Estande para eventos: imagem de destaque

O guia do estande (ou stand) para eventos

Estandes para eventos costumam gerar diversas dúvidas entre organizadores e patrocinadores.

Desde a ortografia (afinal, o certo é estande ou stand para eventos?) ao formato ideal.

Isso porque é necessário construir uma vitrine atrativa para a sua marca em um pequeno espaço. Já imaginou como é difícil montar um stand inovador nessas condições?

Neste artigo, a arquiteta Gizela Shultts, responsável por desenvolver stands em grandes eventos como a Bienal do Livro, traz dicas práticas e ideias diferentes para aplicar no seu evento.

Além disso, te ensino a criar stands do zero. Saiba mais sobre:

Estande ou stand não há diferença! A grafia só muda porque no primeiro caso é em português e o segundo caso, em inglês.

Sendo assim, o estande é um espaço destinado para a exibição de um parceiro ou patrocinador em um evento.

Eles funcionam quase como uma pequena loja e são bastante comuns em congressos, exposições ou feiras. Ou seja, eventos que promovem grande circulação de participantes.

Isso porque o principal objetivo do stand é apresentar e aproximar marcas e produtos dos seus potenciais clientes.

Segundo a arquiteta Gizela Shultts,

“Esses espaços são, muitas vezes, o primeiro contato do consumidor com a marca e o que ela deseja transmitir, algo que chamamos de branding” Gizela Shultts, Arquitetura de eventos

Por isso, os stands buscam proporcionar uma experiência diferenciada para seus visitantes.

Comumente, utilizam estratégias de atração, ofertas exclusivas, venda de edições limitadas e outras ações que demonstram qualidade, segurança e prestígio da marca.

Principais benefícios dos estandes para eventos

  • Aumenta a interatividade do evento a partir da atração e oferta de benefícios para participantes;
  • Amplia as possibilidades oferecidas em cotas de patrocínio;
  • Gera mais visibilidade para parceiros e patrocinadores;
  • Aumenta a credibilidade do evento;
  • Diversifica a experiência do participante no evento.

Por exemplo, o Mangue.bit, evento realizado na Even3, ofereceu espaços únicos para cada patrocinador do evento, contando com lounge, áreas de interação e designs próprios.

Isso aumentou a liberdade dos patrocinadores e gerou ações mais atrativas para os participantes.

Esses espaços criaram tantas oportunidades no evento que passaram a atrair participantes interessados em fazer parte do que estava sendo oferecido.

Dessa maneira, o Mangue.bit conseguiu atingir alguns marcos de sucesso como:

Infográfico: resultados do Mangue.bit

Ao planejar eventos com estandes, como congressos e feiras, os organizadores devem seguir algumas dicas para garantir o sucesso do evento.

Gizela Shultts listou dois itens essenciais. São eles:

Ofereça espaços adaptáveis

“Para a melhor distribuição do espaço, é interessante que o organizador venda opções que possam ser adaptadas de acordo com a necessidade do investidor.

Por exemplo, você pode disponibilizar espaços com padrões definidos de 2m x 3m. Mas se o patrocinador desejar mais área, o estande pode ser expandido para 2m x 6m ou 4m x 3m.” Gizela Shultts, arquiteta de eventos

Disponibilize a planta dos estandes

É importante disponibilizar a planta do evento e do espaço individual de cada stand.

Sendo assim, forneça imagens, dados sobre o local e as possibilidades para as marcas.

Exemplo de planta para estandes em evento
Exemplo de planta de evento com espaços para stands

Lembre-se de apontar os pontos elétricos próximos e corredores que facilitam o fluxo de pessoas.

Além disso, é de extrema importância fornecer uma normativa de conduta constando tudo que será disponibilizado pela organização do evento e o que deve ser responsabilidade da marca.

1. Faça um estudo do seu público e seus objetivos

Primeiramente, a definição de todo seu stand vai passar pelos objetivos do evento e, óbvio, o que atrai seu público.

