Feira: imagem de destaque

O que é uma feira? Aprenda a organizar este evento de negócios

Em 2019, uma pesquisa da Bizzabo, realizada com lideranças empresariais, apontou que 85% dos líderes acreditavam que eventos são essenciais para o sucesso da empresa.

Então, já dá para imaginar a quantidade de eventos empresariais que existem por aí, não é?

Inclusive, eles possuem vários formatos e, entre os mais famosos, está a feira.

Embora ela não seja exclusiva do mundo empresarial, é lá que ela ganha mais destaque e pode ser adaptada para outros objetivos.

Por isso, resolvi te explicar tudo sobre este mundo! Saiba mais:

Você já deve ter ido para uma feira, não é?

Seja uma feira de negócios ou as famosas feiras de alimentos, elas possuem algo em comum: a exposição de muitos produtos para inúmeras pessoas.

E normalmente há um padrão. As feiras acontecem em locais amplos, contam com stands, diversos expositores e prezam pela visibilidade.

Assim, além dos visitantes, há a possibilidade de conhecer fornecedores e parceiros, sendo um ambiente rico para o networking.

Por esse motivo, esse tipo de evento normalmente consegue impactar muitas pessoas em poucos dias.

Para isto, as feiras são realizadas em grandes espaços, como pátios e parques de exposições

Ainda, podem contar com diferenciais na sua programação, como bate-papos, recepções, salas de convivência, treinamentos e muito mais.

  • Maior visibilidade;
  • Mais diverso e atrativo para o público;
  • Aumento do número de vendas;
  • Networking com parceiros e fornecedores;
  • Apoio à economia local e de segmentos específicos.

Feira de negócios

Para começar, já falamos da queridinha do mundo empresarial: a feira de negócios.

Ela é a mais popular, pois acontece com frequência para expor novidades do mercado, atrair o público para conhecer determinado segmento e unir diferentes empresas em uma exposição de produtos.

Provavelmente você já viu alguns exemplos desse evento, como exposição de carros ou as famosas bienais do livro.

-> Conheça mais tipos de eventos corporativos.

Nesse caso, as empresas e profissionais expositores são atraídos para a feira com o intuito de gerar mais vendas e conquistar clientes.

Portanto, o evento acaba sendo estratégico para aquecer o comércio, já que promove a circulação de dinheiro tanto para os organizadores, como expositores.

Feiras locais

Falando em aquecer um segmento, já pensou em se unir com outros profissionais da mesma área e localidade que você?

Pode ser tanto no seu bairro, a nível municipal, nacional ou até mesmo internacional. Seja qual for a abrangência, vai valer a pena!

Essa é a estratégia das feiras locais, organizadas, quase sempre, para movimentar a economia local.

Afinal, são nessas feiras que ocorre a união de comércios e empreendedores, atraindo o público com uma programação mais diversa e, consequentemente, gerando resultados maiores para todos os envolvidos.

Nesse caso, as feiras locais podem variar de porte e abrangência, mas sempre relaciona os expositores com a temática do evento!

Feira cultural

Outra forma de feira bastante famosa e atrativa nas cidades é a feira cultural.

Nesse caso, assim como os outros tipos de feira, ela possui a mesma finalidade de visibilidade e, muitas vezes, lucratividade.

No entanto, o objetivo central da feira, como o nome já diz, é divulgar a cultura.

Por isso, é comum que ela divulgue as expressões artísticas de uma região, aproxime o público da história das obras e crie um ambiente de imersão cultural e aprendizado.

Feira de profissões

Finalmente, outro tipo de feira bastante popular é a feira de profissões.

Nesse caso, ela pode ser encarada como um tipo de feira com um objetivo social, pois visa oferecer algum serviço aos participantes, como formações, consultorias ou inserir no ambiente acadêmico.

Normalmente, esse tipo de evento é realizado por uma instituição de ensino e é voltado para estudantes.

Como costuma atrair um público universitário, a feira de profissões é um espaço rico para criar networking, buscar talentos, formar profissionais e até mesmo oferecer produtos voltados para o público.

1. Estude o mercado

Como eu te disse, feiras são importantes para expor novidades do mercado.

Nesse caso, é essencial que seu evento esteja atualizado e chame atenção dentro do segmento ao qual ele pertence.

Para isto, você precisa estudar! Então, procure saber:

  • Quais são os assuntos mais atuais no mercado;
  • O que o público tem procurado e como chamar sua atenção;
  • Quais feiras têm acontecido na área, quantas pessoas compareceram, quem expôs etc;
  • Quais são as soluções tecnológicas utilizadas nas feiras e como você pode usá-las ao seu favor.

Assim, a comissão de organização pode se inspirar nas informações obtidas e criar um evento mais atrativo.

2. Divulgue o seu evento

Agora, do que adianta ter um evento super atrativo se você não sabe atrair pessoas?

Para uma feira, a divulgação é essencial! Isso porque você dependerá da divulgação para receber as propostas de expositores e informar ao público tudo que estará sendo exposto.

-> Veja também: Redes sociais para eventos: por que são tão importantes?

Como é um evento grande e com diversos profissionais, talvez sua feira se torne organicamente mais conhecida.

Então, você pode aproveitar essa oportunidade de marketing orgânico e aprimorá-la com outras estratégias de marketing, como:

3. Escolha o local certo

Por fim, mas não menos importante, o local é essencial para a realização da sua feira, pois é ele que vai chamar a atenção dos participantes e fazê-los ficar.

Por isso, busque um espaço amplo, bem estruturado e acessível. É ideal que todos os expositores estejam bem visíveis e os estandes chamem a atenção com o seu mostruário.

Você pode:

  • Criar mapas do evento;
  • Investir em espaços de convivência, alimentação e descanso;
  • Utilizar luzes e decoração para criar uma ambientação.

Nesse caso, o esforço deve partir tanto da organização, como dos expositores. Portanto, talvez seja interessante criar regras para estabelecer os direitos e deveres nessa relação.

Ainda, como as feiras envolvem um grande público, é necessário que você busque um espaço seguro com extintores e saídas de emergência.

Inove na escolha do local: utilize a tecnologia ao seu favor

Agora, lembra que eu disse que você deve se inspirar e trazer as soluções tecnológicas para o seu evento?

Então, na hora de pensar na sua feira, a tecnologia deve estar ao seu favor para criar um evento ainda mais atrativo e até mais abrangente com as soluções híbridas ou online.

Por exemplo, você pode contar com as ferramentas da Even3 de hall virtual e stands online

Assim, até os participantes remotos podem acessar o conteúdo da sua feira e conhecer os expositores, além de ver um mapa do evento.

Exemplo de hall virtual 2D na Even3
Exemplo de hall virtual 2D na Even3

Ainda, com uma plataforma de eventos como a Even3, você pode garantir a venda segura de ingressos online, comunicação constante com os participantes, app para evento, site único e muito mais!

Conheça as soluções para a sua feira de negócios. Crie um evento gratuitamente:

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