Feira: imagem de destaque

O que é uma feira? Aprenda a organizar este evento de negócios

Em 2019, uma pesquisa da Bizzabo revelou que 85% dos líderes empresariais consideram os eventos essenciais para o sucesso das suas empresas.

Entre tantos formatos possíveis, um modelo se destaca quando o assunto é gerar visibilidade, conexões e oportunidades de negócios: a feira.

Muito além das tradicionais feiras livres, esses eventos podem assumir diferentes formatos — desde uma exposição cultural até um grande encontro empresarial.

Neste conteúdo, você vai ver:

Se você já foi a uma feira livre ou a um evento de negócios com estandes e expositores, sabe como esse formato pode ser impactante.

Uma feira é, basicamente, um evento de exposição. Nela produtos, serviços ou ideias são apresentados ao público em um espaço amplo, geralmente dividido em stands ou áreas temáticas.

O principal objetivo é conectar expositores e visitantes, criando um ambiente de troca, networking e até fechamento de negócios.

Esses eventos costumam acontecer em locais como:

  • Centros de convenções;
  • Parques de exposições;
  • Espaços públicos adaptados.

E para deixar tudo mais atrativo, a programação pode incluir palestras, workshops, premiações e muito mais.

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Por exemplo, o Mara Cakes Fair 2024, organizado na Even3, reuniu mais de 13.300 pessoas para visitar estandes, participar de aulas e concorrer a prêmios para os maiores confeiteiros do Brasil.

Feira na Even3: Mara Cakes Fair 2024
Credenciamento da Mara Cakes Fair 2024, feito através da Even3

Confira alguns benefícios que esse formato oferece para expositores, organizadores e visitantes:

  • Alta visibilidade de marcas e produtos;
  • Ambiente dinâmico e atrativo para diferentes perfis de público;
  • Geração de vendas e novas oportunidades de negócio;
  • Acesso facilitado a parceiros e fornecedores;
  • Fomento à economia local e a nichos específicos do mercado.

planilha obrigatória para eventos

A seguir, veja os principais modelos de feiras que podem ser organizados — cada um com seus objetivos, públicos e particularidades:

Feira de negócios

Esse é o tipo de feira mais tradicional no meio corporativo.

Nela, empresas se reúnem para apresentar novidades do setor, lançar produtos e fazer conexões estratégicas.

Inclusive, muitas empresas e profissionais são atraídos para a feira de negócios com o intuito de gerar mais vendas e conquistar clientes.

Por isso, esse tipo de evento acaba sendo estratégico para o mercado. E quem o organiza consegue se destacar como referência no setor.

É comum encontrar nesses eventos:

  • Estandes bem elaborados com mostruários;
  • Rodadas de negócios;
  • Apresentações e demonstrações ao vivo.

Feiras automobilísticas, de tecnologia e bienais do livro são alguns exemplos desse formato.

-> Veja mais: aprenda a fazer uma feira de negócios internacional com o exemplo do ASISPY’23

Feira local

Organizadas por comunidades ou municípios, as feiras locais reúnem pequenos negócios e produtores da região para incentivar o consumo local.

Elas podem acontecer em bairros, cidades ou até regiões inteiras, e valorizam:

  • Gastronomia típica;
  • Artesanato e produção cultural;
  • Pequenos empreendedores;
  • Economia criativa.

Normalmente organizadas em espaços abertos, é comum que essas feiras não coletem inscrições. No entanto, elas devem ter chamadas abertas e acessíveis para expositores.

Uma boa ideia é utilizar uma plataforma de eventos, como a Even3, para viabilizar a abertura dos editais, inscrições online, compra de estandes e até captura de leads.

Feira cultural

Com foco em expressões artísticas e tradições, esse tipo de feira proporciona experiências imersivas e educativas.

A programação pode incluir:

  • Apresentações musicais;
  • Exposições de arte;
  • Venda de livros, discos e artesanato.

Além de divulgar a cultura local, esses eventos geram engajamento e movimentam a cidade.

Feira de profissões

Finalmente, outro tipo de feira bastante popular é a feira de profissões.

Muito comum em instituições de ensino, esse modelo tem foco educacional e profissional. A ideia é apresentar diferentes carreiras e oportunidades para estudantes em fase de decisão.

Por isso, esses espaços costumam estar cheios de jovens talentos e gerar bastante networking.

As feiras de profissões são oportunidades incríveis para prospectar futuros estudantes ou oferecer atividades extracurriculares, como cursos e workshops.

Certamente há muitos patrocinadores da área de educação de olho em eventos como esse!

