualizações mensais de acordo com as maiores tendências do mercado. Experimente:

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