Por isso, antes de começar a planejar, defina quais são seus objetivos. Por exemplo, você quer aumentar a visibilidade? Conquistar leads? Lançar um novo produto?

Além disso, seus objetivos fazem sentido diante do público do evento?

Compreenda também o perfil dos participantes, preferências e necessidades.

Isso vai impactar todo o design do stand, mensagens e até abordagem dos representantes da marca.

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2. Escolha um modelo de stand

O primeiro passo para criar um estande é escolher o modelo do espaço.

Isso porque os eventos podem oferecer oportunidades diferentes para os expositores personalizarem.

E conhecê-los é essencial tanto para organizadores, como para quem vai expor.

Os tamanhos dos formatos podem mudar, mas comumente há os seguintes modelos:

Básico

Características:

  • Estrutura simples, geralmente composta por forração de carpete e paredes modulares. Ou seja, painéis e perfis de alumínio;
  • Pouca possibilidade de personalização em termos de design e branding.
  • Ideal para empresas com orçamentos limitados ou que estão participando de um evento pela primeira vez.

Vantagens:

  • Baixo custo;
  • Fácil de montar e desmontar;
  • Adequado para pequenas empresas ou startups que desejam testar a participação em eventos;
  • Por ser pequena, pode ser um bom recursos para manter o foco dos visitantes na apresentação restrita do produto.

Especial

Características:

  • São construídos de materiais mais elaborados, como madeira, fórmica, PVC…
  • Possuem elementos extras como vitrines, balcões, estantes e bancadas;
  • Permitem a personalização completa;
  • Normalmente são opções mais caras.

Vantagens:

  • Oferecem mais possibilidades de personalização e permite a criação de diferentes ambientes;
  • É possível criar estruturas mais complexas e interativas;
  • Aumenta as possibilidades para exibição de marca e fortalecimento do branding. 

Misto

Características:

  • Combinação de elementos modulares e personalizados;
  • Maior flexibilidade no layout e design;
  • Custo mais acessível. Ideal para empresas que desejam um stand personalizado sem o custo total de um stand completamente customizado.

Vantagens:

  • Combina o melhor do estande básico com algumas vantagens do especial;
  • Permite destacar produtos ou serviços específicos de forma diferente;
  • Possui um ótimo custo-benefício.

Cenográfico

Características:

  • Altamente personalizado e tematizado;
  • Normalmente possui valores flutuantes;
  • Design criativo e detalhado que pode incluir elementos cenográficos, iluminação avançada, áudio e vídeo;
  • Transforma o espaço em uma experiência imersiva.

Vantagens:

  • Grande impacto visual e atração de visitantes;
  • Cria uma experiência memorável para os participantes;
  • Ideal para lançamentos de produtos, campanhas de marketing e grandes marcas.

3. Selecione um bom local

Além do formato, provavelmente você também poderá escolher onde seu estande vai ficar.

Se possível, evite o final da área de exposição.

Para chamar mais atenção dos visitantes, escolha locais com um bom tráfego de pessoas. Por exemplo, as primeiras filas de feiras ou estandes próximos a corredores principais.

4. Prepare o design

Finalmente, é hora de organizar seu estande para chamar a atenção dos participantes do evento.

Nesse caso, é hora de preparar um projeto. A projetista Gizela Shultts recomenda que profissionais especializados em arquitetura de eventos sejam contratados para este fim.

“Os stands são como degustações da marca e tudo que tem nele precisa transmitir essa mensagem. Então, para que esse objetivo seja alcançado, é ideal contratar profissionais que saibam fazer isso.” Gizela Shultts, especialista em arquitetura de eventos

Além disso, a arquiteta aponta algumas dicas importantes para criar um bom projeto de estande, como:

Construa uma estrutura chamativa

Seu estande precisa se destacar entre os expositores. Por isso, a estrutura “deve despertar curiosidade de quem passa por ele, para que haja o interesse de entrar no espaço”, afirma Gizela.

Para tanto, você pode pensar em um espaço que crie conexão com o público-alvo.