1. Pesquise o mercado

Como eu te disse, feiras são importantes para expor novidades do mercado.

Nesse caso, é essencial que seu evento esteja atualizado e chame atenção dentro do segmento ao qual ele pertence.

Para isto, você precisa estudar! Então, procure saber:

  • Quais são os assuntos mais atuais no mercado;
  • O que o público tem procurado e como chamar sua atenção;
  • Quais feiras têm acontecido na área, quantas pessoas compareceram, quem expôs etc;
  • Há tecnologias ou formatos inovadores que você pode aplicar?

Assim, a comissão de organização pode se inspirar nas informações obtidas e criar um evento mais atrativo.

2. Divulgue o seu evento

Agora, do que adianta ter um evento super interessante se você não sabe atrair pessoas certas?

Para uma feira, a divulgação é essencial! Isso porque você dependerá dela para receber as propostas de expositores e informar ao público tudo que estará sendo exposto.

-> Veja também: Redes sociais para eventos: por que são tão importantes?

Como é um evento grande e com diversos profissionais, talvez sua feira se torne organicamente mais conhecida.

Então, você pode aproveitar essa oportunidade de marketing orgânico e aprimorá-la com outras estratégias de marketing, como:

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3. Escolha o local ideal

O espaço escolhido precisa comportar bem os expositores, o público e toda a estrutura da feira.

Então, procure locais com:

  • Fácil acesso e boa infraestrutura;
  • Possibilidade de divisão do local por áreas ou segmentos;
  • Com espaços para alimentação, descanso e convivência.

Dê atenção aos estandes: eles devem ser bem localizados, com boa visibilidade e conforto para os expositores.

“Esses espaços são, muitas vezes, o primeiro contato do consumidor com a marca e o que ela deseja transmitir, algo que chamamos de branding” Gizela Shultts, Arquitetura de eventos

Segundo a arquiteta de eventos Gizela Shultts, dois pontos são essenciais para quem organiza feiras com stands:

  • Espaços adaptáveis: ofereça metragens padronizadas (como 2m x 3m), mas com possibilidade de expansão para patrocinadores ou marcas com mais demanda. Assim, é possível personalizar a experiência e valorizar o investimento do expositor;
  • Planta detalhada do evento: envie imagens do local, destaque os pontos de energia e os corredores com maior circulação. Isso facilita o planejamento dos expositores e garante melhor aproveitamento do espaço.

Além disso, disponibilize uma normativa clara com o que será fornecido pela organização e o que é responsabilidade das marcas. Isso evita dúvidas e garante uma participação mais profissional no evento.

-> Veja também: conheça a opção de estande online

4. Conecte expositores aos participantes

Um dos principais objetivos de quem participa de uma feira, seja como expositor ou visitante, é criar conexões relevantes.

Por isso, vá além da montagem de estandes: crie oportunidades reais de interação entre marcas e público.

Você pode:

  • Oferecer funcionalidades em um aplicativo do evento, como mapa de expositores;
  • Promover rodadas de negócios, sorteios ou ativações nas redes sociais;
  • Disponibilizar espaços interativos nos estandes, com demonstrações ao vivo, brindes ou QR Codes para catálogos digitais;
  • Utilizar tecnologia para conectar o participante certo ao expositor certo — como o envio de recomendações personalizadas por e-mail ou notificação.

 

Esse tipo de interação aproxima o visitante da marca, aumenta a permanência no evento e fortalece o relacionamento com o público-alvo.

Além disso, melhora a experiência geral da feira e aumenta as chances de conversão para os expositores. Então, lembre-se de citar essas oportunidades na sua projeto de patrocínio!

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Use a tecnologia como aliada na sua feira

Finalmente, quer conhecer as mais novas tecnologias para feiras?

Então saiba que elas nem sequer precisam acontecer no formato presencial! Isso mesmo, com o apoio de uma plataforma de eventos como a Even3, é possível:

  • Oferecer stands virtuais;
  • Criar um hall de exposição online;
  • Transmitir palestras ao vivo ou gravadas;
  • Vender ingressos e fazer check-in digital;
  • Manter o público engajado com app, notificações e conteúdos exclusivos.
Exemplo de hall virtual 2D na Even3
Exemplo de hall virtual 2D na Even3

Além disso, a plataforma da Even3 oferece suporte especializado para todos os portes e formatos de feiras.

Aproveite para criar um site de evento gratuitamente, gerir inscrições com segurança, integrar expositores ao público, criar um app para o seu evento e muito mais. Conheça a Even3 para feiras:

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