Esteja alinhado com seus objetivos

Seu projeto vai variar de acordo com o objetivo da marca.

Por exemplo, se o intuito é fazer parcerias, deve haver espaço para reuniões ou apresentação da marca.

Por outro lado, se você desejar conquistar novos clientes, pode pensar em estruturas de ativação para capturar leads, entre outras estratégias.

Faça uma lista de ambientes essenciais para seu stand

A depender do objetivo da marca, seu estande vai necessitar de estruturas específicas.

“Talvez você precise de espaços para debates, estoque para armazenamento de produtos, caixas para vendas, balcões de atendimento… esses fatores devem ser mapeados, pois vão definir a organização espacial do ambiente.” Gizela Shultts
Exemplo de stand para evento
Exemplo de planta de stand. Projeto de Gizela Shultts

1. Posicione bem a sua marca

Posicione sua logomarca de forma assertiva e chamativa no espaço. Assim, os participantes vão fixar seu nome na mente e também terão um entendimento mais rápido do conteúdo disponibilizado” Gizela Shultts

2. Ilumine o espaço da forma certa

O projeto de iluminação do ambiente faz toda a diferença para o destaque e recepção do espaço. Lembre-se de incluir luzes no seu projeto de stand para dar mais atenção focada aos produtos.” Gizela Shultts

3. Crie ambientes instagramáveis

Atualmente, os ambientes instagramáveis têm se tornado uma tendência no mercado.

Eles são áreas criativas disponíveis para fotografia gratuita e costumam fazer muito sucesso nas redes sociais.

“Quando posicionados e ativados de forma estratégica, esses ambientes são bastante convidativos e geram muito engajamento. Como a marca normalmente está bem visível, eles agem como uma publicidade virtual espontânea através da publicação de fotos nesse cenário.” Gizela Shultts
Exemplo de stand para evento
Exemplo de stand instagramável em evento. Projeto de Gizela Shultts.

4. Inspire-se com grandes marcas

Assim como fizeram surgir os ambientes instagramáveis, as grandes marcas ditam tendências e trazem ideias interessantes para stands.

Mesmo que você não consiga reproduzir as propostas, é importante estar por dentro dos projetos mais atuais.

Afinal, é assim que conhecemos as novidades antes de todo mundo. Como aconteceu nas ativações de marca.

Por isso, vale a pena observar grandes eventos, como feiras da sua área. Além de buscar as ações de marcas como bancos, Netflix, Globo, Coca-Cola, Sebrae

Normalmente, essas empresas trazem projetos diferenciados e disruptivos.

5. Aposte em estandes virtuais

Outra novidade no mercado é a possibilidade de criar um estande virtual.

Essa tecnologia transforma a alta rotatividade de pessoas nos eventos online em uma oportunidade única para patrocinadores.

-> Veja mais: 5 dicas de patrocínio online para o seu evento

Na prática, o estande virtual é uma versão online da vitrine proposta pelo presencial. No entanto, cada evento terá sua forma de mostrar os expositores.

Por exemplo, na Even3 você pode criar um hall virtual. Assim, seu participante terá acesso a um mapa do evento e estruturas atrativas de estandes.

Exemplo de hall virtual 2D na Even3
Exemplo de hall virtual 2D na Even3

Quando visitados, esses estandes exibem o conteúdo escolhido pelo patrocinador. Os formatos podem ser customizados com as melhores informações sobre o produto, seja em vídeo, texto ou imagem.

6. Reforce seu branding no design do estande

Por fim, lembre-se que a mensagem que você quer passar será reforçada por outros fatores, como a cor do seu stand.

De acordo com Gizela,

“É muito importante transmitir os valores da marca por meio da organização do espaço, paleta de cores, materiais e texturas. Por vezes, também é interessante incluir experiências mais interativas com o público, como sorteios, entrega de brindes etc”

Essas ações fazem parte do branding da sua marca e é por ele que toda a estética do estande começa.

Mas se você não tem um branding forte ou não sabe o que isso significa, temos um material para te ajudar!

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